*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 22 de abril de 2018

SESSÃO NOSTALGIA – Adriana Alves de Oliveira e Adriana Lippolis Barcellos, as deusas gaúchas do concurso Miss Brasil 1981


Daslan Melo Lima


Adriana Alves de Oliveira, Miss Brasil 1981, e Adriana Lippolis Barcelos, Miss Amazonas, Vice-Miss Brasil 1981. 
-------

            O Miss Brasil 1981 foi o primeiro Miss Brasil do que se convencionou chamar de “era SS”, “era Sílvio Santos”.  Transmitido no dia 27 de junho de 1981, diretamente do Palácio das Convenções do Anhembi, o evento inaugurou a TVS em São Paulo. Devido a problemas burocráticos, a emissora central do SBT foi inaugurada quase dois meses depois, em 19 de agosto. O público em São Paulo assistiu pela TV Record, os cariocas pela TVS e os demais Estados do Brasil pelas emissoras que sobraram da extinta TV Tupi. A audiência gerou a marca significativa de 40 pontos no IBOPE.

---------

O top 5 do Miss Brasil 1981

           Das vinte e sete concorrentes ao título, as cinco do Top 12 com maior número de votos chegaram à etapa final. Com seus totais zerados, nova pontuação foi realizada e o resultado ficou assim:

                       Adriana Alves de Oliveira, Miss Rio de Janeiro, 
                                  primeiro lugar, com 110 pontos.
----------
                     Adriana Lippolis Barcellos da Silva, Miss Amazonas, 
                                         segundo lugar, 99 pontos.  
    ----------
Karin Keller Lins, Miss Distrito Federal, 
terceiro lugar, 93 pontos.
---------
                        Virgínia Helena Gomes da Silva, Miss Paraíba, 
                                        quarto lugar, 87 pontos. 
Terceira colocada no Miss PE, Virginia foi aclamada Miss Paraíba, no ano em que não houve o concurso no vizinho Estado paraibano.
----------
Rita de Cassia Spencer Pedrosa, Miss Pernambuco, 
quinto lugar, 76 pontos.

---------

A disputa acirrada das duas gaúchas 
chamadas Adriana

Adriana Alves de Oliveira e Adriana Lippolis Barcelos. 

       Nascidas no Rio Grande do Sul, mas morando em outros Estados, duas jovens dividiram a opinião pública. Ambas tinham 1,80 de altura. Lindas, simpáticas, carismáticas. Quem deveria ser coroada Miss Brasil 1981? Adriana Alves de Oliveira, Miss Rio de Janeiro, ou Adriana Lippolis Barcellos, Miss Amazonas? 


                                 Adriana Lippolis Barcellos, Miss Amazonas,
                                              Vice-Miss Brasil 1981

----------

Adriana Alves de Oliveira, Miss Rio de Janeiro, 
Miss Brasil 1981

----------
---------

        Uma pena que, ao contrário dos concursos realizados pelos Diários e Emissoras Associados, que enviava o Top 3 para os mais importantes concursos de beleza do mundo (Miss Universo, Miss Mundo e Miss Beleza Internacional), apenas a primeira colocada foi enviada para o Miss Universo. 
           Adriana Lippolis Barcelos estava visivelmente muito acima do peso ideal. Perdeu para Adriana Alves de Oliveira, quarta colocada no Miss Universo 1981 e Top 7 no Miss Mundo 1984. 

----------

          De repente, eis que estamos pertinho do mês de junho, quando o Miss Brasil 1981 completará trinta e sete anos da sua realização. Revejo no Youtube os momentos finais daquele concurso. Parece até que foi ontem que duas jovens chamadas Adriana fizeram o País sonhar com a conquista da coroa de Miss Universo, um título que não vem para o Brasil há cinquenta anos, desde que a baiana Martha Vasconcellos foi eleita Miss Universo 1968.  

*****

Momentos finais do Miss Brasil 1981            

Um comentário:

Anônimo disse...



Daslan,
Adriana não venceu o Miss Universo em 1981 porque não foi preparada suficientemente para convencer os jurados na resposta final. Faltou oratória. Era muito jovem, brincalhona, moleque, meio irresponsável na marcação da passarela. Porque beleza Adriana tinha de sobra, o suficiente para desbancar a venezuelana eleita, Irene Saez, que estava visivelmente com muitos quilos a mais. Sobre o Miss Brasil de 1981 a grande injustiça foi o quarto lugar dado a Miss Paraíba. Virgínia Helena merecia o segundo lugar.

muciolo ferreira