*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SESSÃO NOSTALGIA - CAFÉ DA MANHÃ COM MARTHA ROCHA

Daslan Melo Lima

        - “Eu quero um quilo de Martha Rocha”, pedia um dos meus vizinhos no balcão da padaria do Sr. Manoel Lins d’Emery, o Seu Neco Emery. Eu ficava com água na boca vendo Seu Neco colocar na balança aquelas bolachas bonitas, redondas, grandes e apetitosas. 

         Naquelas manhãs da minha infância, Mamãe pedia para eu ir comprar apenas três pães do tipo “francês”, chamados popularmente de “pães aguados”, e dois do tipo “doce”. Esse era o nosso costumeiro café da manhã. E eu ficava imaginando que sabor teria aquelas bolachas bonitas, redondas, grandes e apetitosas. Como eu sonhava tomar um café da manhã com "Martha Rocha" !


            
          Depois que conheci a famosa baiana Marta Rocha através das páginas da revista O CRUZEIRO, entendi o porquê do visual daquelas bolachas que se destacavam dos outros produtos da padaria do Seu Neco. Era uma homenagem à Miss Brasil que perdeu o título de Miss Universo 1954 por causa das lendárias duas polegadas a mais nos quadris.

          Estive recentemente em São José da Laje, a cidadezinha alagoana onde nasci, e passei na rua da minha infância. Na esquina onde ficava a padaria,  agradeci a DEUS por ter dinheiro no bolso para comprar quilos e quilos de “Martha Rocha”. Mas como o Seu Neco Emery há muito tempo morreu e o estabelecimento comercial está desativado, o homem que sou consolou o menino carente que um dia fui e prosseguiu seu roteiro sentimental até a Igreja Matriz, tentando em vão decifrar os mistérios da vida e da morte.
                             
*****

6 comentários:

Anônimo disse...

Puxa ! Que coisa linda ! Você fez com que eu me emocionasse muito, muito, muito !

Eu não sei se gosto mais do poeta, que sabe expor os sentimentos sem ser piegas e meloso, ou o missólogo, que se renova a cada Sessão Nostalgia.

Amo os dois !

Maria do R. Martinez
Rio

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Muciolo Ferreira, Recife-PE
>>>>>>>>>>

Daslan,

você me deixou na dúvida. Não sei se dou Nota 10 ao poeta ou ao missólogo.

Empate técnico aos dois é de bom tamanho e deixo a nota máxima para a Martha Rocha, porque tudo começou com ela. Inclusive a Sessão Nostalgia que nela se inspirou para ser o que é hoje, um dos espaços na mídia digital mais acessados no universo Miss.

Uma semana iluminada,

Muciolo Ferreira

>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de William Araújo, via Facebook
>>>>>>>>>>

Que coisa mais linda ,retrata a realidade de todo menino de classe média baixa que muitas vêzes vê os seus desejos irem de água à baixo por falta de alguns trocados a mais no orçamento familiar,o mais lamentável é que esse quadro ainda é uma constante nos dias atuais,mas vamos lutar para que Martha Rocha esteja sempre presente nas refeições matinais dos meninos das camadas mais necessitadas!
>>>>>>>>>>

tranquelino disse...

Daslan,

Para mim voce é grande porque não tem vergonha de mostrar o seu lado pequeno quando voce era "pequeno".

Unknown disse...

Daslan, fiquei emocionada com essa publicação!
Sou neta do Manoel Emery!

Obs: Foi uma linda recordação! E agradeço em nome da família Emery.


Att.

DASLAN MELO LIMA disse...

--------
Recado para a neta do Sr. Neco Emery:
Gostaria que postasse seu e-mail para trocarmos mensagens.
Grato.