*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 20 de agosto de 2011

SESSÃO NOSTALGIA – Edi Corrêa Leite, memórias de um ex-coordenador do concurso Miss Sorocaba


Daslan Melo Lima

PRÓLOGO

          Edi Corrêa Leite, paulista de Sorocaba, leitor assíduo de PASSARELA CULTURAL e fã incondicional da  nossa secção SESSÃO NOSTALGIA, nascido em um  26  de maio, apaixonou-se por concursos de Misses na época em que os mesmos ainda eram patrocinados pelos Diarios e Emissoras Associados. Ex-coordenador do concurso Miss Sorocaba, Edi trabalha atualmente como Auxiliar Administrativo na Rádio Cacique de Sorocaba. Também é produtor do programa Show da Cidade, levado ao ar de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 12:00 horas, pela Cacique AM. Realiza esporadicamente um Show de Talentos para quem gosta de cantar, com jurados, prêmios, bailarinas e show, numa casa de espetáculos de Sorocaba. Em PASSARELA CULTURAL desta semana, Edi fala com exclusividade da sua grande  paixão.  

EDI CORRÊA LEITE E AS MISSES ELEITAS SOB SUA COORDENAÇÃO

Oito lindas jovens forem eleitas Miss Sorocaba em concursos inesquecíveis coordenados por Edi Corrêa Leite.

Edi e a Miss Sorocaba 1992, Flávia Cristiane Machado, eleita Miss São Paulo e  4ª colocada no Miss Brasil 1992.
 ..... 
 
Edi e a Miss Sorocaba 1993, Erika de Oliveira Albiero, eleita Miss São Paulo-Mundo,  vice- Miss Mundo Brasil 1993.
 .....
Edi e Miss Sorocaba 1996, Vivian Lara Waldemarin, semifinalista no Miss Paulo 1996.
.....
 Miss Sorocaba 1997,  Juliana Corrêa, eleita Miss Imprensa 1997.
.....
Miss Sorocaba 1998,  Daniela Franzine, semifinalista no Miss São Paulo 1998.
 .....
Edi e a Miss Sorocaba 1999,  Luana Penafiel, eleita Miss São Paulo 1999.
O desfile triunfal de Luana Penafiel pelas ruas principais de Sorocaba.
.....
 
Edi e a Miss Sorocaba 2001,  Vanessa Cantor, semifinalista  no Miss São Paulo 2001.
 .....
 
 Edi e a Miss Sorocaba 2003,  Bianca Landulpho, semifinalista  no Miss São Paulo 2003.
..... 


EDI CORRÊA LEITE E SUAS MISSES INESQUECÍVEIS
 
PASSARELA CULTURAL: Qual é a sua Miss Sorocaba inesquecível?
EDI CORRÊA LEITE
: Todas foram muito importantes para mim. Todas marcaram essa história. Eu devo muito a todas elas pela participação. Sem elas não existiria o concurso, nem as manchetes nos jornais e as animadas carreatas pelas principais ruas e avenidas da cidade que ficaram marcadas na minha vida.
PC :
Quem é sua Miss São Paulo inesquecível?
ECL:
Admiro e tenho carinho por muitas delas, mas a que me deu muita alegria, satisfação e orgulho pessoal foi a Flávia Machado, em 1992, eleita no primeiro concurso que realizei. A sua vitória foi espetacular na minha vida!
PC:
Quem são suas Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo Brasil e Miss Mundo inesquecíveis?
ECL:
Miss Brasil 1977, Cássia Janys, pessoa muito querida e bela;  Miss Universo 1978, Margaret Gardiner , da África do Sul,  literalmente belíssima!; Miss Mundo Brasil 1984, Adriana Alves de Oliveira (a conheci e fiquei impressionado pela sua altura e elegância); Miss Mundo, não tenho preferida.
PC :
Qual a Miss Sorocaba mais injustiçada do  Miss São Paulo?
ECL:
Foi a Juliana Corrêa, em 1997. Ela se destacou sendo eleita Miss Imprensa e aparecendo nas chamadas do programa Fantástico em relação ao evento. Não ficou entre as semifinalistas. Atualmente está mais linda do que nunca!
PC:
Qual a Miss São Paulo mais injustiçada na história do Miss Brasil?
ECL:
A Miss Sorocaba 1978, Ana Lúcia Alves Neto, uma loura alta, de belo corpo e muito simpática que merecia uma classificação melhor.
PC:
Qual a Miss São Paulo que teria sido uma ótima Miss Universo?
ECL:
Sandra Mara Ferreira, Miss Sorocaba, Miss São Paulo e Miss Brasil 1973. Sandra Mara tinha tudo para ser a Miss Universo daquele ano. Mulher culta, inteligente, dona de um porte invejável. Tinha a classe de uma Miss Brasil. Sandra Mara nasceu para ser uma Miss Universo!
  
EPÍLOGO

               No último 13 de agosto, Edi lançou seu blog, o Miss Sorocaba http://edicorrea.blogspot.com/ . Ele diz: “O blog é um bebê ainda. Aos poucos vou colocando algumas fotos...”
               Quando perguntei ao Edi qual a diferença maior entre os concursos do passado e os de hoje, do alto de sua experiência não hesitou em dar a seguinte resposta:
         “Daslan, a diferença é muito grande em todos os sentidos. Desde a expectativa do povo brasileiro em relação ao dia do concurso quanto ao anúncio da vencedora, que não tem emoção nenhuma. É tudo muito frio! Paulo Max foi o grande mestre nisso. Ele tinha uma diplomacia fora do comum para apresentar um certame como o Miss Brasil. Ele fazia o público ficar na expectativa, na emoção. Assim que ele anunciava a Miss Brasil a emoção tomava conta. Existia um charme muito grande quando a Miss do ano anterior  coroava a sua sucessora. Acabou tudo isso!  Transformou-se numa confusão a coroação. É ótimo que a Rede Bandeirantes de Televisão transmita o concurso Miss Brasil, isso é fundamental para o certame, mas faltam pessoas que entendam do concurso, que saibam o que foi esse concurso, o qual   tive a honra de estar presente desde a época dos Diários Associados.”
*****

2 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Muciolo Ferreira
>>>>>>>>>>

Daslan,

que bela, sensível e inteligente matéria produzida com o cidadão de Sorocaba, Edi Corrêa Leite.

Só mesmo um especialista teria a sensibilidade e o olhar crítico de comparar os concursos promovidos na época de ouro dos Diários e Emissoras Associados com os arremedos e pseudoconcursos em que foram transformados o atual formato do Miss Brasil-Universo.

Sábias pelavras sobre o antológico Paulo Max e a Miss Brasil de 1973, Sandra Mara Ferreira, que parecia uma deusa grega flutuando no anfiteatro do Olimpo, na capital grega. Concordo em tudo o que ele disse sobre essas duas personalidades.

Até hoje não digeri a derrota da Sandra Mara Ferreira e nem a de Adriana Alves de Oliveira, por mais que essa última não estivesse "preparada", como costumam justificar sua derrota os "missólogos" do voy forum azul.

Parabéns ao editor do Passarela Cultural pela matéria trazendo a público o depoimento do Edi Corrêa Leite que acabo de conhecer pelo blog e já passei a admirá-lo.

Um boa semana a todos os leitores.

Muciolo Ferreira - jornalista do Recife

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Edi Corrêa Leite
>>>>>>>>>>

Meu queridíssimo Daslan,

Nossa!!!! que presentão você me deu!
Que coisa mais linda!
Está tudo certíssimo!

Agora eu vou divulgar o seu Blog aos meus amigos para ler a sua matéria tão bonita.

Você me deu uma alegria imensa neste final de domingo. Esta minha semana já está com um sabor especial, tudo pelo presente tão maravilhoso que você me deu!

Eu nem sei como agradecer e retribuir a você por essa matéria tão bonita!
Só peço a Deus que te abençõe e coloque pessoas muito especiais ao seu lado e que todos os seus desejos sejam realizados! Pois você é uma pessoa muito boa e dono de uma alma generosa!

Muitíssimo obrigado pelo seu carinho!
Seu amigo de Sorocaba,
Edi Corrêa Leite

>>>>>>>>>>