*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 7 de setembro de 2013

SESSÃO NOSTALGIA - Quando as Misses voavam pela Varig

Daslan Melo Lima

          Houve um tempo em que viajar de avião não era uma coisa comum. Subir ou descer a escada de uma aeronave e acenar para as pessoas presentes ao embarque ou desembarque era uma das coisas mais chiques do mundo.  A sempre lembrada empresa Varig foi parceira de vários concursos de Miss Brasil. 
      Através de imagens que pesquisei na Internet, vamos para o  túnel do tempo, viajar com as misses ou entrar com elas no escritório da Varig em New York.

 
Martha Rocha, Miss Bahia, Miss Brasil e vice-Miss Universo 1954.
           ----------

Teresinha Morango, Miss Amazonas, Miss Brasil, vice-Miss universo 1957.
Teresinha Morango, a atriz Ilka Soares e o apresentador Jota Silvestre (1922-2000) num programa de televisão.
----------

Adalgisa Colombo, Miss Distrito Federal, Miss Brasil, vice-Miss Universo 1958.
----------

Luz Marina Zuluaga, Miss Colômbia, Miss Universo 1958
----------

Vera Ribeiro, Miss Distrito Federal, Miss Brasil, quinta colocada no Miss Universo 1959.
----------

Gina Macpherson, Miss Guanabara, Miss Brasil 1960.
----------

Ieda Maria Vargas, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil, Miss Universo 1963, ao lado de Carmem Teresinha Lucca, vice-Miss Rio Grande do Sul, Miss Objetiva do Brasil, Miss Objetiva Internacional 1963.
----------


Telegrama da gerência da Varig em Aracaju, SE, colocando à disposição de Jerusa Farias, Miss Pernambuco 1969, passagens aéreas com direito à acompanhante para uma festa a ser realizada no Iate Clube de Aracaju. ***** Imagem: Acervo de Jerusa Farias/Miss PE 1969.
Túnel do tempo 1969 - Maria do Socorro Costa, Miss Paraíba; Maria Carmen Gentil Barreto, Miss Sergipe; Yara Lúcia Bezerra, Miss Rio Grande do Norte, e Maria Jerusa Freitas  Farias, Miss Pernambuco, depois da festa realizada no Iate Club Aracaju. Momento em que a anfitriã Miss Sergipe acompanhava suas colegas ao aeroporto onde as mesmas retornariam para os seus Estados de origem via Varig. ***** Foto: Acervo de Jerusa Farias/Miss PE 1969.
----------

        Quando vejo as instalações modernas do Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, no Recife, fico admirado com tudo aquilo, mas acho o ambiente “frio”. Sinto saudade daquele tempo onde víamos as pessoas subindo ou descendo as escadas dos aviões. Havia mais romantismo e poesia.  


     Dedico esta crônica a minha amiga Adelucia Pereira de Melo, acima, ex-funcionária da Varig, que se emociona muito quando escuta “Esperando Aviões”, de Vander Lee. Detalhe:  Adelucia teve um namorado que nutria uma grande paixão platônica por uma das misses focalizadas nesta Sessão Nostalgia. O nome da Miss? Não direi. Melhor conservar o mistério, a fim de combinar com um tempo que se foi, para sempre se foi.

Esperando aviões

Meus olhos te viram triste  olhando pro infinito 
 Tentando ouvir o som do próprio grito. 
E o louco que ainda me resta   quis te levar pra festa. 
Você me amou de um jeito tão aflito,
que eu queria poder te dizer sem palavras.
Eu queria poder te cantar sem canções.
Eu queria viver morrendo em sua teia,
 seu sangue correndo em minha veia, 
seu cheiro morando em meus pulmões. 

Cada dia que passo sem sua presença,
sou um presidiário cumprindo sentença, 
sou um velho diário perdido na areia,
esperando que você me leia.
Sou pista vazia esperando aviões.
Sou o lamento no canto da sereia, 
esperando o naufrágio das embarcações. 
-----
Letra e música de Vander Lee

 *****


7 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Amigo, no momento nem consigo conter as lágrimas de tanta emoção.

Gostaria de te dizer muitas coisas, mas agora só direi; Obrigado por me proporcionar tamanha alegria.

Adelucia Pereira de Melo, via Facebook

Anônimo disse...

Que maravilha ver estas misses maravilhosas!

Não tenho dúvida alguma que havia mais poesia e romantismo e calor humano naquele tempo.

Encantado com tudo, Daslan!

C.Rocha de Floripa.

DASLAN MELO LIMA disse...

Querido amigo,
não tenho palavras para agradecer esta homenagem tão linda. Ver a minha Empresa, através das lentes de um poeta, que tudo transmite através das lentes do coração.

Adelucia Pereira de Melo
via Facebook

Anônimo disse...

........

Giselle Schmidt, de Goiânia-GO, via Facebook:

Me lembro qdo era crianca e ficavamos na sala assistindo e torcendo, as misses nao faziam plasticas, os maios eram Catalina, as medidas eram feitas e analisadas pelo seleto grupo de jurados e acho que nao tinha protecao atras do picadeiro, assim como vi ha alguns anos atras la no Vivo Rio. #prontofalei

Janayna Jussara disse...

Daslan, bom dia!!
Adelúcia ficou muito emocionada e lisonjeada pela homenagem feita por você.
Ela é sua fã. Acompanha seu blog religiosamente toda semana.
Um forte abraço,
Janayna Jussara.

Anônimo disse...

..........

Quando estava voltando de minha viagem a Buenos Aires, o voo em que me encontrava fez conexão em Guarulhos e qual não foi a minha surpresa ao ver a aeronave em que íamos subir, lá no meio da pista, era um avião da VARIG. Juro que me assustei. Não sabia que ainda existiam e que voavam. Pequeno, em comparação com os atuais.

Entramos e a aeronave já estava lotada, cheguei a pensar, MEU DEUS SERÁ QUE VAI DAR CERTO? Mas, não tinha o que fazer, era sentar e confiar em Deus e no piloto e qual não foi a minha surpresa, foi um voo perfeito e uma aterrisagem maravilhosa. Quase igual ao voo do meu amigo "FERNÃO CAPELO GAIVOTA". (Livro de Richard Bach). "VARIG, VARIG, VARIG".

Laurineide Coutinho Ferreira
via Facebook

Anônimo disse...

Li seu Bog e achei sensacional. Parabens por ter proporcionado a sua amiga tamanha alegria. Adorei ter postado as fotos que tenho como recordação. Um grande bjo, e que Deus te abençoe sempre porque só procura agradar e fazer feliz às pessoas, por isso seu círculo de amizades cresce a cada dia! Boa Noite!!!