*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 24 de setembro de 2011

VALE A PENA LER DE NOVO / DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

CINE TEATRO RECREIOS BENJAMIN, UMA AGONIA PERTO DO FIM - Ao que tudo indica, a agonia do Cine Teatro Recreios Benjamin está perto do fim. O prefeito Marinaldo Rosendo enviou para a Câmara Municipal de Vereadores um projeto visando as providências devidas para desapropriação da histórica casa de espetáculos, tombada pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco. ***** Enquanto isso, a Fundarpe recebeu ordens do governador Eduardo Campos para restaurar o Recreios Benjamin.  ***** Detalhe: Confira no final desta secção, no quadro "Memória Timbaubense", uma bela foto do interior do Recreios Benjamin, totalmente lotado, em dia de espetáculo, na década de 1950. 
*****

4ª MOSTRA DE ANTIGOMOBILISMO
.....
No domingo, 25, aconteceu a 4ª Mostra de Antigomobilismo de Timbaúba,evento que reuniu colecionadores de carros antigos de Pernambuco e Estados vizinhos. As festividades começaram às 9 h, com um café da manhã na sede da Banda 1º de Novembro e com a concentração de veículos na Praça de Timbaubinha. Em seguida, os automóveis seguiram para o pátio do Timbaúba Tênis Clube, onde aconteceu a entrega de troféus, tudo ao som de música ao vivo e uma elogiada feijoada. O Dr. Jefferson Leal, idealizador do evento, está de parabéns pelo sucesso da promoção.  
 

 
 
 
A jovem de cabelos encaracolados veio de Natuba-PB com seu fusca dos anos 1980. Metaxas Rodrigues levou a sua camioneta de 1949. A equipe da empresa NOVA, Concessionária Volkswagen, uma das promotoras do evento, estava atenta para efetuar negócios. Motos e bicicletas antigas também marcaram presença.  

 *****
MULHERES NO EVANGELHO
.....
A FET, Federação Espírita de Timbaúba, promoveu no domingo, 25, um desfile temático sob o título Mulheres no Evangelho, com renda destinada para a construção da sua sede própria. Dezessete mulheres apresentaram modelos inspirados nas grandes figuras femininas da Bíblia, a Samaritana, Madalena, Verônica... Um espetáculo de bom gosto, produzido pela Fraternidade Espírita Peixotinho, do Recife, onde a fé e  a emoção predominaram em cada passo e em cada gesto das protagonistas.
 
 
 
 ***** 
..... 
GAROTA SAFADA, A DOMINGUEIRA DO FORRÓ NO SÍTIO
.....
O Forró no Sítio voltou a realizar uma grande festa. Além de Garota Safada, o Forró da Canxa levou o público ao delírio.

 
 *****

.....OS 32 ANOS DO MOTOR CLUBE
.....
O Motor Clube de Timbaúba celebrou seus 32 anos de fundação com uma noitada maravilhosa. A Banda Som Classe A, um dos patrimônios culturais da cidade, deu um show inesquecível. 
 
 Casais Aparecida-Sílvio e Nelsinho-Marciana
 Prefeito Marinaldo Rosendo ladeado por Maria das Mercês Rodrigues e Luiz Gonzaga da Cruz. 
 
 
 
 

*****
....
FESTIVAL DE TALENTOS DA ESCOLA SANTA MARIA 
.....
 
Graça, inteligência e talento, eis os quesitos que predominaram no II Festival de Talentos da Escola Santa Maria. Registrei poucas imagens, pois passei o tempo integrando a comissão julgadora, mas o site TIMBAFEST, parceiro de PASSARELA CULTURAL, estava documentando tudo. Não foi fácil apontar os três primeiros colocados. Quase todos os concorrentes mereciam o primeiro lugar, cada um deu o melhor de si, dentro da sua vocação.  
*****
.....
O VERNISSAGE DE JOSELMA 
.....
Foi um sucesso o vernissage de Joselma de Melo. As obras da artista plástica continuam expostas e à venda no Restaurante Itiban, na frente da Prefeitura Municipal,  até o domingo, 02 de outubro.

*****
.....
MEMÓRIA TIMBAUBENSE
.....

Cine Teatro Recreios Benjamin, década de 1950. Na quarta fila, Sr. Joel Monteiro e D. Glorinha, nas cadeiras do centro. Na área direita, a família do Sr. Raul Borba, vendo-se as filhas Rute,Zélia,Narcisa e Marina. Atrás, Luis Marinho    e
Jandira Falcão. Você saberia identificar outras pessoas? Lembrete: Para visualizar a imagem em tamanho maior, basta um clique no lado esquerdo do mouse. (Foto: Arquivo de Ana Glória)
*****

5 comentários:

Anônimo disse...

bela foto, na terceira fila a esquerda e no corredor está a legendaria figura de Timbaúba que é Zezinho Barbeiro

Madalena disse...

Ao lado de Zezinho Barbeiro está a esposa dele. Ainda se vê: Manoel Xavier e a esposa Inês, do Engenho Horácio; Luzia Xavier (esposa de Miguel), do Engenho Coités.

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Ana Glória, a respeito dos 32 anos de fundação do Motor Clube de Timbaúba.
>>>>>>>>>>

Daslan:
ANO 1952- Fundação do Clube dos MOTORISTAS.Sócio Fundador Joel Monteiro de Araújo.
Atualmente,Motor Clube.Existe uma Fotografia no MOTOR CLUBE de Joel Monteiro de Araújo.
Solicitada pelo Presidente do Motor Clube.
Doação da Familia Monteiro,registro no verso do quadro no Motor Clube.
Registros desse Clube dos Motoristas de Timbaúba :
Existem dois estandarte da Fundação do Bloco do Clube dos Motoristas.Você tem fotos
do altar da noite mariana e a chegada na frente da Igreja da carreata do Clube dos Motoristas de Timbaúba.
No dia 31 de maio-Procissão -uma carreata do Clube dos Motoristas.
Saindo da atual Paróquia Nossa Senhora da Conceição(Mócos) até a Matriz de Nossa Senhora das Dores.
Muitos carros,muitos fogos e uma multidão.Monsenhor José Marques da Fonsec a autorizou a solicitação
do fundador do Clube dos Motoristas-Joel Monteiro de Araújo para encerramento do Mês MARIANO,TODOS OS ANOS.
Você registro das fotos do Pastoril que faz parte desse Clube dos Motoristas,onde existiam grandes
festas nesse clube.Daí,o tempo é bem maior que 32 ANOS de existência desse clube ,apenas o
NOME MOTOR CLUBE EXISTE 32 ANOS.
A RODOVIÁRIA DE TIMBAÚBA-PE está no NOME do PIONEIRO EM TRANSPORTE COLETIVO na CIDADE
DE TIMBAÚBA-PE-JOEL MONTEIRO DE ARAÚJO.Grande cidadão que fêz as ligações entre os
Municípios de Timbaúba-PE .E a mais importante ligação TIMBAÚBA-RECIFE
A Memória Timbaubense não teve ser atropelada pelo TEMPO.
Cordialmente,
Ana Gloria.
Filha de Joel Monteiro de Araújo e Maria da Gloria Ferreira de Araújo.
>>>>>>>>>>

tranquelino disse...

Daslan,

Essa foto tem na casa de mamãe, onde ela e papai (Glorinha e Joel Monteiro), estão atrás do Sr. Zezinho Barbeiro, mas precisamente na 5 fila lado esquerdo. No lado direito na 2 fila estão quatro filhas de Sr. Raul Borba nosso vizinho(só me lembrei do nome de Ruth e Marina).

abç,
Tranquelino

DASLAN MELO LIMA disse...

Mensagem da Professora Zarinha, via Orkut, a propósito da foto da platéia do Cine Teatro Recreios Benjamin
>>>>>>>>>>

Querido amigo, amei esta foto histórica e reconheci algumas pessoas.

Na fila da frente de Sr. Raul estão o Sr. Normando Vasconcelos, sua esposa Maria de Jesus e as filhas Norma e Neide (ex- primeira dama de Pernambuco, quando foi casada com Jarbas Vasconcelos).
Na terceira fila do mesmo lado, Sr. Walfredo Tavares e sua esposa Maria Cristina. Mais para trás, Sr. Hibernon Cavalcanti, sua esposa Maria Emília e sua filha Marisa.
Na frente, Sr. Zezinho Barbeiro e sua esposa D. Lourdinha. No mesmo lado, D.Nila, mãe de Dr. Florêncio, e a pequena no corredor, Florenisa, sua filha mais velha.
Ainda no lado de Sr. Raul, D. Lourdes Cordeiro e Margot Fischer.

Usei uma lupa, se descobir mais alguém, informarei.

Um grande abraço.

>>>>>>>>>>