*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 5 de maio de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - Três Misses de 1964. Encontro com o General Costa e Silva, Ministro da Guerra

Daslan Melo Lima



          Rio de Janeiro, 06 de julho de 1964. Dois dias depois da eleição da Miss Brasil, o General Artur da Costa e Silva (1899-1969) recebia em seu gabinete três jovens que disputaram o título máximo da beleza brasileira daquele ano: Ângela Vasconcelos, Miss Paraná, eleita Miss Brasil; Vera Lúcia Couto dos Santos, Miss Guanabara, segunda colocada; e Ana Maria Costa Caldas, Miss Pernambuco, quarto lugar.  

Da esquerda para a direita: Ana Maria Costa Caldas, Miss Pernambuco; Ângela Vasconcelos, Miss Paraná-Miss Brasil; General Costa e Silva, Ministro da Guerra; e Vera Lúcia Couto dos Santos, Miss Guanabara.  ***** Foto de Gervásio Batista (1923-2019), revista Manchete, 25/07/1964, Ano 12, N° 640.
----------
Elas receberam de presente uma miniatura da espada do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o  Duque de Caxias (1803-1880), patrono do Exército Brasileiro. 
----------
Detalhe: Seria lógico que Maria Isabel de Avelar Elias, Miss Sergipe, terceira colocada, tivesse acompanhado Ângela e Vera ao gabinete de Costa e Silva. Deve ter havido algum imprevisto em sua agenda, razão pela qual Ana Maria a substituiu naquela ocasião como integrante do Top 3 do Miss Brasil 1964. 

----------

                  Manchete, 25/07/1964, Ano 12, N° 640.
                                ----------
         

Miniatura (16 centímetros) da espada de Duque de Caxias, com banho de ouro e  cabo madripérola.  ***** Foto: emporiogiovenzzo.com.br

                              ----------

       Depois daquele julho de 1964, Ângela Vasconcelos ficou entre as semifinalistas (Top 15) do Miss Universo, em Miami Beach; Vera Lúcia Couto dos Santos conquistou o terceiro lugar no Miss Beleza Internacional, realizado em Long Beach; Maria Isabel de Avelar Elias,  ausente ao encontro, obteve  o quarto lugar no Miss Mundo, que aconteceu em Londres; Ana Maria Costa Caldas disputou o Miss ONU (Nações Unidas), na Ilha de Majorca, Espanha; e o General Artur da Costa e Silva tornou-se Presidente do Brasil, no período de   15/03/1967 a 31/08/1969.   
          Aquele trio maravilhoso deve conservar até hoje as miniaturas da espada do Duque de Caxias, recordações mágicas de um tempo que se foi. 

                                  ***** 
                               

    

4 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos nessa foto, o rosto mais bonito é o da Miss Pernambuco. Aliás, esse era o que deveria ter sido o Top-3 do Miss Brasil. Muciolo Ferreira.

Anônimo disse...

Linda, a Miss Pernambuco, muito aplaudida pelo público do Maracanãzinho. No desfile de maiô, recebeu mais aplausos do que Ângela Vasconcelos.

Jorge Albuquerque - Brasília, DF

Anônimo disse...

Faz anos que li aqui em Passarela Cultural uma matéria contando a história do quarto lugar de Ana Maria Costa Caldas.
Dugiro ao Daslan que republique aquela Sessão Nostalgia devidamente repaginada. Vai ser um sucesso!

Amanda Rocha de Petrolina/estado de PE

Anônimo disse...


Concordo e endosso a sugestão de Amanda Rocha.O Daslan poderia republicar a história do injusto quarto lugar dado a pernambucana com uma linguagem repaginada e ouvido alguns especialistas no assunto para que pudéssemos entender o que realmente aconteceu. Porque Ana Maria Costa e Vera Lúcia Couto eram as melhores para substituir Iêda Maria Vargas.

muciolo ferreira