*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 5 de julho de 2014

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

MEMÓRIA TIMBAUBENSE
 Vigário Henrique, todo para todos

    
Padre Henique Veira da Silva, o terceiro pároco de Timbaúba,  nasceu no da 26/10/1888, em Olinda,PE,  e faleceu em Cabo de Santo Agostinho, em 16/03/1954. Sua missão em nossa cidade durou mais de sete anos,  de 07/03/1918 a 31/12/1925, Foi ele quem construiu o monumento ao Cristo Redentor no Morro da República (Alto do Cruzeiro) para comemorar  o cinquentenário da Paróquia  de Nossa Senhora das Dores. O jornal Timbaúba Chic, de 15/11/1922, trouxe uma entrevista com ele, da qual extraímos as seguintes perguntas e respostas, respeitando a ortografia da época.

- Sua impressão sobre Timbaúba?  Em religião não invejo outra; em belleza natural e esthetica, hygiene, ordem e progresso – prima inter pares; em política a mais fracional e moderada que conheço.
----
 - Sua impressão sobre a mulher? Se é boa, é mais que anjo; se má, peior que mil demônios; se quiserem admitir um meio termo, não passará de uma boneca.
 ----
 - Sua opinião sobre o amor? Só há um amor prejudicial ao indivíduo, á família, á sociedade -  é o amor desordenado, amor humano, amor das paixões que aviltam e degradam a humanidade; todo outro amor é necessário, obrigatório e indispensável á vida – o amor de Deus,  amor da pátria, amor do próximo, amor da virtude, amor da esposa, dos filhos e amor dos inimigos, que é o heroísmo do amor.
---
Que terra desejaria habitar e em que época? - Aqui mesmo, no Alto da Aurora, 50 anos atrás, para ter construído a Matriz em Mocozinho e mais elevada.
---
- Sua leitura favorita e predileção artística mais pronunciada? Leio pouco, por falta de tempo e sempre livros moraes e instructivos. Condeno os romances e desejaria queimar todos os maus livros.
---
 - Suas obras passadas? Fiz muitas corujas e papagaios de papel quando menino.
---
 - E a política? Que lhe parece a situação do paíz? Detesto política. Sobre a situação do Brasil não quero comprometimento nem manifestar o meu juízo.
---
- Como desejaria morrer? É intuitivo; - o mesmo que perguntar ao doente se ele quer saúde.
---
-  Sua divisa? - Todo para todos.
____
Fonte: Timbaúba ontem e hoje, Volume II, Lusivan Suna.

 *****
DE OLHO NA COPA DO MUNDO
Mariana, Antônio Fernando Cavalcanti, Adriana Brandão Morais Cavalcanti e Antônio Filho
----------
Theóphilo Henrique Cavalcanti de Albuquerque, Maria Isabela Moura Araújo e Arthur Henrique.
----------
Julierme Barbosa e sobrinhos
----------
Germano-Helenilda Ferreira /// Edna-Sergio Vilar
----------
Abrahão Silva, o Faísca, timbaubense radicado em Natal, RN, onde atua no setor de gêneros alimentícios, matando as saudades de Timbaúba.
*****
UM FATO QUE CONTINUA EM FOCO



Salão paroquial, fundos da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, Rua Monsenhor Marques da Fonseca. "Alguém poderia informar o que significa este símbolo?" Confiram abaixo as respostas enviadas. O debate continua. Deixe o seu comentário ou envie e-mail para daslan@terra.com.br  .


Teotonio Monteiro“É o Brasão do Vaticano. Essa coroa do Papa o último a usar foi o São Papa João XXIII.”
----------
Eliana Ribeiro“Procurando por alguns pontos na internet, deparei-me com a sua reportagem sobre a Heráldica Eclesiástica, ou seja, os desenhos e modelos do Brasão Episcopal. Cada Padre, Monsenhor, Bispo, Cardeal, Arcebispo e até mesmo o Pontífice Máximo da Igreja Católica, o Papa Francisco, tem seu próprio Brasão Episcopal, onde identifica, personifica sua gestão durante seu governo eclesiástico, ou seja, o tempo  no qual ele comandou aquele território religioso, seja uma Paróquia, Diocese, enfim, local onde ele morou e evangelizou. O Brasão Episcopal fica impresso nas folhas timbradas de documentos por onde ele permaneceu, na sua placa sobre seu jazigo, nas suas  túnicas... Desta maneira pode se descobrir o tempo e nome do padre, ou Bispo; enfim, desvendar o significado de cada traço ou detalhe do  desenho do Brasão, até mesmo da Ordem Religiosa a que ele pertence."
----------
Celma Lucia Vasconcelos“O símbolo do salão paroquial (se não me falha a memória) é o símbolo do Papado. É encimado pela mitra papal e traz as chaves do Reino cruzadas logo abaixo, simbolizando que o Papa é a autoridade máxima da Igreja.”
----------
"Japão" (pseudônimo de um leitor que prefere o anonimato) - "Encimado está o símbolo do Vaticano; no centro, a Fênix, símbolo de Jesus Cristo, transmutação que a Fênix faz: alimenta seus filhotes do próprio fígado; abaixo, o homem ou um anjo."

 *****

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem,primeiro vou falar da "dor" em ver Tostão e Lupicíneo:dor de grandiosidade.quanto aos símbolos:O de cima:o símboloda Santa Sé;no meio:fênix:símbol ode Jesus q deu sua vida aos homens e ressurgiu dos mortos.embaixo:provavelmente um anjo.Abraços, japão