*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 28 de setembro de 2013

SESSÃO NOSTALGIA - ESPECIAL - Jakelyne Oliveira, Miss Mato Grosso, é a Miss Brasil 2013

Daslan Melo Lima

PRÓLOGO

    
Jakelyne Oliveira, Miss Brasil 2013
     Sou da geração de um Brasil que parava num dia como o deste sábado, como se fosse jogo de Copa do Mundo. De norte a sul, de leste a oeste, as pessoas ficavam ansiosas  para saber quem seria  eleita Miss Brasil. Muita coisa mudou, mas o desejo de ser coroada a mais bela mulher do país ainda faz parte dos sonhos de muitas garotas. Muita coisa mudou, mas o menino que um dia eu fui ficou diante da televisão, assistindo a Band transmitir do Minascentro, Belo Horizonte-MG, o concurso Miss Brasil 2013, torcendo para que a eleita reunisse  as melhores condições para representar o Brasil no concurso Miss Universo.

Cristina Alves, Miss Rio Grande do Norte
      Das 27 candidatas, só conhecia pessoalmente a linda e inteligente Helena de Castro Rios, Miss Pernambuco. Com base exclusivamente em fotos, sem ordem de classificação, eu apostava em seis misses: Rio Grande do Norte, Paraná, Espírito Santo, Roraima, Pará e Ceará.  Sei que é humanamente impossível o resultado de um concurso de beleza agradar a todos, indistintamente. Também é complicado apontar as favoritas com base apenas em fotografias. Uma coisa é analisar a beleza por uma imagem fria e outra pela televisão. E tem mais: ao vivo, a análise pode reverter totalmente as nossas impressões. Durante o desenrolar da transmissão, revi minha lista, gostei quando vi algumas das minhas favoritas chegarem ao Top 10, a exemplo da Miss Rio Grande do Norte, despertei para os atributos de outras jovens lindas e estranhei quando algumas não foram mais longe na competição.

TOP 10
      O Top 15, por ordem de chamada, foi formado por Lisianny Bispo, Miss Sergipe; Vitória Sulczinski, Miss Rio Grande do Sul; Priscila Santiago, Miss Bahia; Anne Volponi, Miss Espírito Santo, eleita Miss Simpatia; Francielle Kloster, Miss Santa Catarina; Anne Caroline Vieira, Miss Pará; Helena Rios, Miss Pernambuco; Cristina Alves, Miss Rio Grande do Norte; Bruna Michels, Miss  São Paulo; Ísis Stocco, Miss Paraná; Jakelyne Oliveira, Miss Mato Grosso; Orama Valentim, Miss Rio de Janeiro; Mariana Vasconcelos, Miss Ceará; Janaína Barcelos, Miss Minas Gerais; e Patrícia Machry, Miss Mato Grosso do Sul, eleita Miss Internet. ***** Das quinze, as dez que passaram para a etapa seguinte, o Top 10, por ordem de chamada, e que aparecem nas imagens abaixo, da esquerda para a direita, em biquíni, longo e maiô, foram as misses Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.  

------
-----


-----
TOP 5

Da esquerda para a direita: Ísis Stocco, Miss Paraná; Jakelyne Oliveira, Miss Mato Grosso, primeiro lugar; Priscila Santiago, Miss Bahia, terceiro lugar; Bruna Michels, Miss São Paulo; e Janaína Barcelos, Miss Minas Gerais, segundo lugar. A vencedora irá representar o Brasil no Miss Universo 2013, agendado para o dia 09 de novembro, em  Moscou. Ela ganhou a coroa assinada por Pedro Muraro, o vestido de gala confeccionado por Alexandre Dutra e um carro zero km. A segunda e a terceira colocadas receberam uma viagem com tudo pago e direito a acompanhante para a Riviera Nayarit, México. ***** Detalhe: Janaína Barcelos tem no seu currículo os títulos de vice-Miss São Paulo 2007, Miss São Paulo 2008 e quarto lugar no Miss Brasil 2008. Na idade limite, 25 anos, para disputar o título, deu adeus ao seu sonho de se tornar Miss Brasil. 

AS DUAS RAINHAS DA COMISSÃO JULGADORA E OS TRAJES TÍPICOS


         Na comissão julgadora,  duas rainhas da beleza, Martha Vasconcellos (Miss Bahia, Miss Brasil e Miss Universo 1968) e Jacqueline Meirelles (Miss Brasília e  Miss Brasil 1987). Pelo que sei, Ieda Maria Vargas (Miss Rio Grande do Sul , Miss Brasil e Miss Universo 1963)  teria sido convidada para compor a comissão julgadora, mas não aceitou por problemas de saúde. 




No meu entender, em todos os concursos de beleza, para efeito de preservar a memória do evento, deveria ser exibido um vídeo com as imagens de todas as vencedoras.
-----
Sileimã Alves, Miss Góias, melhor traje típico.

Helena de Castro Rios, Miss Pernambuco.
O prêmio de Melhor Traje Típico ficou com a Miss Góias, Sileimã Alves,  “A riqueza e a cultura dos Carajás. Gosto da diversidade cultural que muitos trajes típicos transmitem, mas estranho aqueles extravagantes que mais parecem alegorias de escolas de samba. Exemplo de um traje típico singelo, mas que transmite de forma perfeita a cultura de um estado, o de Helena de Castro Rios, Miss Pernambuco, em homenagem ao Frevo. 

JAKELYNE OLIVEIRA E BRUNA MARQUEZINE, A MISS BRASIL E A ATRIZ GLOBAL
Jakelyne Oliveira e Bruna Marquezine.
-----
Bruna Marquezine, ao centro, na novela Aquele Beijo.

É impressionante a semelhança da nova Miss Brasil com a atriz global Bruna Marquezine.  A propósito,  na telenovela Aquele Beijo, produzida e exibida pela Rede Globo, de 17/10/ 2011 a 13/04/2012, de Miguel Falabella, com direção-geral de Cininha de Paula, Bruna Marquezine fez uma personagem que venceu um disputado concurso de beleza, o Senhorita Rio


Jakelyne Oliveira
-----
A reação de Jakelyne Oliveira ao ouvir o seu nome como a vitoriosa da noite.
-----
"Após ser comparada com a Bruna Marquezine a minha visibilidade aumentou, mas não foi isso que me fez ganhar, foi algo que achei que seria impossível e Deus me ajudou. Meu ponto forte foi o biquíni, me senti mais à vontade. Dei o sangue para ficar no corpo ideal", disse Jakelyne Oliveira. Demonstrando humildade, acrescentou: "Preciso melhorar o inglês e a minha oratória."

O SONHO DE MISS CONTINUA

      Muita coisa mudou dos mágicos anos 60 para hoje, mas o sonho continua. Leiam o que me disse o meu amigo Édson Alves, mineiro de Ponte Nova, que assistiu ao concurso no Minascentro: Ô Daslan, conversando com Helena Rios, Miss Pernambuco, falamos de você. Ela me contou que você postou ela como a Gata da Semana em PASSARELA CULTURAL, quando ainda era candidata ao Miss Recife. Gostei muito dela. Assisti no Minascentro. Bombou! Só alegria! Conheci pessoas de vários cantos do país, a simpática família da Miss Sergipe... Estive com coordenadores de cidades mineiras, com as misses Renata Fan, Brasil 99; Rayane Moraes, Minas 2009; Francine Pantaleão, Espirito Santo 2012; além da Miss e do Mister Belo Horizonte 2013. Pessoas também do Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul... Foi uma festa de alegria e muito glamour. Bom demais! O "sonho de mis" continua.

EPÍLOGO

      Entre as cenas inesquecíveis da noite, quero registrar a alegria de Patrícia Machri, Miss Mato Grosso do Sul, eleita Miss Internet, ao ser chamada para o Top 15; a presença de cinco estados do Nordeste no top 10, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe; a segurança e ótima dicção de Bruna Michels, Miss São Paulo; e a reação de Jakelyne Oliveira, Miss Mato Grosso, ao ouvir seu nome como vencedora. 
           
1,76 de altura,  62 cm de cintura, 93 de quadril, 89 de busto e 55 Kg
 
      Jakelyne Oliveira, Miss Mato Grosso, não estava na minha lista de favoritas, mas foi crescendo a cada aparição e eu simplesmente adorei quando foi anunciado o resultado. A nova Miss Brasil  tem 20 anos, nasceu em Rondonópolis e estuda Engenharia Agrícola. No ano passado foi eleita  Miss Brasil Globo, promoção do Danilo D'Ávilla, tendo conquistado o primeiro lugar no Miss Globo Internacional 2012, realizado no dia 14 de outubro, no Golden Tulip Hotel, em Nicosia, Northern Cyprus, certame que contou com a participação de 41 candidatas de várias partes do mundo. 


      Enfim, concluindo a última Sessão Nostalgia deste setembro que logo mais será passado, compartilho com vocês este magnífico poster elaborado pela artista carioca Beth Mafra, reunindo todas as Misses Brasil.

*****

4 comentários:

Anônimo disse...

Daslan, vc está de parabéns pela maneira como externou a sua visão do Miss Brasil 2013. Um texto leve, elegante, humano, sem menosprezar ninguém.
Já vi vc diversas vezes fazer críticas de concursos de forma construtiva. Muitos organizadores devem ler o q vc escreve.
Parabéns!

C.Rocha de Floripa

Anônimo disse...

Olá Daslan,

ótimo comentário sobre um evento que só vi quando estava perto do final. Acho que o título ficou em boas mãos. Que o jogador Neymar nunca cruze com a nova Miss Brasil, porque poderá trocar a namorada Bruna Marquezine pela Jakqueline Oliveira.

Só lamento o fato da Band dedicar apenas uma hora e meia para transmitir o Miss Brasil. Nos tempos da TV Tupi e até do SBT eram mais de três horas de transmissão, tempo suficiente para que os telespectadores e até os jurados analisassem melhor as misses.

Estranhei entre as cinco finalistas a Miss São Paulo. Acho que foi o peso e importância da faixa que a jovem carregava. No seu lugar deveria ter ficado a belíssima Rio Grande do Norte. Vibrei com cinco nordestinas no TOp-10.

Sobre a produção da noite não vou opinar, porque deve ser muito difícil organizar um evento quando se tem apenas uma hora e meia de transmissão.

Uma ótima semana ao editor e aos seus leitores.

Muciolo Ferreira - Recife

Edson - M. Gerais disse...

Daslan,me emociono agora com a postagem das minhas impressões e da minha fotografia no Miss Brasil. Muito obrigado pela lembrança e pode ter certeza que tudo foi tão bonito como você descreveu. As candidatas e as misses de outros anos estavam vibrantes. E reafirmo também que a Miss Mato Grosso, ao ser eleita, recebeu todo o carinho da plateia presente no Minascentro. Abraços!!!

Edson - M. Gerais disse...

Daslan. Revendo hoje, ja nas vespeeras de mais um Miss Brasil, me emociono de novo. Muito obrigado. Farei uma psotagem hoje no meu facebook, relembrando. Abraços.