*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 3 de setembro de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Edna Meneses, ex-Musa da Praça do Centenário, uma personagem de novela

EDNA MENESES, EX-MUSA DA PRAÇA DO CENTENÁRIO, 
UMA PERSONAGEM DE NOVELA

Daslan Melo Lima 


          Ela viveu momentos intensos e inesquecíveis, principalmente na vida familiar, com a sua casa na Praça do Centenário, em Timbaúba-PE, repleta de pessoas e vozes: os pais e dez irmãos. Hoje, tendo como companhia dezenas de fotos e dois cachorros, Beethoven e Bruce Lee, ela acredita que o seu coração está fechado para o amor, mas que a fé em DEUS a faz superar todas as dores.  “Tudo posso naquele que me fortalece”, afirma sorrindo.

Edna e a Praça do Centenário
               Edna Meneses da Silva, timbaubense, solteira, nasceu em 23/04/1959. Foi a oitava dos onze filhos do casal Manoel Vicente da Silva (Manezinho Enfermeiro) e Alaíde Meneses da Silva, todos com nomes iniciados na letra E: Edno, Edilene, Edinalva, Edimir, Edvaldo e Edval (gêmeos, já falecidos), Édson, Edna, Edla, Edmar e Edir. A meninada nasceu em casa, assistida pela inesquecível parteira D. Primitiva e pelo próprio Manezinho Enfermeiro, um dos profissionais da saúde mais respeitados e humanos da história de Timbaúba, falecido em 1991, aos 72 anos de idade. D. Alaíde morreu este ano, no dia 23 de maio, aos 87 anos.

Edna no jardim da mesma casa onde nasceu, cresceu e vive rodeada de recordações
        Formada em Crédito e Finanças (primeira turma da Escola Estadual Jornalista Jáder de Andrade), Edna viveu um curto período da sua vida em São Paulo, voltou para Timbaúba e trabalhou como auxiliar de escritório na empresa Albuquerque Pneus, até que renunciou a tudo para se dedicar exclusivamente aos cuidados da mãe. 

 Edna e um porta-retrato com a imagem dos seus amados pais

         Um livro: Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva <> Uma música: “Retratos e Canções” <> Um filme: “Dio Come Te Amo” <> Um cantor: Roberto Carlos <> Uma cantora: Roberta Miranda <> Um ator: Antônio Fagundes <> Uma atriz: Fernanda Montenegro <> Um programa de TV: “A Grande Família” <> Uma pessoa que é a cara de Timbaúba: Custódio <> Uma personalidade timbaubense que a história guardou: Dr. Milton Queiroz <> Uma personalidade timbaubense que a história vai guardar: Dr. Manoel Tito Ferraz <> Um ponto turístico de Timbaúba: O Morro da Abolição (Alto da Independência) <>  Um professor ou professora inesquecível: Miraci Tavares, minha professora de Português, atualmente residindo na Bahia <> Sua maior virtude: Honestidade <> Seu maior defeito: Tenho  pressão alta e às vezes sou explosiva <> Comida preferida: Macarronada <> Bebida preferida: Vinho Tinto <> Um frevo: Eu adorava as músicas de Getúlio Cavalcante, mas deixei o carnaval de lado depois que passei a frequentar uma igreja evangélica <> O que mais admira em uma pessoaHonestidade <> O que não suporta em uma pessoa: Covardia e falsidade <> Um político: Tancredo Neves <> Um dia para esquecer: 23/05/2011, quando minha Mãe morreu <> Um motivo de orgulho: Meus 12 sobrinhos e sobrinhas <> Passatempo predileto: Cuidar do jardim e navegar na Internet <> Se fosse eleita Presidente da República: Investiria tudo em saúde e educação

Nove dos onze filhos do casal Manezinho Enfermeiro-Alaíde Meneses. Edna é a menina da direita, nos braços da irmã Edilene.
Edna e suas dezenas de fotos, testemunhas de um tempo que se foi
        Edna Meneses não hesita em confessar: “Adoro esta casa cheia de histórias da minha família. Ela se encontra do mesmo jeito de quando eu era menina. Gosto daqui, a um passo da Praça do Centenário, onde alguém disse um dia que eu era a sua Musa. Tive um relacionamento com esse alguém que durou apenas um ano. Não deu certo. Amei mais do que fui amada. Sinto que não vivi a minha vida como deveria ter vivido, e que tudo poderia ter sido diferente, bem diferente, menos o amor incondicional que devotei aos meus pais, principalmente a minha mãe.” 

Edna e Beethoven
       Ninguém tem dúvida que Edna Meneses, a ex-Musa da Praça do Centenário, daria uma fascinante personagem de novela, por tudo aquilo que o destino lhe reservou. Isto faz parte da história de um povo, parte da memória timbaubense.

*****

8 comentários:

Anônimo disse...

Cada ser humano tem o seu destino. Tenho certeza que a consciência de Edna é leve. Casamento algum é sinônimo de felicidade.
Parabéns a Edna pelo carinho que dedicou aos seus pais, pricipalmente a sua mãe.

Maria - Paraíba

Anônimo disse...

Reportagem sensível e maravilhosa, exemplo perfeito de dedicaação filial.
Edna ainda vai ser muito feliz!!!!!!!!!

Amparo do Recife

Anônimo disse...

Linda Reportagem :)
Sucesso Edna!

beeijos

Juliana

Josafá de Freitas disse...

Aprendi bem pouco sobre os corações, mas o suficiente para afirmar que nem todos se afundam no desespero da busca insana da perfeição e da relatividade dessa tal felicidade. Conheci Edna, seus pais e sua família. Trabalhamos juntos em Albuquerque Pneus. Ela sempre foi essa paz em pessoa. Imagine hoje que tem um jardim somente para si. Beijo amiga. DE S.PAULO, Josafá de Freitas.

Anônimo disse...

>>>>>>>>>>
Daslan,

O pai de Edna, Sr. Manoelzinho Enfermeiro comprava toda semana no Moinho de meu pai 1/2 arroba de fubá (7,5 Kg), ele chegava em sua Lambreta. Ele era um homem com uma paciencia de deixar qualquer um impaciente.
Tranquelino Ferreira Monteiro, Recife-PE, 04/09/2011
>>>>>>>>>>

Que bom ver minha querida prima na net! Eu e minha mana Fátima acabamos de ver esta merecida homenagem a esta mulher que fez e que é parte da história da tão amada por mim, Timbaúba dos Mocós. Moro no RN - Nova Cruz- depois de ter morado em Itabaiana por 9 anos. Grande parte de meus parentes é pernanbucano de Ferreiros e Timbaúba. Minha irmã Fátima Primo - que neste momento tá do meu lado e que mora em Timbaúba - e minha irmã Marta em Ferreiros. Parabéns ao blog! Mando através deste espaço um forte a Edna e toda família grilo a qual dela também faço parte. Breve estarei pisando o chão desta cidade maravilhosa que amo tanto!
Ronaldo Glaydson, Nova Cruz-RN, 04/09/2011
>>>>>>>>>>

E isso ai Dinha voçe merece todas as homenagens do mundo voce e nota mil e Tibauba nota dez. sua cumadre Lea Jatoba.
Lea – 05/09/2011
>>>>>>>>>>

Parabéns Edna!
Que Deus continue te iluminando pois vc merece :)
beeijos
Juliana – 07/09/2011
>>>>>>>>>>

Dinha, tais arrasando muito. Tais podendo muito. Pra mim você não é a ex, será sempre A MUSA! da sua amiga, irmã e comadre Inez.
08/09/2011
>>>>>>>>>>

Nadilza disse...

Edna.
acompanhei parte de sua história e sei o quanto és um baluarte, não só da praça do centenário, mas dos que fazem parte da sua vida.
grata sempre por sua amizad.
Nadilza

lindalva disse...

Edna vc é abençoada.e merece todo elogio que te façam vc sempre foi meiga amiga e companheira nas horas dificeis um abraço prima.

Edno disse...

Edna,fiquei muito emocionado quando li esta reportagem no Blogger,pois atualizou o tempo em que vivemos em família.
Grato
Seu irmão Edno(Edinho)