*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 11 de novembro de 2018

"As pessoas grandes são muito esquisitas"





      Devido à estiagem, alguns trechos da zona da mata sul pernambucana, guardando as devidas proporções, lembram um deserto; principalmente se no cenário há um baobá, a árvore citada em "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry
       O menino que um dia eu fui está comigo e recita em silêncio um trecho do famoso livro. "É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
       Depois da foto, com receio de pagar mico, retiro-me do local sem fazer o que gostaria: dar um abraço no baobá. "As pessoas grandes são muito esquisitas", grita silenciosamente o menino que fui, citando outra frase do Pequeno Principe. 
----------
- Daslan Melo Lima. Fazenda Paquevira, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, 04/11/2018.
----------


MESMO ASSIM 
        Paro para uma foto na frente de árvores castigadas pela estiagem na mata sul pernambucana. 
       "Você precisa voltar no inverno para ver como isto é belo", diz o dono da propriedade. 
      "Voltarei, se Deus permitir, mas tudo isto é belo, mesmo assim"; respondo abrindo os braços, certo de que as adversidades também dão aulas de beleza e poesia. 
----------
- Daslan Melo Lima, domingo na Fazenda Paquevira, Vitória de Santo Antão, Pernambuco. 04/11/2108.
----------


FLOR DE PROVENÇA

       Enquanto caminho nos campos de lavanda do sudoeste da França, busco o ângulo ideal para eternizar o momento através da selfie
    As flores remetem a paisagens da Europa que só conheço através de fotografias. Nada custa fantasiar que estou em Provença, quando na realidade me encontro na mata sul pernambucana, região castigada pela estiagem. 
     A planta é conhecida por Flor de São Miguel, Capela de Viúva, Touca de Viúva, Viuvinha e Petreia. "Se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume", dizia William Shakespeare. Vou chamá-la "Flor de Provença". 
----------
- Daslan Melo Lima. Sitio Paquevira, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, 04/11/2018.

*****

Um comentário:

Jeová Barboza de Lira Cavalcanti disse...

Fora de série esse texto sobre a estiagem na Mata Sul de Pernambuco, o que nos leva a meditar acerca da importância que não damos às pequenas coisas, como nos desperta "O PEQUENO PRÍNCIPE", livro sobre o qual tive a oportunidade de ler o seguinte: "O autor nos leva a refletir que devemos dar mais importância para as características das coisas e para a essência das pessoas (pois o essencial é invisível aos olhos). Cada pessoa possui um mundo dentro de si que merece ser cautelosamente explorado. Quando criamos laços afetivos com alguém, essa pessoa possui um certo poder e uma certa responsabilidade sobre nós (da mesma forma, somos responsáveis pelos laços que criamos). Criar laços pode nos causar algum tipo de dor, todavia é necessário para que não nos sintamos sozinhos na caminhada da vida. Não há perfeição nos relacionamentos, mas podemos nos aperfeiçoar em prol dele. Não devemos perder (ou estar longe) para valorizar, antes, aprendamos a valorizar para não perder. Nenhuma experiência é perdida, seja ela agradável ou não. Tudo é aprendizado".E na volta à Fazenda Paquevira, no inverno, verá verá como a natureza encarregou-se de transformar a paisagem hoje seca e quase desértica, num verdadeiro paraíso!