*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Maio, para sempre maio


O quinto mês do ano me leva para as noites marianas da minha infância alagoana em São José da Laje. Como membro da Cruzada Eucarística Infantil, certa vez fiz parte de um coral onde cantei o "Canto de Coroação de Maria". 


"Queremos de Maria a fronte coroar.
Ó digna-te, Mãe Pia, tais flores aceitar.
_

Do nosso louvor, recebe hoje a flor.
Aceita-a, Virgem Pia, e dá que no céu, Possamos sem véu, te contemplar um dia. Cantar com alegria, o teu louvor, o teu amor, Em celeste harmonia.
_
Do lírio te ofertamos o casto e puro alvor.
Em ti, porém, achamos mais divinal candor.
_
A flor da caridade, na linda e rubra cor, Aceita-a, com bondade, ó Mãe do puro amor."

Se você for ao altar de Nossa Senhora de Lourdes, na Igreja Matriz de São José, envolvido em silêncio, não estranhe se encontrar um menino ajoelhado vestido de branco. A projeção dessa recordação está lá, eternamente envolvida na saudade de um maio que se foi. 
----------
Daslan Melo Lima
Timbaúba, PE
09/05/2019

----------

Minha canção de maio



Dayvison Gabriel, um dos meus sobrinhos-netos, não deseja hoje no mar se banhar, apenas abrir os braços para o oceano abraçar. Peço a Deus que ele cresça sem perder de vista o menino que é. E quando um dia homem feito for, que em sua alma chegue o eco da canção que agora escuto. E a canção que escuto, "Vento de Maio", do baiano Gilberto Gil e do piauiense Torquato Neto, se para mim é uma dose de fé, para ele seja um legado de esperança.

Oi você, que vem de longe
Caminhando há tanto tempo
Que vem de vida cansada 
Carregada pelo vento
Oi você, que vem chegando
Vá entrando, tome assento.
     
Desapeie dessa tristeza
Que eu lhe dou de garantia
A certeza mais segura
Que mais dia, menos dia
No peito de todo mundo
Vai bater a alegria. 

Oi, meu irmão, fique certo
Não demora e vai chegar 
Aquele vento mais brando
E aquele claro luar
Que por dentro desta noite
Te ajudarão a voltar. 
  
Monte em seu cavalo baio
Que o vento já vai soprar
Vai romper o mês de maio
Não é hora de parar
Galopando na firmeza 
Mais depressa vai chegar. 

       Canções populares como “Vento de Maio” são mensagens motivacionais que não têm preço. Eu diria que são expressões de religiosidade, independente de religiãoA fé e a esperança dão as mãos num apelo que toca a alma e voa ao céu. 
        Torquato Neto desistiu de viver no dia 10/11/1972, um dia depois de ter completado 28 anos de idade. Fatos lamentáveis não anulam a energia positiva do vento. Fortes estarão nossas mãos e braços para continuar acreditando no amor, quando falharem os abraços do vento de maio.  
----------
Daslan Melo Lima
Recife, PE, 03/05/2019, enquanto Gilberto Gil canta "Vento de Maio",
https://www.youtube.com/watch?v=46jMtuF95qs


*****
  


Nenhum comentário: