*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 6 de janeiro de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - O alegre roteiro de Ângela Vasconcelos, Miss Brasil 1964

Daslan Melo Lima


         A chegada de Ângela Vasconcelos, Miss Paraná, em Curitiba, apos ter sido eleita Miss Brasil 1964, foi um acontecimento marcante. Em quatro páginas, a revista Manchete (nº 640, Ano 12, 25/07/1964) contou como foi, através de reportagem de José Rodolpho Câmara e Clóvis Scarpino, com fotos de Nelson Santos.   


Jamais se ouviu no mundo um coro tão afinado e monumental: milhares de pessoas postadas ao longo de um percurso de dezesseis quilômetros (do aeroporto à cidade de Curitiba), repetiam: "O bi é nosso!" O bi é nosso!" Foi com esta otimista previsão que a população da capital paranaense aclamou, dias atrás, sua miss vitoriosa. Recebida por seus colegas de escola, que lhe entregaram imenso buquê de flores, Ângela cumpriu a primeira parte do seu roteiro num carro conversível. Mas, ao chegar ao centro de Curitiba, subiu num carro do Corpo de Bombeiros, onde agradeceu aos aplausos de compacta multidão. Após três horas de ruidoso desfile, Miss Brasil conseguiu chegar à sede do Circulo Militar, clube que a elegera Miss Paraná. 
--------
Detalhe: "O bi é nosso!" O bi é nosso!" Ieda Maria Vargas, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil do ano anterior, tinha conquistado o título de Miss Universo 1963. Os paranaenses sonhavam com a possibilidade de Ângela Vasconcelos repetir em Miami Beach o mesmo sucesso da gaúcha.  
----------
Na janela do Círculo Militar, Miss Brasil assinou autógrafos sobre a capa do último número de Manchete.

Quando Ângela partiu do Rio, declarou que ia ao Paraná para repousar, "antes de enfrentar a maratona de Miami". Mas, em Curitiba, Miss Brasil não teve um minuto de descanso. No dia da sua chegada, após o desfile da vitória, recebeu cumprimentos dos admiradores no Círculo Militar e ficou com a mão doendo de tanto assinar autógrafos. Em seguida, concedeu entrevista na televisão. Sábado à tarde, atendeu aos amigos  que compareceram à sua casa e, à noite, Ângela foi homenageada com um baile de gala, no Círculo. O governador Nei Braga vai oferecer-lhe esta semana um banquete e um presente (guardado em segredo).  
----------   

À chegada, no aeroporto, Miss Brasil estava com um elegante chapéu. Mas, logo, a multidão começou a reclamar a coroa, com a qual ela desfilou pelas ruas da cidade. Ângela pretendia descansar em casa, mas a imprensa curitibana  ainda não a deixou em paz. 

----------

         Ângela Teresa Pereira Reis Neto Vasconcelos representou muito bem o Brasil no concurso Miss Universo 1964, realizado em 1º/08/1964, no Miami Beach Auditorium, Miami Beach, Flórida, Estados Unidos. Entre sessenta candidatas, Ângela obteve classificação entre as semifinalistas (Top 15). 
       Culta, educadíssima e elegante, fez um reinado inesquecível, embora depois tenha confessado que não tinha valido a pena ser Miss Brasil. Entre as alegações: ter de dar entrevistas e participar de eventos, quando o que queria era ficar em casa e ler um bom livro.   

*****

10 comentários:

Anônimo disse...


Ate hoje não consigo decifrar o comportamento anti-miss de Ângela Vasconcelos, depois de todas as glórias e a visibilidade que o título de Miss Brasil lhe proporcionou.

Ela não dá entrevistas e nem faz nenhuma aparição pública como ex-miss em nenhum evento relacionado ao concurso.

A matéria vale pela lembrança de 1964 que, fora o golpe militar, foi um ano espetacular do Miss Brasil com um time de finalistas belíssimas pra ninguém botar defeito.

Um excelente início de 2019 a todos os leitores, especialmente ao titular do blog, meu amigo Daslan.

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Faltou a Ângela Vasconcelos real vocação para ser Miss? Ou declarou que não tinha valido a pena ser Miss num momento de estresse?

Rodrigo Sérgio
Montes Claros/
Minas Gerais

Vera Lúcia Trindade disse...

Daslan, fiz uma postagem igual a essa nos 50 anos de reinado de Ângela Vasconcelos, inclusive com as mesmas fotos tiradas da saudosa revista Manchete.
Em tempo: a foto em que Ângela está na janela autografando um exemplar da Manchete com sua foto estampada na capa, é a primeira da qual tive conhecimento sobre uma Miss Paraná ter sido eleita Miss Brasil.
Abraços e um ano cheio de alegria, saúde e paz pra todos nós.

http://pontocruzpontocommisseseliteratura.blogspot.com/2014/12/o-alegre-roteiro-de-angela.html

Unknown disse...

Essa carioca radicada no Paraná , foi a mais anti etica miss Brasil , ou seja , cuspiu no prato que comeu . Comportamentos semelhantes tiveram Zeze Leone e Carmem Silvia ( misseis em 1922 e 1967 ) . Nao entendo o porquê ! . Mas nao acredito que ao povo gritar o bis é nosso , seje por causa de Ieda , um ano antes . Se vocês nao se recordam , o Parana teve sim uma miss Brasil em 1929 , destronada pelos cartolas do evento . Jose Vagner , Cubatao -SP - watssap 13-988595800 . Obrigado

DASLAN MELO LIMA disse...

Olá, José Vagner, o povo ao gritar "o bi é nosso" se referia, com certeza, ao fato de que Ângela Vasconcelos poderia repetir a façanha de Ieda Maria Vargas em Miami.

Grato por visitar sempre PASSARELA CULTURAL.

Daslan Melo Lima

Unknown disse...

Nao há do que , prezado Daslan , obrigado , José Vagner

Unknown disse...

Os brasileiros amam as suas misses. Falam de todas elas com o maior carinho. Angela Vasconcelos tem jeito de ser muito amável. Creio que falte alguém procurá-la para fazer uma matéria especial sobre sua trajetória.
Ela tem uns traços tão delicados nas fotos.
As misses tem uma história tão bonita para contar em relação de tudo que passaram, creio que a Angela Vasconcelos receba com carinho os jornalistas, pois é uma história tão bonita a ser contada. As pessoas amam...
Num evento conheci rapidamente a Maria Olivia Rebouças -Miss Brasil 1962- e ela foi tão amável, educada, simpática e muito querida que tirei até uma foto com ela.
Angela Vasconcelos não será diferente de Maria Olivia. Terá a maior alegria de falar das curiosidades do concurso, que o povo desconhece.
Angela, mãe do ator Pedro Vasconcelos.
Abraço a todos!
Edi Corrêa - Sorocaba/SP


MILTON disse...

Ela é mãe do ator e ex diretor da tv GLOBO , PEDRO VASCONCELOS

Anônimo disse...

Olha a gramática kkk

Luciana disse...

Com certeza, uma senhora linda e amável, pois tem um filho Super Bacana, diretor Pedro Vasconcelos