*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 17 de setembro de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

                                                     MAHATMA COSTA 

          Timbaúba (PE) - Giordano Mahatma Rosendo Costa, ou simplesmente Mahatma Costa, o grande vencedor da etapa nacional do 5º Festival Internacional Roland de Acordeon, está se preparando para representar o Brasil na  etapa mundial, a  Copa do Mundo de Acordeonistas, que vai acontecer na China. 
        Mahatma  Costa tem 28 anos de idade e começou a tocar sanfona aos 17. Ele toca de tudo: forró, valsa, frevo... Antes da China, irá disputar o Campeonato Mundial de Acordeon Digital, em Roma, na Itália, onde tocará ópera. Tranquilo, simpático e humilde, Mahatma declara: “Eu vou para lá tentar mostrar o que o Brasil tem. Essa essência, esse sentimento da música, esse suingue que só o Brasil tem. Se eu ganhar, graças a Deus. Se não ganhar, vou ser um vitorioso porque estou mostrando a minha música para o resto do mundo”.


 *****
BUMBA MEU BOI TIMBAÚBA

          A dança folclórica do bumba meu boi é um dos traços marcantes na cultura brasileira, principalmente na região nordeste. Surgiu como forma de crítica à situação social  dos negros e índios. Timbaúba também tem o seu bumba meu boi, um espetáculo que encanta ao som da toada Boi Boi Boi o teu nome é alegria desce a ladeira e dança na folia, composição de Artur de Moura Apolinário, o  Dr. Mourinha . 

 
               Recentemente, um evento reuniu batuqueiros de diversos bois carnavalescos dos três morros da cidade: Abolição (Alto do Cruzeiro), República (Alto Santa Terezinha) e Independência (Alto da Independência).  O Bumba meu boi Timbaúba é uma criação do professor e carnavalesco, José da Silva Ramos (Zé da Silva) e envolve, alem do boi, diversos personagens: Porta bandeira, Mateus e Catirina,vaqueiros , boiadeiros, toureiros, damas espanholas, burricas, índios, etc.
              A criação foi materializada pela Secretaria de Desenvolvimento de Políticas Sociais, em parceria com o Departamento de Cultura, através do Programa Mundo  Alto, Resgatando a Cidadania, por ocasião do evento Folclorizando Social 2011, realizado no dia 26 de agosto, no Centro Administrativo Social. Logo em seguida, o Bumba Meu Boi Timbaúba apresentou-se na II Feira de Empreendedorismo da Mata Norte, promovida  pela Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar.

***** 
CURSO DE SAÚDE INTEGRAL ENSINA BIODANZA
                        

           A Secretaria de Desenvolvimento de Políticas  Sociais,  em parceria com a Ação DARMATA, proporcionaram  aos beneficiários do Programa de Desenvolvimento Sócio Rural- TERRA NOSSA mais uma aula do Curso de Saúde Integral e Ervas Medicinais. Na ocasião foram vivenciados conhecimentos teóricos e práticos sobre a BIODANZA,  a dança da vida, um sistema de autoconhecimento, de integração e crescimento. 
.....
 
          Através do afeto - afeto por si mesmo, pelas pessoas, pela vida e por tudo que cerca o indivíduo – a Biodanza possibilita o resgate da identidade: ser aquilo que se é, fazer o que se sonha, desenvolver os próprios potenciais. A música, o movimento e a emoção compõem esse sistema que leva o aluno a redescobrir o prazer de sentir e a capacidade de se expressar.   
          A Biodanza é orgânica, é afetiva, é um processo de descoberta do “eu”, do outro e do “eu” nos olhos do outro. Na última aula, os alunos  foram convidados a baixar as defesas, a abraçar e a dançar livremente, sem preconceitos.
         São propósitos da Biodanza: Tornar a vida mais rica, intensa, divertida e criativa; Resgatar a essência de cada um, sem culpa e sem medo; Aumentar a autoconfiança, a coragem e a alegria; Facilitar a integração dos sentimentos à ação e aos pensamentos; Desenvolver a capacidade de amar mais e melhor, para que as relações de afeto sejam vividas com riqueza e harmonia

 *****
 MEMÓRIA TIMBAUBENSE
          .....
          Um instante de um tempo que se foi. Eles eram jovens, bonitos, cantavam e encantavam. Quem são eles?
*****
DENEVAL MATOS, IN MEMORIAN

            Morreu no domingo, 11, Deneval Matos. Os versos abaixo, compostos por Djalma Almeida, evocam a personalidade  de um dos mais antigos e estimados balconistas farmacêuticos de Timbaúba.

Eu era um menino/um pré-adolescente/quando nosso destino/acabou unindo a gente/um rubro-negro chato/com alvirrubro doente.


Mesmo em silêncio/ensinou-me a profissão,/o futebol pelo rádio,/histórias da seleção,/nas tardes de domingo/quando juntos em plantão.


Louco pelo Náutico/seu timbu coroado/era sua eterna paixão/orgulho sempre lembrado:/-o hexa é um luxo,/nunca será alcançado.


Errando e acertando/em silêncio vivia/em meio à tribulação/em silêncio permanecia/mantendo sua postura/nunca se comprometia.


Uma coisa eu queria/com ele ter aprendido/a sempre silenciar/fazer meu grito contido/quando o muito falar/deixa a gente arrependido.


Profissional da saúde/a sua desprotegia/ser só sua a sua vida./em silencio dizia/

família e trabalho/era assim que vivia.


Pontual e honesto/sempre muito centrado/mestre durante anos/Foi na Farmácia Estado/pela sua experiência/foi bastante admirado.


Assim foi Deneval/nossa farmácia chora/estamos todos órfãos/só há lembranças agora/daquele que em silêncio/Nos disse: -Adeus, vou embora.

*****


3 comentários:

tranquelino disse...

Daslan,

Essa era a Kombi de meu irmão Toinho (in memorian) que tranportava o Conjunto Os Lideres. A foto foi tirada um pouco longe, dificultando a visualização. Com certeza esses rapazes são OS LIDERES.

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Ana Glória
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Daslan:
Esses jovens fizeram grande sucesso em Pernambuco. São OS LÍDERES.
A Kombi que transportava o conjunto para os eventos
foi o primeiro transporte entre TIMBAÚBA-PE e LIMOEIRINHO.
(Arquivo da Escola Municipal João Ferreira Lima).Diretor
Pedro Matias.

Essa Kombi foi um presente de papai para o meu irmão
Toinho Monteiro.Os jovens alegravam a turma jovem da região.
E tocavam até na Capital-RECIFE-PE.Clube Internacional.

Muito legal essa recordação.
Cordialmente,
Ana Gloria.

>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Daslan.
É sensacional poder te acesso a Passarela Cultural. Tenho por você uma grande admiração pelo trabalho que você realiza. Espero um dia te ver novamente e coversar bastante.

Abs.

Paulo Alexandre