*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 5 de outubro de 2013

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

FATOS EM FOCO


ECOS DA 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA - De 25 a 27 de setembro, no Portal de Gravatá Hotel Fazenda, foi realizada a 3ª CEC-PE, Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco. O evento foi convocado pelo governador Eduardo Campos, através do Decreto Estadual nº 39.688, publicado no Diario Oficial em 09 de agosto, com efeito retroativo a 22 de julho. Entre os objetivos da conferência, destaque para a proposição de estratégias para aprimoramento da articulação e cooperação institucional entre os entes federativos e destes com a sociedade civil, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, que dinamizem os sistemas de participação e controle social na gestão das politicas públicas de cultura para implementação e consolidação dos Sistemas Nacional, Estadual, Municipais e Setoriais de Cultura, envolvendo seus respectivos componentes. ***** Timbaúba marcou presença na 3ª CEC-PE com Adriana , secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Esportes;  Dalva Ribeiro, diretora de Cultura; Dorival Gondra, diretor de esportes; Elione Maria, assessora da diretoria de cultura; e dos delegados culturais representantes da sociedade civil: Daslan Melo Lima, Edvaldo Melo e Vera do artesanato. Dorival foi eleito delegado cultural titular da mata norte, setor governamental,  para a Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em novembro, em Brasília, enquanto Daslan Melo Lima foi eleito delegado-suplente cultural da mata norte, segmento sociedade civil.
----- 

IV COLÓQUIO DE ADMINISTRAÇÃO NA ETE - Nos dias 26 e 27 de setembro, a ETE - Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar, promoveu o IV Colóqio de Administração, evento destinado aos educadores e educandos de Administração de Empresas, com temas transversais e explanações sobre assuntos diversos da área empresarial, com o intuito de desenvolver o potencial cognitivo, conduzir a formação profissional e enriquecer o conhecimento dos educandos. Tendo como referência a abordagem de temas atuais e imprescindíveis ao conhecimento administrativo de forma prática e sistemática, o evento possibilitou aos participantes a oportunidade de obter informações atualizadas do mercado de trabalho.  O Colóquio contribuiu para o bom direcionamento e formação dos educandos na gestão de suas carreiras e serviu para os educadores como reciclagem e partilha de conhecimentos e aprendizagens. ***** Todos os eventos promovidos pela ETE reforçam seu compromisso como instituição com a educação e orientação profissional, promovendo a interação entre educandos e educadores, comprovando que é possível inovar a metodologia de lecionar quando se trabalha em conjunto, com planejamento e foco, motivado pelo amor à educação e o comprometimento com a melhoria geral da sociedade. É desta forma que a ETE vai definindo sua identidade, reafirmando que a Educação Integral, com foco nas especialidades técnicas, tem contribuído bastante para o crescimento das pessoas e para o desenvolvimento do país.
-----
ANTIGOMOBILISMO, TOUREIROS E FREVO -  No dia 21 de setembro, véspera da chegada da Primavera,  o dia pertenceu à 5ª Mostra de Antigomobilismo de Timbaúba, sob a coordenação geral de Jefferson Leal, presidente da Funjader, Fundação Jáder de Andrade. O evento,  que atraiu dezenas de visitantes e turistas, começou às 7 horas com um café da manhã servido na sede da Banda 1º de Novembro. Ás 10h, foi dado início ao desfile dos veículos, saindo da Praça José Lins do Rego, no bairro de Timbaubinha, para o Timbaúba Tênis Clube, local das homenagens e premiações especiais.  Ao meio-dia foi servido uma feijoada no Parque Aquático Dr. Irajá D’Almeida Lins e a celebração dos 50 anos de fundação do bloco Toureiros, com direito a muito frevo.  

***** 
MEMÓRIA TIMBAUBENSE
Turma dos Formandos em Contabilidade de 1967 do Colégio Timbaubense. Sentado, ladeado pelas alunas, o inesquecível grande mestre Professor José Mendes da Silva (*03/12/1901 +04/04/1974). ***** Você consegue identificar mais alguém? Contato através do e-mail daslan@terra.com.br  ***** Imagem:  Facebook/Timbaúba em números, fatos e fotos. 
                                   *****
ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA



A Poesia da Praça da Bandeira - Vista deste ângulo, a impressão que se tem é que a cruz do tradicional educandário Escola Santa Maria cresceu para contemplar melhor a árvore que neste período do ano toma um banho de juventude e luz. Pensando bem, talvez seja a árvore que resolve se renovar todos os anos para combinar com a fé que irradia da cruz. - Daslan Melo Lima / Foto: Jorge Moura.
*****

Nenhum comentário: