*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 27 de janeiro de 2019

Pitimbu, litoral da Paraíba, um verão para recordar



PIPAS AO VENTO 

        Apresso-me em fotografar o show proporcionado pelas pipas e pelo vento. Minha vontade é comprar todas ao vendedor e sair semeando beleza pela praia. 
       "Há mercado de trabalho para quem lida com pipas?" Pergunto em silêncio ao mar. Ele responde o que eu gostaria de escutar: "Sim, enquanto houver o vento e alguém cultivando a criança que um dia foi, em atitude ou pensamento." 
----------


POESIA, RAINHA AZUL DO MAR 

       "Azul é o céu! / Azul é o mar! / Azul é a rainha que nós vamos coroar!" Assim gritava a torcida do cordão azul nos pastoris da minha infância alagoana em São José da Laje. O cordão azul quase sempre vencia e eu sonhava com o dia de conhecer o mar, o que só aconteceu aos quinze anos de idade. 
      "Azul é o céu! / Azul é o mar! / Azul é a rainha que nós vamos coroar!" O vento trás vozes de um tempo que se foi. O coral aumenta. O menino que um dia eu fui pega uma coroa invisível e corre para o mar, a fim de coroar a Poesia, Rainha Azul do Mar. 
----------


ALENTO 
      O coqueiro nunca quis se afastar do mar. Agarrou-se à terra para o céu alcançar. Ficaram as marcas do vento. E esta canção de alento. 
----------

POR AMOR 
      Tão próximo do mar para amar o mar, para no mar amar, para amar um mar. 
      Tão próximo do mar para do vento escutar que jamais seremos amados com a mesma intensidade do mar. 
       Tão próximo do mar para amar um mar, para no mar amar, para amar o mar. .
----------

ETERNIDADE 
      Enquanto os pescadores aguardam em suas embarcações a hora de ir ao alto mar, faço uma pausa para a foto e busco viver com o vento a poesia do momento. Lembro-me de alguns versos de Rimbaud e declamo em silêncio: "Ela foi encontrada! Quem? A eternidade. É o mar misturado ao sol." 
----------

PRINCESA DO MAR 
      Quando ela, acompanhada do amado, chegou, o vento suspirou e o mar avançou. Uma noite para recordar. Eu, Elizabeth Muniz Falcão e Joaquim Francisco. Ela tem no currículo os títulos de Miss Macaparana, Top 10 no Miss Pernambuco 2012; Top 15 no Miss Terra Brasil 2013; Musa da Mata Norte e Vice-Musa do Galo da Madrugada 2014. Merece mais: ser aclamada Princesa do Mar, diante dos aplausos do vento e do avanço do mar. 
----------
Crônicas de Daslan Melo Lima
Pitimbu, litoral paraibano, janeiro de 2019
----------

Nenhum comentário: