*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 14 de julho de 2012

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

AUCICLEIDE COSTA, UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO


Daslan Melo Lima

    Naquele já distante 24 de março de 1998, o relógio marcava 8 horas da manhã, quando a jovem Aucicleide Almeida Costa, uma jovem tranquila e saudável, nascida em Feira Nova-PE em um 22 de agosto, e radicada há anos em Timbaúba, tomava banho.  De repente, ela sentiu uma espécie de picada na nuca. Passou a mão no local e não detectou nada de anormal. Saiu do banheiro e a sensação de desconforto foi ficando intensa. Levada a uma clínica, o diagnóstico impreciso apontou para algo referente a uma “crise nervosa”. Às 10 horas da manhã, Aucicleide estava tetraplégica.
      Filha caçula do casal Enivaldo Almeida Pereira Costa e Ana Faustina Costa, que lhe deu quatro irmãos, Aleide, Aelson, Aurileide e Albert, Aucicleide fez o Ensino Médio no Colégio Timbaubense e cursou o Magistério no Colégio Cenecista. Depois daquele dia conturbado, teve início uma verdadeira “via crucis” em sua existência: hospitalização, medicamentos, lágrimas... Mas também teve o alento das orações, muitas orações. O vírus que se alojou em sua coluna foi tratado, mas nunca identificado.  Lúcida o tempo todo, a jovem tinha uma determinação: não se submeter a nenhum medicamento de tarja preta, aqueles que pudessem turvar sua consciência. Aos poucos, a jovem foi sentindo seus membros, reaprendeu a se locomover e hoje, 14 anos depois, leva uma vida praticamente normal. 

     Na foto ao lado, Aucicleide ladeada pelas irmãs Aurileide e Aleide. As verdades de Aucicleide: Tenho muito orgulho da pessoa que sou hoje. Tive momentos de tristeza, mas nunca me senti infeliz.  A adversidade me ensinou muito, aprendi que a felicidade está nas coisas simples. Temos que ser felizes na simplicidade. Independente de religião, aprendi a conversar com Jesus no silêncio e a apreciar as leituras de livros como Tempo de Espera, A Cabana e O Ágape, e filmes como O Óleo de Lorenzo. O carinho da minha família foi e continua sendo importante na minha recuperação. Viver é viver o instante. Temos que ser felizes na simplicidade. Morrer é necessário. As pessoas nascem, crescem, envelhecem, adoecem... Há um momento em que chega a hora em que morrer é necessário.
     Ping-pongComida: Chocolate.  Bebida: Água. Clube Esportivo: Sport Club do Recife. Cor: O contratste preto-branco. Programa de TV: Os da Canção Nova. Ator: Tony Ramos. Atriz: Maitê Proença. Um homem bonito: Meus irmãos e meus sobrinhos. Uma mulher bonita: Minhas irmãs e minha sobrinhas. Preferências musicais: As músicas de Bruno e Marrone, Aline Barros e Sandy e Junior.
    Você, leitor (a), imagine-se no lugar de uma jovem linda, inteligente, que de repente se viu privada de fazer tudo aquilo que é tão natural para a sua faixa etária. Se para vocês a visão é arrasadora está na hora de rever seus conceitos, basta fazer uma reflexão na trajetória de Aucicleide Costa. Ela  enfrentou a adversidade com elevado senso de religiosidade, independente de religião, e nunca duvidou que os milagres acontecem.

*****
 FATOS EM FOCO

BELEZA EM DOSE DUPLA  -  Adriana Apolinário, Garota Verão de Timbaúba 1991, e o seu filho Paulo Mendonça, segundo colocado  no concurso Mister ETE-Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar 2012.
.....
..........
 
DE OLHO NA FAMA - Joice Adélia, adolescente timbaubense, 16 anos,  residente no distrito de Caueiras, na vizinha cidade de Aliança, representou a praia de Candeias no concurso Miss Pernambuco Global Teen 2012, realizado recentemente no Teatro Beberibe, e conquistou um honroso segundo lugar. ***** O título de vice-Miss PE Global Teen também deu a Joice o direito de disputar o Miss Brasil Global Teen 2012, agendado para novembro, em Salvador, Bahia. ***** No mês passado, Joice Adélia foi eleita Miss ETE-Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar. *****  (Foto: Facebook do Miss Pernambuco Global teen)


*****
.....
MEMÓRIA TIMBAUBENSE
.....
Timbaúba-PE, 23/11/1966. Comemoração do último de aula da turma concluinte do curso ginasial do Colégio Timbaubense, na Sorveteria Brasília. Sentados, da esquerda para a direita, Aurinéia, Hiram Freire, Janice, Artur Ferreira, Mário, Edna Barbosa, Reginaldo Pessoa, Biu Mendes, Severino Barbosa, Everaldo, Antonio, Lourdes, Penha, Antonio Monteiro, Manoel Barbosa. Em pé, da esquerda para a direita, Edite, Nivaldo, Neide Apolinário, Josafá de Freitas, Rogério Lucena e Toninho. (Foto: Acervo de Josafá de Freitas). ***** PASSARELA CULTURAL pergunta: Você tem alguma história para contar envolvendo a Sorveteria Brasília?  Deixe  seu comentário no rodapé desta secção ou envie para daslan@terra.com.br .

*****
.....
ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA
RUA DE SÃO PEDRO, RUA DE SÃO JOÃO - O mês de junho se foi, levando consigo sons de fogos, forró e baião. O mês de junho se foi, mas algumas ruas permanecem decoradas com bandeirinhas coloridas. Quando a chuva e o frio de julho dão as mãos, eu acho que a Rua de São Pedro  gostaria de se chamar Rua de São João. - Daslan Melo Lima

*****

2 comentários:

Anônimo disse...

Daslan,
Embora fosse muito criança lembro que a Sorveteria Brasilia, de propriedade do Sr. Stênio e D. Dulcinha localizava-se na Praça Carlos Lyra, no predio onde hoje funciona o Supermercado Novo Hiper, ao lado da CEF. O Sr. Stênio também tinha uma loja de variedades (vendia louça, talheres, cristais, bujão, e outras coisas) que ficava vizinho a Simião Calçados. D. Dulcinha e Sr. Stênio (já falecido) são pais de Tereza Cristina,casada com Romeu Leal, Maria Dulce, casada com Eduardo Carneiro, Norma, casada com Valdir, Cezar, Carlos Stenio.A residencia deles era na Rua Dr. Alcebiades, onde hj funciona o Laboratorio de Dr. Everaldo Barbosa.
Ana Lygia

Anônimo disse...

Daslan:
A Sorveteria Brasilia é marcante na minha familia, porque papai levava todos de casa,principalmente nas noites
de lua cheia,onde as mesas eram colocadas na frente
da sorveteria com as jardineiras ,fora os painéis de arte pintados pelo Prof.Amaro(pai de Iramayara).

Sorvetes de coco,goiaba,abacaxi,mangaba,chocolate,cajá,abacate e outra frutas tropicias.
Uma delícia!!!!!
Servida com taça de vidro e acompanhada de
água gelada(cortesia).

O movimento da sorveteria era
muito grande.A turma da Liga Litero Atlética eram fregueses.
O dono Sr.Estenio Bandeira e Dona Dulcinha,depois
foram meus vizinhos e minhas amigas Dulce e Loi(Carmem Dolores)
Faz parte do Grupo de Matutos de Timbaúba.

Ainda, hoje,temos muitas recordações dessa sorveteria.
E o gostinho do sorvete bem lembrado.
Água bem geladinha.Raridade na época(De poucas geladeiras a querosene com pinguin).
Nem vendiam água(Grátis).

Memória Timbaubense foto de despedida da turma do
Ginásio,meu irmão Antonio Monteiro aparece na foto.

Poeta, você não imagina esses ANOS DOURADOS em
TIMBAÚBA-PE.
FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!
Parabéns pela reportagem.

Grande Abraço,
Ana Gloria,Teotonio e Glorinha Monteiro.