*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 7 de julho de 2012

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Memória timbaubense - São João 2012 - Roteiro poético de Timbaúba

                                
MEMÓRIA TIMBAUBENSE 
APA
 ASSOCIAÇÃO PAROQUIAL DE ASSISTÊNCIA


Imóvel onde funcionou a APA-Associação Paroquial de Assistência, cuja construção foi iniciada em 1953, por iniciativa do Monsenhor José Marques da Fonseca (1900-1979), e inaugurada em 1º/05/1963. 

      A singela capela, dedicada a São José Operário, patrono da instituição, foi demolida nos anos 2000, com o propósito de se construir no mesmo espaço um templo maior. A capelinha foi destruída, mas a igreja nova não foi erguida. 
   Foi na APA que funcionou a Faculdade de Timbaúba, antes de a mesma se mudar para o prédio próprio, no bairro de Sapucaia. O imóvel da APA continua nas mãos da Igreja Católica. 
----------
Foto extraída do livro Timbaúba Ontem e Hoje, Volume l, Timbaúba. PE, 1992 - Lusivan Suna, Edição do Autor - Página 185.
--------------------
Cópia completa de matéria sobre a APA, extraída do livro Timbaúba Ontem e Hoje, Volume l, Timbaúba. PE, 1992 - Lusivan Suna, Edição do Autor - Página 185.
--------------------
"Almofada" original da porta principal da APA, em madeira de lei cedro. Material de demolição, peça pertencente ao acervo de Daslan Melo Lima, editor do blog PASSARELA CULTURAL. ***** Dimensões: 60 cm de comprimento por 34 de largura. Espessura: 4 cm.
---------------
Aspecto da APA sem a capela de São José Operário. 
                    Foto: Facebook/Timbaúba em números, fatos e fotos.                          ---------------

Os arcos da Apa, Associação Paroquial de Assistência, no bairro de Três Cocos, são  as molduras preferidas do Vento, que passa invisível no final da tarde, indo e vindo para o Alto Santa Terezinha. - Texto poético e foto de Daslan Melo Lima.


*****

UM SÃO JOÃO PARA RECORDAR
.....
 Gilmara e Urias Rodrigues Nery
   Débora Giselly e Henrique Neto
Isabela Moura e Theo Henrique
 Cezário Jr e Milena Vieira
 Ivaldo Apolinário e Ester Lopes

Juca Queiroz e Mirele Vieira

*****

ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA

OS COCOS DE TRÊS COCOS - Sob um céu infinitamente azul, o vento traz canções do mar para os coqueiros da Av. Almirante Barroso, no bairro de Três Cocos. Tranquilo, um senhor sobe para tirar cocos, talvez cantando em silêncio aquele frevo que diz "Eu quero me trepar num pé de coco. / Eu quero me trepar pra tirar coco. / Depois eu quero quebrar o coco, / pra saber se o coco é oco, / pra saber se o coco é oco."

*****

MEMÓRIA TIMBAUBENSE 


Manoel e Carmelita, um orgulho timbaubense

*****

Um comentário:

Anônimo disse...

A brilhante (para dizer ao contrário) ideia de demolir a Capela dedicada a São José Operário foi do Monsenhor Orlando. Ele sonhava muito alto e queria construir aqui em Timbaúba uma CATEDRAL (creio que queria que a sede da Diocese mudasse de Nazaré da Mata para Timbaúba e ele seria o Bispo) . Primeiro, ele botou na cabeça que seria na Praça do Centenário e como a Prefeitura não permitiu, ele derrubou a capelinha para fazer a sua sonhada Catedral naquele local.

Na época da demolição, lembro que diziam que o movimento do neo-catecumenato iria bancar a construção com verbas vindas não sei de onde. Até a Creche Mãe Rainha que fucionava em uma parte no lado esquerdo da APA e em um prédio construido em um terreno anexo ( que foi levantado com doações dadas e a Igreja não contribuiu em nada nada), ele aperreou tanto pelo espaço utilizado pela creche que botou D. Santinha para correr. Diante da pressão dele a coitada não aguentou. Graças a DEUS e a Sâo José, achou uma alma caridosa que lhe cedeu um espaço para transferir a creche). Hoje o local só não esta entregue às baratas porque a Prefeitura e outros órgãos estaduais utilizam o que restou para promover seminários e capacitações.

Antes da demolição, todo dia 1º de maio a procissão saía de lá. São José é o Santo Protetor dos Trabalhadores. Era uma procissão luminosa e acompanhada por um grande número de fiéis e pela Banda 1º de Novembro; mesmo a Capela não estando em bom estado eram celebradas missas e casamentos, pois tinha um salão ao lado para a recepção.

QUE TAL FAZER UM MOVIMENTO PARA CONSTRUIR UMA NOVA CAPELA ??? VAMOS PENSAR NO ASSUNTO ??? JÁ TEMOS O PRINCIPAL QUE É O TERRENO E OS SINOS QUE SAO DE BRONZE DA MELHOR QUALIDADE E COM O NOME DO DOADOR GRAVADO..... DOAÇÃO DE J M DA S E FAMILIA. 1963