*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 30 de maio de 2015

SESSÃO NOSTALGIA - Fernanda Sirena e Elaine Danella, depois daquele sábado de 1987

Daslan Melo Lima


           Ilha Porchat Club, São Vicente, litoral de São Paulo. Vinte e sete garotas lindas desfilaram naquele sábado de julho de 1987 focadas num sonho: a conquista do direito de representar o Brasil no tradicional concurso Miss Beleza Internacional.  
         A comissão julgadora, composta de trinta e quatro personalidades, foi presidida pelo jornalista José Rodolpho Câmara. Atuando como mestres de cerimônias estavam Odarcio Oliveira Ducci, presidente do clube, e Helô Pinheiro, a musa da canção Garota de Ipanema, de Vinicius de Moraes (1913-1980) e Tom Jobim (1927-1994).

         Duas daquelas vinte e sete garotas, desde que pisaram na passarela, despertaram logo a simpatia do público e as preferências dos jurados: Elaine Cristina Danella, paulista de São Carlos, representante do Estado do Pará, e a gaúcha Fernanda Campos Soares, Miss Rio Grande do Sul, que venceu por apenas um ponto de diferença. ***** Fernanda Campos Soares, nome de solteira, é conhecida hoje como Fernanda Sirena.
----------

Fernanda Sirena naquele sábado de 1987

Fernanda Campos Soares, 21 anos, eleita Miss Brasil Beleza Internacional 1987, era manequim e modelo profissional. No seu currículo constava os seguintes títulos: Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul; primeiro lugar no Miss Jererê, em Santa Catarina; e vice-Musa Verão.  Entre os prêmios que ganhou, um automóvel Chevette zero quilometro.

----------

Elaine Danella naquele sábado de 1987 

Elaine Cristina Danella, 18 anos, vice-Miss Brasil Beleza Internacional 1987, tinha no seu currículo vários títulos conquistados em São Carlos, SP,  e região: 
Rainha da Primavera, Rainha do Clima, Rainha do concurso regional “Garota Verão” e  terceiro lugar no  “Manequim de Manequim”. ***** Fotos: Manchete, 08/08/1987.

----------
Fernanda Sirena, depois daquele sábado de  1987

Dody e Fernanda Sirena ***** Foto: deuochic.com
----------
Dody, Fernanda e Roberto Carlos

       No dia 13/09/1987, em Tóquio, entre quarenta e sete concorrentes, Fernanda conquistou um lugar entre as semifinalistas do Miss Beleza Internacional, no ano em que o Top 3 foi composto por Laurie Tamara Simpson Rivera, Miss Porto Rico, primeira colocada; Muriel Jane Georges Rens, Miss Bélgica, segunda; e  Rosa Isela Fuentes Chávez, Miss México, terceira colocada. 
         Fernanda Campos Soares, nome de solteira, hoje Fernanda Sirena, empresária, esposa de Dody Sirena, empresário do cantor Roberto Carlos, continua despertando a atenção de todos pela beleza, elegância e carisma. 

----------
Elaine Dannella, depois daquele sábado de 1987


          Elaine Danella fez comerciais para grandes empresas,  como Caloi, Itaú e Bunnys, e foi capa de revistas. Faleceu no dia 27/07/1990, aos 21 anos de idade, ao ser atropelada por um ônibus na avenida 09 de Julho, na capital paulista. 
Praça Elaine Cristina Danella - São Carlos, SP

          No dia 09/08/2014, São Carlos, sua cidade natal, rendeu-lhe  uma grande homenagem inaugurando uma praça com seu nome na rua Haiti, com as ruas Panamá e Venezuela, no bairro Nova Estância. A denominação da praça foi criada através da Lei nº 12.655, de 04/10/2000, assinada pelo então presidente da Câmara de Vereadores de São Carlos, Antonio Carlos Catharino.



          Marco Antonio Amaral, o Marquinho, vereador e presidente da Câmara, disse emocionado em seu discurso: Quero falar em nome da Câmara, neste momento de emoção e que é dado o nome da são-carlense e belíssima modelo que foi a Elaine e que por uma fatalidade tão cedo nos deixou. Meus mais sinceros sentimentos à família. Tenho certeza que a Elaine está conosco neste momento, nesta praça tão bonita.
          O prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, e diversos secretários municipais participaram da solenidade e homenagearam os familiares da Elaine Danella,  Oswaldo José Danella (pai),  Maria Marta Pagni Danella (mãe), Oswaldo José Danella Junior, Paschoal Danella Neto e Sandra Helena Danella Cione (irmãos). “Estamos muito felizes em ter mais essa lembrança da nossa querida Eliane, portanto só temos a agradecer. A praça está linda e realmente é a cara da minha filha", declarou Maria Marta. ----- saocarlos.sp.gov.br  ///  marquinhoamaral.com.br/

----------

         Os ventos da  Ilha Porchat não beijam mais as candidatas ao Miss Brasil Beleza Internacional, já que esse concurso há muitos anos deixou de ser promovido pelo Ilha Porchat Club, mas não esquecem de Fernanda Campos Soares, hoje Fernanda Sirena, e Elaine Cristina Danella, a Miss e a vice-Miss Brasil Beleza Internacional 1987.
       
*****               

7 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhosa Fernanda Sirena.
No que diz respeito à sua vice, Elaine Danella, estou chocada.
Eu não sabia que ela tinha perdido a vida tão jovem.

Creuza de Oliveira P. Carvalho e Silva

Anônimo disse...


Chocado

Rubens

Vera Lúcia disse...

Daslan, como era adolescente nessa época e o único concurso que acompanhava era o Miss Brasil Universo apresentado pelo Silvio Santos, não tinha conhecimento desse evento. Assim como os demais comentaristas, também estou chocada com a notícia de que a vice Miss Brasil Beleza Internacional 1987 faleceu tão jovem. Só aqui no seu blog para ficarmos por dentro dos acontecimentos que marcaram toda uma época.
Obrigada por nos dar essa oportunidade. Sou sua admiradora.

Anônimo disse...


Olá querido Daslan!!

Lembro-me bem desta modelo Elaine Dannella. Eu estava em São Paulo na época fazendo alguns trabalhos. Lembro aqui que fiquei transtornada com o acidente. Por que a Elaine Danella ainda tão jovem e nem havia tanto tempo que morava em São Paulo, perdeu a vida daquela forma tão trágica. Era uma modelo que prometia e já havia feito muitos trabalhos.

Fica aqui o meu comentário retroativamente consternada!
Abraços a família. E que O Senhor tenha a Modelo Elaine Danella em seus braços!

Abraços Daslan,

Helayne Cardoso
Brasília

Unknown disse...

Embora muito distante e pouco contato com a familia no presente,o pai de Elaine era primo de minha mãe

Anônimo disse...

Essa moça era Amiga da Mulher mais linda do BRASIL que faleceu em.1990 a tbm.modelo..Adriana de Oliveira...

Anônimo disse...

De acordo com outras fontes, Elaine Donella foi modelo da Class, prestigiada agência que representava a Ford Models no Brasil. Deduz-se, desse modo, que ela foi contemporânea e colega de agência da top model Adriana de Oliveira, morta no mesmo ano. Parabéns pelo blog, muito bem escrito e informativo. Celina Fontes