*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 1 de setembro de 2012

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

UM SÁBADO EM TIMBAÚBA 
Várias imagens da festa "Um Sábado em Timbaúba", realizada na AABB-Recife, no dia 18/08, ainda estão pendentes para postagens. Um virus danificou alguns arquivos meus, mas assim que recuperar os dados, darei início às publicações das fotos. Aguardem ! Muito grato por sua atenção.   
*****
LUAR DE PRATA
A tranquilidade do Clube Verde Campo e a boa música da Orquestra Som Classe A garantiram  o sucesso da festa dos 15 anos do Clube Luar de Prata.

*****
ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA
Adoro entrar na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores quando ela está assim: vazia, silenciosa. Ajoelho-me e numa prece muda peço perdão a DEUS pelas faltas cometidas, agradeço pelas bênçãos recebidas e  em silêncio saio leve, de mãos dadas com o vento.
*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE
Durante muitos anos, em uma rua do centro da cidade, um belo casarão chamava a atenção. Até que um dia ele foi demolido. PASSARELA CULTURAL pergunta: 1- Quem era o dono do imóvel ?  2 - Qual o nome da rua? 3 - O que foi construído em seu lugar? 4 - Em que ano ele foi demolido? *****  Deixe seu comentário ou envie e-mail para daslan@terra.com.br .***** A primeira pessoa que responder corretamente todas as perguntas ganhará um exemplar da revista TIMBAÚBA EM FOCO, edição de setembro/2012.
*****

4 comentários:

tranquelino disse...

Daslan,

Eu e os matutos de Timabúba dos Mocós estamos esperando por essas fotos. No proximo ano estaremos comemorando 10 anos. Parece que foi ontem, mas já se passou uma decada. Espero que na minha partida alguem assuma essa tarefa, pois enquanto Deus me der vida esse grupo não se acabará.

Anônimo disse...

Oi Daslan,

O prédio demolido era o Hotel Capibaribe que foi contruido pelo Sr. Manoel José dos Santos e que se nao me engano foi seu 1º proprietario; depois pertenceu ao Sr. Manoel Sebastião do Nascimento (esposo de D. Neves prof. do Santa Maria). Ficava situado na Av. Ismael Gouveia, em frente ao Banco do Brasil, onde hoje existe predio da TELEMAR, antiga TELPE. DEve ter sido demolido no inicio da decada de 70, lembro bem que a inauguração da TELPE foi no governo de José Francisco de Moura Cavalcanti e todas as escolas de nossa cidade estavam lá, perfiladas para ´saudar o Governador do Estado.
Lygia Cajá.

tranquelino disse...

Daslan,

O dono desse imovel era Manoel dos Santos, o qual faleceu aos 101 anos de idade. Nesse imovel funcionou o Capibaribe Hotel. No local foi construido a Telpe. O ano de demolição foi na decada de 1970

Anônimo disse...

Complementando...na fachada do prédio existem ums circulos que, para quem observar bem tem quatro furos, lá tinha uma grade apenas para ornamentação e para acentuar a beleza da fachada que lembro ser muito bem trabalhada e colocada em formato lozango; a mangueira dava uma sobra maravilhosa; no terraço, espreguiçadeiras para o descanço dos hospedes... e, pelo pouco que conheço das construçoes do Sr. Manoel José, o ultimo brasileiro a ter o CREA-Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura- podendo desenhar a assinar plantas( pagou a anuidade até o ano de 2011, pois o pagto e anual; aqui em Timba tinhamos ele e Sr. Virgilio Luiz de Aguiar) sem nunca haverem cursado nenhuma faculdade de engenharia ou arquitetura, deve ter dado mais trabalho demolir do que construir, seu traço de massa creio que era mais ou menos assim: duas medidas de cimento, duas de pó de pedra, duas de areia e a agua para misturar e tinha mais, ele alem de fiscalizar os minimos detalhes se achasse que algo nao estava do seu agrado mandava desmanchar na hora... qualquer construçao do nosso grande e inesquecivel mestre Manoel José aguenta outro andar sem precisar de uma viga sequer, dou um doce a quem conseguir chumbar um prego nas paredes do antigo BANORTE, hoje Lojas Insinuante sem que quebre a broca da furadeira, por mais grossa e possante que ela seja, sou testemunha ocular de quantos engenheiro diplomados tentaram cortar o reboco do prédio e não conseguiram e lá vinha Manoel José com sua risada gostosa explicar a eles o traço de massa que usou para o reboco do prédio; conheço uma residência aqui em Timba que tem paredes com uns 50cm., para colocar um ar condicionado na parede o pedreiro quase não consegue colocar a caixa !! kkk
Ana Lygia