*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 10 de junho de 2017

SESSÃO NOSTALGIA - Lynda Carter e Gal Gadot, das passarelas para o papel de Mulher-Maravilha

Daslan Melo Lima

      De 1975 a 1979, a personagem Mulher-Maravilha dominava a TV numa série protagonizada pela atriz Lynda Carter, uma das maiores fãs do primeiro filme já feito para a personagem no cinema. 
     Mulher Maravilha, estrelado pela israelense Gal Gadot, estreou quebrando recordes, tornando-se a melhor estreia de todos os tempos para um filme com uma mulher na direção – no caso, a cineasta Patty Jenkins.  Orgulhosa, Lynda Carter comemorou o resultado através de sua conta no Twitter. “Uau! Histórico e muito merecido”. 
      No  seu primeiro fim de semana, o novo filme arrecadou US$ 100,5 milhões nos EUA, segundo o portal Box Office Mojo, e fez o longa de Patty Jenkins superar a marca anterior de melhor estreia de um filme dirigido por uma mulher, que era de Sam Taylor-Johnson por Cinquenta Tons de Cinza, com US$ 93 milhões, em 2015. (Fonte:  web com metrojornal.com.br,  10/06/2017
----------

Lynda Carter, a primeira Mulher-Maravilha

Lynda Jean Córdoba Carter, Miss Estados Unidos Mundo, semifinalista (Top 15) no Miss Mundo 1972. 

        Lynda Jean Córdoba Carter, nasceu em Phoenix, Arizona, USA, em 24 de junho de 1951. Sonhando em seguir carreira de cantora, Lynda integrou diversas bandas quando ainda era adolescente. Em 1972, representou os Estados Unidos no concurso Miss Mundo, onde foi semifinalista (Top 15).  Pouco depois começou a fazer participações como atriz em séries de TV e telefilmes. 
         Foi casada com seu empresário Ron Samuels, união que durou de 1977 a 1982, quando se divorciou. Em 29/01/1984, casou-se com o  advogado Robert A. Altman, pai dos seus filhos James e Jessica Altman. O álcool se tornou um problema para a atriz no início da década de 1990, quando seu marido foi acusado de fraude bancária. Durante todo o processo, ela buscou apoio na bebida. Depois que Altman foi declarado inocente, Lynda se internou em uma clínica de reabilitação.


           Nos últimos anos, Lynda vem se dedicado à carreira de cantora. Seu CD mais recente é Crazy Little Things. Realiza turnês pelos Estados Unidos, mas a música não a afastou definitivamente da TV, ainda faz algumas participações, mesmo que esporádicas, como atriz. 
 (Fonte: informações da web mais veja.abril.com.br/, 1º/12/2016).

-----------

Gal Gadot, a segunda Mulher-Maravilha

Gail Gadot, Miss Israel, disputou o título de Miss Universo 2004, mas não obteve classificação.

       Gal Gadot nasceu em 30 de abril de 1985, em Rosh Ayin, Israel. Conquistou o título de Miss Israel em 2004, e representou o país no concurso  Miss Universo naquele ano. Em 2007, participou de uma sessão de fotos para a revista Maxim intitulada "Mulheres do Exército Israelense", que apresentou modelos de Israel que eram membros do exército daquele País. A foto de Gal apareceu no convite para a festa de lançamento do controverso ensaio, e na capa do New York Post. Em 2008, Gadot desempenhou o papel principal no drama israelense Bubot ("Bonecas"). Também foi escolhida para ser a modelo principal da Castro, a maior marca de roupa israelense. 
        Gadot apareceu em Fast & Furious 4 (Velozes e Furiosos 4), juntamente com as co-estrelas Vin Diesel e Paul Walker, após ter vencido  seis outras atrizes para o papel. Em 2010, Gadot ganhou um pequeno papel na ação-aventura Knight and Day, estrelando ao lado de Tom Cruise e Cameron Diaz. No dia 4 de dezembro de 2013, Gal foi confirmada para interpretar a Mulher-Maravilha em Batman v Superman: Dawn of Justice, juntando-se a Henry Cavill como Superman e Ben Affleck como Batman. O filme foi lançado em março de 2016. Em 2017 estrelou um filme solo da Mulher -Maravilha, sendo um sucesso nas bilheterias. Com a atriz principal sendo de Israel, País em guerra com o Líbano, o filme inicialmente foi proibido de ser exibido no país rival.


        Gal Gadot casou-se com o empresário Yaron Versano em 28 de setembro de 2008, enquanto participava das gravações de Fast & Furious 4. Tem duas filhas, Alma, nascida em novembro de 2011,  e Maya, que nasceu em março deste ano. (Fonte: informações da web mais Wikypedia)

----------

Lynda Carter e Gal Gadot se encontraram pela primeira vez em um evento da ONU que nomeou a  Mulher-Maravilha como embaixadora para o empoderamento feminino. (observatoriodocinema.bol.uol.com.br, 21/10/2016).

           Lynda Carter e Gal Gadot já garantiram em seus currículos muitos elogios pelo papel de Mulher-Maravilha, mas é como Misses que ambas ganharam lugares especiais em minhas recordações. Misses para sempre Misses.

*****


2 comentários:

Vera Lúcia Trindade disse...

Adorei a crônica dessa semana, Daslan. Fui assistir o filme no cinema e Gal Gadot está maravilhosa. E Lynda Carter ficará para sempre no meu imaginário como a Mulher Maravilha da série de televisão, já que como Miss eu vim a saber na minha fase adulta.
Abraços e ótima semana.

Unknown disse...

Muito obrigado por o seu artigo. Eu também me lembro dos filmes anteriores desta história, eles eram ótimos! Eu assisti o novo filme no cinema e devo dizer que superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Desde que eu vi o filme Mulher Maravilha trailer soube que sería um dos meus favoritos. É um dos melhores filmes do seu gênero , tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver. Realmente o recomendo.