*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 28 de outubro de 2017

Nikita. "Apenas olhe para o oeste e encontre um amigo"

          


      A primeira vez que ouvi Elton John cantando Nikita, eu estava no centro do Recife, num sábado à tarde, às margens do rio Capibaribe, ao lado do vento, meditando sobre os mistérios da vida e da morte. O meu pouco conhecimento de inglês não possibilitava  entender bem a mensagem,  mas permiti que minh’alma “viajasse” na doce e melancólica  melodia. Uma "viagem" onde encontrei amores impossíveis e proibidos entre sonhos possíveis e permitidos. 
      Faz anos que conheci uma tradução para o português de Nikita. Senti um sentimento estranho, como se já soubesse da letra. Desde então, a canção passou para os primeiros lugares da minha lista de músicas internacionais preferidas. 
     "Apenas olhe para o oeste e encontre um amigo", diz o último versoIndependente das paixões, acredito que aprendi a olhar com equilíbrio não apenas para o oeste, mas para o norte, o sul e o leste.

Ei, Nikita, está frio
no seu cantinho do mundo?
Você poderia andar por todo o globo
e nunca encontraria uma alma mais quente para conhecer.
Ei, eu vi você perto do muro.
Dez dos seus soldados de lata em fila,
com olhos que pareciam gelo no fogo,
o coração humano, um prisioneiro na neve

Oh, Nikita, você nunca saberá nada sobre meu lar.
Eu nunca saberei como deve ser bom te abraçar.
Nikita, eu preciso tanto de você.
Oh, Nikita, o outro lado da fila está em seu horário
contando dez soldados de lata na fila?
Oh, não, Nikita, você nunca saberá.

Você sonha comigo às vezes?
Você vê as cartas que eu escrevo
quando você olha através do arame farpado
Nikita, você conta as estrelas à noite?
 E se chegar um tempo que
armas e portões já não te prenderão mais,
e você estiver livre para fazer uma escolha,
apenas olhe para o oeste e encontre um amigo.

*****
-------
Elton John canta Nikita,

Nenhum comentário: