*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 29 de setembro de 2012

SESSÃO NOSTALGIA/ESPECIAL - Concurso Miss Brasil 2012

Daslan Melo Lima



Gabriela Markus, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil 2012, ladeada por Kelly Fonseca, Miss Rio Grande do Norte, segundo lugar, e Thiessa Sickert, Miss Minas Gerais, terceiro lugar.


           Eu não assisti ao Miss Brasil 2012. Motivo: minha presença na festa “Um Sábado em Timbaúba”, realizada na AABB-Timbaúba, onde fui homenageado pelo trabalho sociocultural que realizo através de PASSARELA CULTURAL. Com base nos vídeos que vi na BAND e postagens em diversos sites, formatei esta secção com alguns destaques que colhi e as minhas impressões sobre o concurso.


AS 27 E OS TOPS




      Das 27 candidatas ao título de Miss Brasil 2012, conheçi pessoalmente apenas uma, Paula Lück, Miss Pernambuco, e com base nas imagens postadas na Internet, o meu Top 10, por ordem alfabética dos estados, eram: Miss Bahia, Bruna Diniz; Miss Ceará, Milena Ferrer; Miss Distrito Federal, Tamiris Rodrigues; Miss Góias, Herika Noleto; Miss Pará, Layse Souto; Miss Paraíba, Natália Oliveira; Miss Paraná, Alessandra Bernardi; Miss Pernambuco, Paula Lück; Miss Rio Grande do Sul. Gabriela Markus; e Miss Santa Catarina, Manoella Deschamps. Além das misses mencionadas, eu também gostava da Miss Minas Gerais, Thiessa Sickert, e da Miss Rondônia, Michele Miquelini.

     O Top 10 oficial do Miss Brasil 2012 foi composto pelas representantes de AM, CE, DF, ES, MG, RJ, RN, RS, SC e SP. Na sequência seguinte para o Top 7, ficaram de fora AM, ES e RJ.  

Top 5: RN-MG-RS-DF-SP
..........

Top 3: MG-RN-RS
..........


MISS PARANÁ E OS ANIMAIS



      A Miss Santa Catarina, Manoella Deschamps, disse em entrevista à TV Band que contava com a ajuda da família para cuidar de seus 31 gatos, 8 cachorros e duas tartarugas, todos residentes na casa em que vive no sul do País. "É praticamente um zoológico". Segundo ela, todos os animais foram resgatados das ruas. "Minha família não procura, eles simplesmente aparecem na nossa frente. Todos têm nome e atendem quando a gente chama. Estou morrendo de saudade deles". 

     Mesmo com formação em jornalismo, a Miss se encarrega de cuidar da saúde e higiene dos bichos de estimação. "Quando eles ficam doentes sou eu quem cuido, levo no veterinário, ministro os remédios. Meu xodó é o Salém, um gato preto com um olhão verde. Eu escovo até os dentes dele e ele nem liga", entrega. O pai de Manoella, entretanto, prefere dividir sua atenção com o cachorro Brad Pitt e as tartarugas Lala e Pool, que ganharam os mesmos nomes dos personagens do desenho Teletubbies. "Elas ficavam em um aquário bem pequeno quando chegaram em casa. Hoje em dia estão enormes".

      Além de bem cuidados, os animais têm direito a banho de sol e o privilégio de nadarem na piscina. Os altos gastos com ração não fazem Manoella Deschamps pensar em abrir mão dos amigos. "São meus amores. Hoje falei com meu cachorro por telefone e minha mãe disse que depois que ele ouviu minha voz saiu enlouquecido pelo quintal, tadinho".


----------

     A DESPEDIDA DE PRISCILA MACHADO



      Priscila Machado, Miss Brasil 2011, despediu-se do seu reinado com este discurso:   

       "Boa noite a todos. Eu vou sentir falta de várias coisas que eu passei nesse ano. Foi um ano maravilhoso na minha vida que eu só tenho boas lembranças. E eu queria rapidamente deixar uma mensagem pra vocês, e eu espero que vocês ouçam com o coração, não só com os ouvidos. Todos nós já amamos, erramos e julgamos mal. O mundo tem pressa, mas eu esperei estar pronta. Hoje sou mais madura, mais humana e agradeço a toda experiência que Deus me proporcionou neste ultimo ano. Obrigado a todos."

     Posteriormente, no  Facebook, ela escreveu o seguinte:

      "Oi !!!   Vim aqui pra dividir com vocês todo o meu "discurso" de despedida. Não tive tempo de dizer tudo no sábado mas fica aqui o meu carinho. Beijooo ♥

"Todos nos já amamos, erramos e julgamos mal. O mundo tem pressa mas eu esperei estar pronta. Hoje sou mais madura, mais humana e agradeço a toda essa experiência que deus me proporcionou nesse ultimo ano. Obrigado a quem devo ser grata e que Deus ilumine o caminho da próxima vencedora como iluminou o meu. E a uma pessoa em especial eu quero agradecer pelas inúmeras vezes que vc me enxergou melhor do q sou e pela tua capacidade de me olhar devagar, já que nessa vida muita gente já me olhou depressa demais."

----------

MISS BRASIL 2012


Gabriela Markus ladeada pelo irmão e os pais.


      Um pouco de Gabriela Markus, conforme o gente.ig.com.br - Apelido: Gabi - Data de nascimento: 20/02/1988 - Idade: 24 anos - Signo: peixes - Medidas (busto - cintura - quadril): 90 - 62 – 92 - Altura: 1.80 m - Peso: 59 quilos - Títulos que já ganhou: Miss RS 2012, vice-campeã do Miss RS 2010 e Rainha da Indústria e Comércio do RS em 2007 - Cidade natal: Taquari (RS) - Cidade onde mora: Porto Alegre (RS) - Música preferida: Eyes (Kaskade) - Banda predileta: U2 - Filme: "Um amor para recordar" - Escolaridade: cursa Engenharia de Alimentos - Línguas: inglês e alemão - Perfume favorito: Ange ou Démon-Givenchy - Livro: "Nada é por acaso" (Zíbia Gasparetto) - Defeito: detalhista - Virtude: determinada - Um homem bonito: meu irmão - Uma mulher bonita: minha irmã - Sonho: ser Miss Universo - Uma miss inesquecível: Natália Guimarães (Miss Brasil 2007) - Ídolo: Ieda Maria Vargas (Miss Brasil e Miss Universo 1963) - Viagem inesquecível: Califórnia - O que me tira do sério: injustiça - Família: a base de tudo, maior segurança e amor verdadeiro - Deus: a nossa confiança - Sucesso: resultado de persistência - Como Miss Brasil eu quero: representar muito bem meu país no Miss Universo, me envolver com trabalhos sociais, principalmente com crianças, e orgulhar os brasileiros da melhor forma
----------

MINHAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O MISS BRASIL 2012

     Tenho orgulho de pertencer a uma geração que chegou a conhecer os anos dourados do concurso Miss Brasil, quando a nação parava para acompanhar a eleição da nossa representante no concurso Miss Universo, tal como ainda hoje para em época de Copa do Mundo. As maiores paixões do brasileiro eram três, por ordem alfabética; Carnaval, Concurso Miss Brasil e Copa do Mundo. Para milhares de pessoas, o que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, no dia 29 de setembro de 2012, foi algo sem importância, mas para outros milhares, inclusive para mim, o assunto continua sendo algo apaixonante. 
  Se por um lado conheci e vibrei com o auge do Miss Brasil, por outro lado lamentei o período em que entrou em decadência, sem espaço na mídia, sem transmissão ao vivo pela TV. Desejo que a coordenação do Miss Brasil e a BAND entendam estas minhas considerações como críticas construtivas. 


PRÉ-SELEÇÃO - Nos concursos de beleza como os de Miss Universo e Miss Mundo, que reúnem dezenas de concorrentes, concordo que as semifinalistas sejam pré-selecionadas, devido ao tempo que isso tomaria, caso o júri deixasse para fazer tal seleção na noite final. No caso do Miss Brasil, com apenas 27 candidatas, não seria complicado apontar na hora as 10 finalistas. Bastaria um técnico em computação criar um sistema. Um computador na frente de cada júri. Um telão onde as notas aparecessem para a plateia. Tudo transcorreria com agilidade e transparência. Discordo de deixar uma vaga de semifinalistas para aquela que tem a maior votação pela Internet, o chamado voto popular. Se levarmos em conta a população do estado de São Paulo, e se todos os conterrâneos da paulista votassem nela, jamais outra Miss de outro estado conseguira uma vaga , já que São Paulo tem o maior número de habitantes. Todas as concorrentes desfilariam em traje de gala e em seguida de maiô. Na frente da comissão julgadora, na hora da verdade, as que tivessem mais indicações para o Top 10 seriam anunciadas. As não classificadas retornariam ao palco em seus trajes de gala quando do anúncio do resultado final.    

APRESENTADORES – Adriane Galisteu e Sérgio Marone formaram uma boa dupla de apresentadores, faltou apenas o Sérgio externar mais entusiasmo. No momento de chamar a Miss Brasil 2011 para passar a faixa para sua sucessora, Adriane se referiu a Priscila Machado como ex-Miss Brasil. Não existe a denominação ex-Miss, a não ser que a garota tenha sido destronada ou renunciado.

TOP 10 – Bastaria anunciar as 10 semifinalistas e depois o Top 5. Não vi sentido algum a formação de um Top 7.
..........

MÁSCARAS - Um toque estranho e sem sentido algum: as máscaras que as misses não classificadas tiveram que usar enquanto o Top 10 desfilava. 

"ENTREVISTA" - Aquelas perguntas que são feitas às cinco finalistas poderiam ser resumidas em apenas uma, assim poderíamos avaliar melhor o ponto de vista de cada uma diante de um mesmo questionamento. Elas ficariam numa cabine à prova de som e nenhuma ouviria a resposta da concorrente quando essa estivesse dando sua resposta no palco. 

MISS SIMPATIA - O tradicional título de Miss Simpatia, que fica sob a responsabilidade das próprias concorrentes elegerem, foi cortado do evento. Lamentável.

BIQUINI OU MAIÔ? – Sou a favor do tradicional maiô, mas no que diz respeito aos momentos finais, as cinco finalistas não deveriam se apresentar em trajes de banho. O traje de gala é o mais adequado para a vitoriosa receber faixa, cora e manto. E por falar em manto, esse item não faltaria falta alguma se fosse abolido.

O ANÚNCIO FINAL – Achei sem sentido anunciar Miss RN como segunda colocada e depois chamar a Miss MG e a Miss RS para dar a notícia de quem seria a vencedora. Emoção seria ter ficado frente a frente as misses RN e RS, o norte-nordeste e o sul deste imenso país continente de mãos dadas. Deu a entender que o Sérgio Marone tinha cometido um lapso e que a vice tinha sido a Miss MG (terceira colocada)  e não a Miss RN. A potiguar Kelly Fonseca não estava na minha lista de favoritas, mas vendo sua apresentação nos vídeos, era com ela que eu gostaria que a faixa de Miss Brasil 2012 tivesse ficado, digo isso com todo respeito aos méritos de Gabriela Markus. 

MISSES DE ONTEM - Pelo fato de o Ceará ter sido sede do Miss Brasil, teria sido interessante uma referência às duas representantes cearenses que foram eleitas Miss Brasil, Emília Corrêa Lima (1955) e Flávia Cavalcante (1989). Seria uma maneira de manter em evidência a memória da história do Miss Brasil. 
----------

PAULA LUCK E GABRIELA MARKUS, 
AMIGAS PARA SEMPRE



"Quando foi anunciado o nome das 10 semifinalistas e Pernambuco não figurou fiquei estupefado, eu só não muitas pessoas. Paula Lück é linda, meiga, sem cirurgias de correção. Paula foi muito discriminada nos bastidores. Quem deu a maior força para ela foi a Miss Brasil 2012, Gabriela Markus. Quando ela sentia que os maquiadores e cabeleireiros a botava num segundo plano, a gaúcha partia para cima pedindo igualdade para todas. Para Paula Luck deram um vestido tão feio que Gabriela Markus emprestou um para ela. Gabi fez o papel de coordenadora da Miss Pernambuco. Elas ficaram muito amigas."(Fernando Machado, no www.fernandomachado.blog.br, de 1º/10/2012)

----------

     PAULA LUCK, 
A FLOR DO MANDACARU NO MISS BRASIL





         
      Paula Luck, uma garota de Jaboatão dos Guararapes, cujo traje típico,  Flor do Mandacaru, foi  uma homenagem ao centenário do saudoso Luiz Gonzaga, representou Pernambuco muito bem no Miss Brasil 2012. Desde Ângela Agra Galvão, quinta colocada no Miss Brasil 1978, que uma Miss PE não despertava tanto entusiasmo no Leão do Norte“Mandacaru quando fluora na serra / é o sinal que  a  chuva chega no sertão...”, diz a  música “Xote das Meninas”, de Zé  Dantas (1921-1962) e Luiz Gonzaga (1912-1989). 


     
 Durante a semana que passou, os leitores de PASSARELA CULTURAL, através de uma enquete poderam indicar suas favoritas ao Miss Brasil 2012. O resultado foi este: QUARTO LUGAR, com 1(um)  voto cada, Miss Amapá, Miss Rio Grande do Norte, Miss Rio Grande do Sul, Miss São Paulo e Miss Sergipe; TERCEIRO LUGAR, com 2 (dois) votos cada uma: Miss Distrito Federal, Miss Paraíba e Miss Santa Catarina; SEGUNDO LUGAR, com 3 (três)  votos cada uma: Miss Goiás, Miss Minas Gerais e Miss Paraná; PRIMEIRO LUGAR, com 24 (vinte e quatro) votos: Miss Pernambuco. Oportunamente, Paula Luck, Miss PE, receberá o troféu de Miss Brasil-Passarela Cultural 2012.

----------


      Sei que é humanamente impossível o resultado de um concurso de beleza agradar a todos, indistintamente, mas várias providências devem ser tomadas para que o Miss Brasil volte um dia a ser um acontecimento que desperte a atenção geral deste imenso país-continente chamado Brasil. O adolescente que um dia eu fui sonha com isso. 

*****


10 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que o evento Miss Brasil chegou ao fundo do poço. E não por falta de jovens bonitas e sonhadoras, mas pelo descrédito dos atuais coordenadores. Melhor prova é essa invenção de um tal “juri técnico” justamente para prejudicar deixando de fora das finalistas as melhores candidatas como as Misses Pernambuco, Bahia, Goiás e Paraná. Tudo para que não fossem ofuscadas as preferidas da coordenação. Até porque não se justifica de forma alguma as classificações das candidatas do Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais e São Paulo entre as 10 finalistas.

Mas o pior foi o anúncio final: a segunda colocada, Miss Rio Grande do Norte, foi anunciada antecipadamente, caracterizando a maracutaia. Quem são e quem indicou o juri técnico? Essas pessoas são da amizade do Boanerges Gaeta? Porque se forem, claro que elas irão seguir à risca suas orientações. Até porque estavam em Fortaleza desfrutando de mordomias em hotel 5 estrelas e com todas as despesas pagas, incluindo um bom cachê, além do prestígio de participarem diretamente de um certame nacional.

Então, alguém de bom senso tem dúvidas de que o “juri técnico” não escolheria as protegidas de quem lhes convidou? O Miss Brasil só voltará a ter a mesma credibilidade dos tempos da TV Tupi - Diários e Emissoras Associados - no dia em que todas as misses voltarem a desfilar para o júri oficial. Porque terão chances de serem observadas por todo o país. Não discuto a vitória da gaúcha, mas ela não tem uma beleza impactante. É mais uma latina, no mesmo estilo Natália Guimarães e Priscila Machado. Será mais um ano sem o Brasil conquistar o título de Miss Universo.

Muciolo Ferreira, jornalista, Recife-PE

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Roberto Macêdo, jornalista e arquiteto baiano, postado no blog do Fernando Machado, www.fernandomachado.blog.br, em 03/10/2012.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Fernando, um detalhe básico: De 1954 a 1997, o Rio Grande do Sul ganhou apenas quatro concursos Maria José Cardoso (56), Ieda Vargas (63), Rejane Vieira Costa (72) eDeise Nunes (86). Não coloco na lista Leila Schuster (93) porque foi indicada, não houve concurso. De 1998 para cá, depois que a famigerada Gaeta assumiu o Miss Brasil, o Rio Grande do Sulganhou oito vezes (99, 2001, 02, 04, 06, 08, 11 e 12). Quem explica isso? As gaúchas ficaram mais belas? Negativo.

Veja a performance das quatro anteriores à Era Gaeta: uma Miss Universo (Ieda), uma vice (Rejane) e duas semifinalistas. Depois de 1998, as gaúchas, na grande maioria, sempre ganharam num clima de muitas denúncias de favorecimento, de falcatruas. No ano passado foi o ápice, com a eleição de uma miss que já posou nua e mesmo assim manteve o título e ainda terminou terceira no Miss Universo, depois de quatro anos anteriores tentando ser Miss RS ou Miss RJ, sem sucesso.

E a beleza dessa pseudo miss? As fotos de Priscila Machado falam por si, renegada em todo o mundo. Em 2002 teve o escândalo da casada Joseane Oliveira que foi obrigada a renunciar. No ano anterior, uma miss sem beleza mas com 19 plásticas anunciadas aos quatro ventos. Me perdoem os gaúchos, mas o Rio Grande do Sul não merece essas a maioria dessas misses gaúchas eleitas a partir de 1998. E o pior: fora o suspeito 3º lugar no Miss U 2011, somente uma conseguiu ser semifinalista quando esse número foi ampliado para 20. As demais foram todas desclassificadas no Miss Universo. Que saudade das Iedas, Rejanes e Deises…”

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Deveria haver um concurso separado, igual no Miss Universo: Porto Rico, Guam, e Ilhas Virgens Americanas, províncias ultramarinas americanas levam suas candidatas ao concurso internacional.
Assim deveria ser aqui:o Rio Grande do Sul leva sua candidata ao Miss Universo em separado, e o Brasil elege sua Miss, com candidatas do norte, nordeste, sudeste, centro oeste e sul (só Paraná e Santa Catarina). Duvido que a organização do Miss Universe vai se importar... vai deixar o circo rolar! Simples assim.

Anônimo disse...

Nunca li algo tão contundente quanto este comentário do Roberto Macêdo, que tanto entende do assunto, Perfeito!!!!

Ao pernambucano Muciolo Ferreira, de quem aprendi a ser fã através do q já postou neste blog, eu diria q se o Miss B ainda não chegou ao fundo do poço, está perto.

A BAND deveria reunir as misses, os coordenadores e experts como Roberto, Muciolo,Daslan e tantos outros, para fazerem uma avaliação do Miss B 2012. Só assim as coisas mudariam.

Um grande abraço.

C.Rocha de Floripa.

Anônimo disse...


Alo C Rocha!

Obrigado pela referência. Também gosto de suas observações e você bem que poderia integrar o grupo de pessoas do bem comprometidas apenas com a verdade e a ética para avaliar o certame e propor mudanças. Um forte abraço,

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Tenho certa influência com uma figura importante da BAND e farei chegar ao seu conhecimento as críticas e sugestões que li aqui.

JSN-Rio

Roberto Macêdo disse...

JSN, só para completar: São tantas as falcatruas, que já começam em muitos concursos estaduais. Em 2007 denunciei o Miss Bahia ao Ministério Público. Foi um escândalo, com direito a primeira página no principal jornal de Salvador e citações em diversos programas de tv. O MP instaurou dois inquéritos: um, crimes contra a cidadania; e outro, corrupção de menores. Ambos foram enviados para a Delegacia de Defraldações. Estão lá até hoje e não deram em nada!!! E o rapaz continua a fazer as maracutaias dele, como este ano, onde foi denunciado pela terceira colocada de ter cobrado para que ela fosse eleita. Quando isso vai terminar? Quando houver o confronto entre duas torcidas e algumas pessoas morrerem???

Roberto Macêdo

Anônimo disse...

Concordo com todas as impressões feitas pelos amigos, sou baiano e me indigno com essas falcatruas que tanto tem prejudicado a escolha das representantes da Bahia. As misses Bahia e Pernambuco merewceriam estár entgre as dez semi-finalistas. O formato escolhido para o certame foi horrível. Todas as candidatas deveriam, desfilar em traje de gala e maiô e o júri no dia escolher.Esse tal júri técnico foi irresponsável e tendencioso. Lamentável as moças do Nordeste foram seriamente prejudicadas.

Anônimo disse...

Gostei do que li aqui, percebe-se que ainda tem gente que acredita em mudanças no Miss Brasil. Eu estava lá, fiquei decepcionada, não com o resultado final mas com o fato de as outras 17 não terem o direito nem de desfilar, mostrar se tinham ou não aprendido algo nos 15 dias que
tiveram exaustivos ensaios. Eu fiquei triste porque sou mãe de uma candidata que não teve o apoio nem da coordenadora e foi boicotada até nas imagens. A família que ficou aqui disse que não conseguiu ver ela no dia do concurso. será que ela incomodou alguem?

Anônimo disse...

Pra mim Paula Luck era a mais bonita, infelizmente não se classificou o porque nunca saberemos, não desmereço a vitoria da Gabi, mas ela não tem uma beleza de miss e tava na cara que não iria ganhar o mu, os venezuelano ainda tirou o maior barato dizendo que a miss Brasil é feia. Eu particularmente gostaria muito de ver uma miss Brasil sendo miss Universo, mas enquanto deixarem as bonitas de fora nunca iremos ganhar.Obs volta Paula Luck.