*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 7 de julho de 2012

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Manoel Matias Barbosa e Carmelita Vasconcelos Barbosa, um orgulho timbaubense

          
          Ele e ela são de uma geração onde as pessoas levavam a sério o juramento feito no altar: fiel na alegria e na dor, na saúde e na doença, até que a morte nos separe. Lindos, felizes e  lúcidos, Manoel Matias Barbosa e Carmelita Vasconcelos Barbosa dão um exemplo incontestável de que o Amor entre duas pessoas pode superar a  rotina e o passar dos anos. 
              Ele completou 94 anos de idade no dia 21 do mês  passado, enquanto ela fez 91 em 12 de março. O casamento fez 66 anos no dia 28 de fevereiro. 

----------

...

           Conversar com o Sr. Manoel Matias Barbosa, na lucidez dos seus 94 anos de idade, completados em 21 de junho, é mergulhar no túnel do tempo timbaubense. Ele é casado com Carmelita Vasconcelos Barbosa, também lúcida, 91 anos feitos  no dia 12 de março, uma união feliz que dura desde 28/02/1946. Funcionário aposentado do IBGE, leva uma vida tranquila ao lado da sua amada numa bela casa perto da AABB. Sua vida, no entanto, nem sempre foi um mar de rosas.  Perdeu o pai aos 4 meses de idade e a mãe aos 9 anos. Foi educado por um tio e começou a trabalhar muito cedo. 

       
       O Sr. Manoel Matias Barbosa toca ao piston sua música inesquecível, Taí, composição de Joubert de Carvalho (1900-1977), o maior sucesso da carreira da cantora Carmen Miranda (1909-1955). 

Taí 
Eu fiz tudo pra você gostar de mim 
Ah meu bem não faz assim comigo, não 
Você tem, você tem
Que me dar seu coração.

Meu amor, não posso esquecer 
Se dá alegria, faz também sofrer 
A minha vida foi sempre assim 
Só chorando as mágoas que não tem fim
A minha vida foi sempre assim
Só chorando as mágoas que não tem fim.

Taí 
Eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ah meu bem não faz assim comigo, não
Você tem, você tem
Que me dar seu coração.

Essa história de gostar de alguém
Já é mania que as pessoas têm 
Se me ajudasse Nosso Senhor 
Eu não pensaria mais no amor
Se me ajudasse Nosso Senhor
Eu não pensaria mais no amor. 

Taí
Eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ah meu bem não faz assim comigo, não 
Você tem, você tem 
Que me dar seu coração.

----------

    Um pouco do Sr. Manoel Matias Barbosa no melhor estilo entrevista pingue-pongue

Um livro:  A Bíblia
----------
Uma personalidade timbaubense que a história guardou: 
Dr. João Ferreira Lima Filho.
----------
Uma música: Taí, de Joubert de Carvalho, gravada por Carmen Miranda.
----------
Um clube esportivo: Torço pela Seleção Brasileira.
----------
Uma festa: Os  finais de ano em Timbaúba
----------
Uma saudade: A do meu tempo de estudante no Colégio Timbaubense, onde fui aluno do Prof. José Mendes da Silva.
----------
Motivo de orgulho: Meus filhos Clóvis, Matilde, Cláudio, Marta, Mirtes, Carlos, Clodoaldo e Claudemir. Eles já me deram 14 netos e 7 bisnetos. Quando os meninos nasciam,  eu colocava os nomes com a letra C, em homenagem  a Carmelita. Quando as meninas nasciam, ela colocava os nomes com a letra M, em minha homenagem. Meus filhos são como as estrelas no céu que se multiplicam.
----------
Santo de devoção: Deus.
----------
A morte é... O fim da vida material, mas o espírito continua.
----------
O segredo de uma vida conjugal feliz:  Saber compreender, amar e não se esquecer de se voltar para Deus, sempre.
----------
Como era a Timbaúba de antigamente: Uma cidade muito tranquila. O Alto da Independência era um ponto de encontro familiar. As famílias subiam para lá aos domingos, a fim de apreciar a paisagem. Era uma beleza.
----------
Um lugar inesquecível: A praia de Pitimbu, onde tenho uma casa.
----------

O casal e seus oito filhos, em 1971, nas Bodas de Prata do seu casamento. Na frente, junto a D. Carmelita, Clodoaldo, e ao lado do pai, Claudemir. Atrás, da esquerda para a direita, Carlos Alberto, Cláudio, Clóvis, Matilde, Marta e Mirtes.
Em encontro recente, o casal e seus oito filhos. Na frente, ao lado de D. Carmelita, Marta, e ao lado do Sr. Manoel, Clodoaldo. Atrás, da esquerda para a direita, Claudemir, Carlos, Mirtes, Clóvis, Matilde e Cláudio.

Sr. Manoel e D. Carmelita ao lado de alguns dos seus 14 netos e 7 bisnetos. 
        Quando jovem, Sr. Manoel adorava carnaval. Tocava piston nas memoráveis festas da Liga Lítero Atlética e acrescenta um detalhe curioso:  Cheguei a tocar no Cabaré Rosa de Ouro e por conta do preconceito das famílias tradicionais para com as “meninas da vida”, na hora do show dávamos as costas a elas.  
         Detalhe: O Sr. Manoel até há pouco tempo dirigia automóvel e D. Carmelita até hoje adora bordar e costurar. 

          
            Por suas histórias de pessoas íntegras e  equilibradas, exemplos de vida para toda a comunidade, o casal Manoel e Carmelita é um orgulho timbaubense.
                                  
*****

12 comentários:

Dulce Cajá disse...

Caro Daslan,
Merecida homenagem prestada aos amigos de longa data Carmelita e Manoel Matias, eles são um exemplo de vida a ser seguido. Lembro deles na mocidade quando frequentavamos o Ginasio Timbaubense... as aulas do nosso saudoso Prof. José Mendes; bons tempos que não voltam mais.
Grande abraço,
Dulce Caja e familia

Marcos disse...

Parabéns tio Neco e tia Carmelita!!! Além a justa e merecida homenagem prestada pela "Passarela Cultural" a matéria fez com que eu conhecesse um pouco mais da história do meu tio.
Que Papai do Céu lhes dêm muitos anos de alegria e felicidade. Um abração a família Marcos Vasconcelos Carvalho.

Anônimo disse...

Somos honrados em pertencer a esta família, meu sogro, um avô carinhoso e pai exemplar me fez sentir sempre filha em vez de nora. Assim, com muita alegria, eu, Rebea, Tamíris e Claudemir queremos registrar nosso orgulho e carinho pelo casal, especialmente pelo patriarca e aniversariante do momento, a quem Deus presenteou com vida longa e descendência abundante.
Ceiça Vasconcelos.

Anônimo disse...

Que fofinhos os dois S2S2S2S2 Eu quero que e meu marido sejamos como eles !!!

Paulo Dutra disse...

Tio Neco e Tia Carmelita são, de fato, pessoas incríveis, tesouro para a nossa família! Exemplo de amor e respeito que deve inspirar os casais de todos os tempos! Não se constrói uma sociedade fraterna e solidária sem a família e não se constrói uma família sem o amor! "Se a vida é uma questão, o Amor é a resposta" (Pe. Zezinho)

Anônimo disse...

É são exemplos dessa natureza que nos levam a acreditar que a vida em comum pode ser vivida intensamente, basta que cada um renuncie um pouco às suas vontades e aceite o outro como ele é e não como queríamos que ele fosse.
Parabéns ao casal e vamos aguardar a festa dos 100 anos que ocorrerá já já.

Anônimo disse...

Graças a Deus que ainda encontramos casais desse tipo: unidos, amando-se e vivendo em torno da felicidade, sempre juntos e valorizando a família, Que Deus os abençoe e dê muitos anos de vida para que a família possa cada vez mais se unir e louvar a Deus.

Anônimo disse...

Mirtes disse...
Eu sinto uma grande emoção em ver meus pais sendo homenageados por todos...Exemplos de dignidade,ética,honestidade...obrigada por vocês terem me ensinado a importância do amor a Deus. Vcs são um presente de Deus para mim.
À vcs dois, a minha eterna gratidão.
Te amo papai!
Te amo mamãe! Bjssss sua filha Mirtes

Marta disse...

Não tenho palavras para para definir o que este casal representa na minha história ,apenas agradeço a Deus por ser parte de vida da vida deles ...Papai e mamãe muito obrigada por todo o carinho, amor ,dedicação de vida que vcs deram aos seu filhos nestes longos anos de vida ......A Daslan o meu muito obrigada e grande abraço por fazer essa materia .....

Fabiana Vasconcelos disse...

Agradeço ao amigo Daslan o carinho que tem para com meus avós ,a quem tenho orgulho da saúde,jovialidade,dinamismo,disposição,honestidade e exemplo de vida a todos nós.Sua neta,que ama-os para sempre FABIANA VASCONCELOS.

Unknown disse...

Emanuelle disse:

Parabéns vô e vó :)
Espero que meu casamento seja tão duradouro e feliz quanto o de vcs.

Anônimo disse...


D. Carmelita foi quem bordou no bolso dos macacões o simbolo do Fubá Pererê para sairmos na camionete de Fernando Fittipaldi no carnaval de 1973. A turma era formada por: Tranquelino, Joelzinho, João Roberto, Normando, Jacques Ferreira Lima Filho, Itamar, Airon, Djalma, (faltam 4 que não me lembrei)

Tranquelino Monteiro
Recife, 9 de julho de 2012 05:33