*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 30 de março de 2013

SESSÃO NOSTALGIA - SEMANA SANTA COM TERESINHA MORANGO



Por Daslan Melo Lima
          Saudades das semanas santas do meu tempo de criança. Cobriam as imagens dos santos nas igrejas com tecido roxo e nas sextas-feiras os rádios só tocavam músicas clássicas e sacras; ninguém varria casa; não penteava-se cabelo; não cortava-se unhas; não tomava-se banho; não... não.....   Havia certo exagero em muitas atitudes, sem dúvida, mas o respeito ao sacrifício de Jesus Cristo e aos mistérios da vida e da morte prevalecia sobre todas as coisas. 
         A “procissão do encontro” em São José da Laje, a cidadezinha alagoana onde nasci, era um ato singelo, emblemático e inesquecível, de Fé, Silêncio e Oração. Na frente dos andores de Nossa Senhora e do seu filho, duas jovens personificavam as figuras de Verônica e Maria Madalena. Lágrimas corriam pelos rostos das pessoas que a tudo assistiam.
          Eu preferia mil vezes aquela atmosfera mística e severa de antigamente do que a permissividade de hoje. Transformaram a Semana Santa num festival de lazer. Poucos param para refletir sobre o sacrífico de Cristo e os mistérios da vida e da morte. Pobre Semana Santa, carente de Fé, Silêncio e Oração.
            Peço desculpas aos meus inúmeros leitores se não vou me estender falando de Teresinha Morango, Miss Amazonas, Miss Brasil e vice-Miss Universo  1957, acima, em foto da extinta revista Manchete, embora esta secção seja dedicada às grandes misses do passado. A bela imagem da Miss Brasil 1957 diante de um crucifixo, em sintonia com o espírito das semanas santas de um tempo que se foi, é um pretexto para desejar a todos Feliz Páscóa, Páscoa na verdadeira acepção da palavra.

           Até a próxima semana, se DEUS permitir!
         
           
*****

2 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita, a imagem de Teresinha Morango ilustrando uma crônica que traduz a mais pura verdade .
Não vivi os anos 60, mas ainda alcancei a minha cidade reverenciando com mais fé, silêncio e oração a semana santa.

C.Rocha de Floripa.

Anônimo disse...

Daslan,
esta foto rara de Terezinha Morango rezando sintetiza bem a personalidade e a religiosidade que eram um traço natural das misses dos Anos Dourados. Valeu!

Abraços,

muciolo ferreira