*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 8 de setembro de 2012

SESSÃO NOSTALGIA - Denise Cezimbra, Miss Rio Grande do Sul 1973, um exemplo de superação de adversidades


Daslan Melo Lima




      Em 1973, quando a organização do concurso Miss Brasil deixou de lado o  Maracanazinho, no Rio de Janeiro, para realizar o certame no Ginásio de Esportes de Brasília, no Distrito Federal, uma gaúcha surgiu como uma das mais fortes candidatas ao título. Seu nome: Denise Cezimbra, que acabou conquistando um quarto lugar. 
    Nesta segunda SESSÃO NOSTALGIA de setembro de 2012, a homenagem de PASSARELA CULTURAL vai para aquela jovem encantadora cuja vida, anos depois, se tornaria um exemplo de superação de adversidades. Denise Cezimbra perdeu a memória e só veio recuperá-la dez anos depois. Abaixo, a trajetória da Miss Rio Grande do Sul 1973, seus títulos de beleza, seus sonhos e pesadelos, em entrevista ao repórter Ângelo Alves, para o  blog Novoriente Vip,  www.novorientevip.blogspot.com, em 27/08/2011. As fotos em preto e branco que ilustram esta matéria são reproduções do acervo pessoal de Denise Cezimbra.

          DENISE CEZIMBRA, MISS RIO GRANDE DO SUL 1973



Blog Novoriente VIP: Com exclusividade no quadro “Experiência de está no Miss Brasil" , iremos entrevistar ela, uma das mulheres mais cobiçadas do nosso país na década de 70, ela, a Miss Rio Grande do Sul 1973, Denise Cezimbra. Vamos conhecer também todos os seus títulos. É um prazer enorme Denise estarmos recebendo você hoje em nosso blog. Espero que goste da entrevista, o prazer é muito grande. (risos)
Denise Cezimbra: Eu que agradeço por todo esse carinho. E devo confessar a você que seu blog está de parabéns, adorei suas matérias.
----------
Blog Novoriente VIP: Denise que é isso, o carinho é todo meu. E para começarmos esta entrevista que promete trazer super curiosidades sobre você, uma das mulheres mais lindas que o Brasil já teve, conte-nos qual foi seu maior sonho de infância.
Denise Cezimbra: Meu maior sonho era ser bonita (risos), pois era uma criança gordinha e sofri muito com bullying, e ficava sonhando em um dia poder ser uma Miss, e o pior é que as pessoas riam de mim, e nesta época somente o meu pai me dava forças.
----------
Blog Novoriente VIP: E o que você fez pra crescer com aquele corpaço? (risos)
Denise Cezimbra: Eu nem sei, acho que por ser muito grande, meu tipo físico era assim, fui crescendo e o corpo foi se formando. Falam que quando sonhamos muito com algo, acontece. Eu acreditei que poderia ser um dia alguém que pudesse realmente realizar seus sonhos, mas sempre, é claro, com bastante insegurança. Isto me atrapalhou muito. Atrapalhou bastante mesmo. O patinho feio cresceu, e quando virou um cisne sentia-se como o pato solitário.
----------


Blog Novoriente VIP: A partir de que ano você começou a carreira e qual era sua idade quando começou?
Denise Cezimbra: Eu tinha 14 anos, meu pai fez minha inscrição em um concurso e eu não sabia, foi uma surpresa enorme. Fui Garota Sorriso da AAMPA- Associação de Antigos Alunos Maristas de Porto Alegre 1970.  E daí começou, parecia uma coisa, vinham os convites dos clubes e eu ia, e ganhava. Nem sempre eu queria, mas meu pai era a verdadeira mãe da Miss (risos). Sabe, ele tinha um grande sonho na vida, de ter um filho homem atleta, veio o meu irmão, e nasceu com deficiência mental, Acho que ele se realizou de outra forma, através dos meus concursos.
----------
Blog Novoriente VIP: Quantos títulos você possui Denise? Conte-nos o nome e o ano de cada um (risos) eu sei que são muitos mais estamos curiosos.
Denise Cezimbra: Garota Sorriso AAMPA 1970; Garota Sorriso Zona Sul 1970; - Garota Sorriso Porto Alegre 1970; - Miss CPC 1971; Miss Gondoleiros 1971;  Rainha do Carnaval de Gondoleiros 1971;  Rainha do Carnaval de Clubes de Porto Alegre 1971;  Rainha do Colégio Batista 1971;  Miss UMESPA- União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre 1972;-  Rainha da  UGES-União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas 1972; Miss PX Rádio Amadores 1972; Miss PX de Porto Alegre 1972;  Senhorita Turismo 1972; Senhorita Turismo de  POA 1972;  Senhorita Turismo Rio Grande do Sul 1972;  Rainha das Piscinas de  GNU-Grêmio Náutico União 1972;  Miss CEFAL- Centro dos Funcionários da Assembléia Legislativa RS 1972;  Miss Porto Alegre 1972;  Miss Rio Grande do Sul 1972;  4º lugar no Miss Brasil 1973. Contando um pouco da história no Miss Brasil 1973,  concorri ao Miss Brasil e não pude comparecer nas entrevistas,  fiquei em quarto lugar. Depois fui convidada por Trinidad Tobago, para representá-los no Miss Universo, mas não tive condições de ir, por falta de patrocínio. O concurso foi na Grécia, falavam que eu tinha o perfil, Era o Cid Varella. Realmente meu pai não tinha condições de bancar só minha participação. Os Diários Associados estavam fechando. Diário Associados era o jornal responsável pelo evento aqui.
----------



Blog Novoriente VIP: Ai depois do Miss Brasil você passou a fazer o que ?
Denise Cezimbra: Bem, aí eu coloquei uma empresa de decorações, estava saindo da Faculdade de Sociologia, casei , tive duas filhas, mas antes disto, fui convidada pelo Clodovil, para ir para São Paulo, trabalhar com ele, mas meus pais não autorizaram. Tive um convite do SBT, para comandar um programa, mas eu não poderia ir e morar lá, enfim fiquei com medo, e resolvi ficar. Meus medos, de infância, aí é que eu falo que me complicaram muito.
----------
Blog Novoriente VIP: E atualmente, o que faz da vida hoje em dia? O que faz pra ainda continuar aquela mulher belíssima?
Denise Cezimbra: Olha a vida me trouxe muitas provas mesmo, me separei, casei novamente, fui trabalhar em uma grande empresa de cosméticos, aí veio um temporal em minha vida, tive que abrir mão de tudo para cuidar de minha família. Durante dez anos meus pais e meu marido ficaram doentes, e faleceram praticamente juntos, e eu tive uma depressão terrível, e perdi a memória. Fiquei dez anos com um apagão, fuga para não sofrer mesmo, mas um dia, um dos amigos, que conheci nos concursos, veio em minha casa e organizou um evento em minha homenagem. E como num sonho, recuperei a memória e a vontade de viver. Faz dois anos que recebo convites novamente e estou retornando à vida. A menina insegura ficou no passado, deu lugar á uma mulher madura com alegria de viver.
----------

..........
O TOP 4 DO MISS BRASIL 1973 - Da esquerda para a direita: Denise Cezimba, Miss Rio Grande do Sul, quarto lugar; Denise Penteado, Miss Guanabara, segundo; Sandra Mara Ferreria, Miss São Paulo, primeiro; Rejane Vieira da Costa, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e vice-Miss Universo 1972; e Florence Alvarenga, Miss Minas Gerais, terceiro lugar.  (Foto: O CRUZEIRO, 18/07/1973.
..........
Blog Novoriente VIP: Nossa, que história de superação. Que força de vontade de viver mais linda, Denise. Confesso que estou emocionado, você é uma grande vencedora. Quero lhe parabenizar por ser esta eterna Miss, você foi e ainda hoje é linda, sem explicações por dentro e por fora. Muito obrigado pela entrevista, você é sensacional.
Denise Cezimbra: Eu é que agradeço teu carinho e a oportunidade de dividir minha história de vida, pois sei que muitas pessoas passam por momentos difíceis, e é bom sempre sabemos que tudo na vida são ciclos, e precisamos acreditar nos sonhos e no amanhã. Um grande beijo e abraço para todos.

EPÍLOGO

Cada dia mais bela. O tempo foi generoso com Denise Cezimbra
Miss para sempre Miss 
.....
      Denise Cezimbra sempre esteve na minha relação de Misses inesquecíveis, e minha admiração por ela aumentou ainda mais quando tomei conhecimento das situações difíceis que enfrentou. Fico imaginando quantas jovens de hoje fariam o que Denise Cezimbra fez: deixar de lado as oportunidades para não contrariar a família. Mas quem disse que os acenos e as promessas de uma vida de glamour são garantia de felicidade e de um futuro digno e tranqüilo?  

Denise Cezimbra e as filhas Melise e Carolina, beleza, carisma  e simpatia em dose tripla

     A quarta mulher mais bela do Brasil de 1973 tem duas filhas, Melise, advogada, e Carolina, jornalista. Elas não conheceram os aplausos de uma passarela, mas encontraram na Mãe um referencial de fé em DEUS, de amor à família e um exemplo maravilhoso de superação, o exemplo de Denise Cezimbra, Miss Rio Grande do Sul 1973. 
..........
*****

6 comentários:

Anônimo disse...

Denise Cezimbra era linda e continua linda. Fiquei emocionado ao ler o seu drama. Mas estranhei duas coisas: ela ter perdido a entrevista e o convite para representar Trinidad-Tobago no Miss Universo.

Acho que a história não está bem explicada. Ela chegou atrasada em Brasília para a entrevista? Na condição de cidadã brasileira ela poderia representar outro país no Miss Universo?

C.Rocha de Floripa

Anônimo disse...

Trinidad Tobago esteve presente ao Miss Universo 1973 com Camella King.
Parabéns por relembrar Denise Cezimbra.

nariano Lisboa

Anônimo disse...

Que maravilha rever aqui a linda Denise Cezimbra!!!
E bote maravilha nisso ao vê-la ainda mais linda na maturidade!!!!
Adoro esta Miss RS 1973!!!!!!

Marilda S.Souza-Rio de Janeiro

Mara Martins disse...

Que satisfação ver esta linda Miss da nossa mocidade.Existe um erro de datas, a Rainha do Carnaval 1971 do Gondoleiros foi JUNE MACHADO irmã do Jacão, com certeza foi outro ano pq quem ganhou rainha dos clubes em 71 foi a candidata da SORVES. Sei pq fui a Rainha do Carnaval de POA em 1970 e coloquei as faixas nas vencedoras de 71.
Mara Martins - 08/02/2013

Unknown disse...

OI MARA QUERIDA,QUNTO TEMPO....REALMENTE O ANO QUE FUI RAINHA DO GONDOLEIROS FOI EM 1972....um grande beijo.

Unknown disse...

Realmente o tempo foi muito generoso com você . Como uma flor , desabrochou e se tornou ainda mais bela . . . Uma mulher linda em todos os sentidos . . .


José Paulo de Andrade