*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 7 de julho de 2018

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Ferreira e Fernando Guimarães na II Timbarte


          Dois consagrados artistas plásticos pernambucanos, radicados no Recife, estiveram expondo suas obras na II Timbarte, Feira de Artes e Negócios, realizada na Tulipa Recepções, sob a coordenação geral de Risalva Brandão: Ferreira e Fernando Guimarães.


----------


Ferreira
           
José Ferreira de Carvalho, ou simplesmente Ferreira, nascido no Recife em 30/08/1949, pintor, escultor, ceramista e vitralista. 

      Ferreira presenteou-me com um livro de arte, "Ferreira-Redescobrindo o Paraíso", organizado por Paulo Bruscky, Jaci Bezerra e Sylvia Pontual. Com 328 páginas, a obra foi editada pela CEPE, Companhia Editora de Pernambuco, em 2006, ricamente ilustrado com fotos de seus trabalhos.
----------
"Infância" - 2006. painel do Ferreira existente na CEPE, Companhia Edtora de Pernambuco, Recife. 4.00x4.00m. 
----------
Autógrafo do Ferreira no exemplar do livro.

----------

Fernando Guimarães

Fernando Guimarães Tavares Júnior, ou simplesmente Fernando Guimarães, pintor, desenhista e restaurador. Nascido em Timbaúba, PE, em 12/09/1960.

                   Fernando Guimarães despontou nas artes plásticas em 1990, participando do Salão de Novos de Aracaju, SE, quando ficou com a terceira colocação. Desenha desde criança. A partir de 1982, iniciou seus primeiros trabalhos com óleo sobre tela, técnica preferida, desde então tornou-se evidente em sua obra a forte ligação com a simbologia universal, coisa em que se aprofunda até hoje.
          
----------

Fortes referências pernambucanas nesta tela de Fernando Guimarães.
----------
O misticismo reina neste quadro do Fernando Guimarães. "A Balança", óleo sobre tela, é um convite para a reflexão. Obra doada pelo autor há quinze anos para o meu acervo cultural.

----------

Ferreira, eu e Fernando Guimarães, no Bar do Bode, um encontro para recordar.

***** 

3 comentários:

Anônimo disse...


Daslan,

conheço o pintor e escultor Ferreira assim como sua espoa Flora Lima, estilista famosa.
O ateliê dele funciona em sua própria residência no bairro de Campo Grande - zona norte do Recife.O local é um verdadeiro santuário onde as pessoas vivem e respiram arte em todos os recantos. Ferreira é um ícone na arte de pintar, construir esculturas para interiores e ambientes externos, murais que enfeitam várias residências e prédios comerciais, assim como adornam piscinas. Esse seu encontro com ele deve ter sido notável e especial com conversas inteligentes e muitas histórias sobre arte.
abraços,
muciolo ferreira

DASLAN MELO LIMA disse...

Muciolo,
realmente, o encontro foi inesquecível.
Simples e simpático, quando Ferreira soube que sua amiga Meiryelle Abrantes jantou no mesmo local, na época em que foi eleita Miss Pernambuco, fez questão de telefonar para ela e dizer que estava em Timbaúba.
Além da paixão pela arte, descobri um detalhe em comum: somos torcedores do Sport Club do Recife.
O artista apaixonou-se por um belo e antigo casarão do centro da cidade e cogitou de adquiri-lo para instalar um ateliê na região.
Um agrande abraço.
Daslan Melo Lima

Anônimo disse...


Notícia fantástica, maravilhosa, essa de Ferreira instalar um ateliê na sua Timbaúba.
Tenho certeza que você será convidado por ele para organizar muitos eventos e vernissages como curador das mostras.
Vou torcer para que isso aconteça.
Bj,
Muciolo Ferreira