*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 2 de setembro de 2017

SESSÃO NOSTALGIA - As Misses Brasil que não terminaram os seus reinados e as vices que assumiram

Daslan Melo Lima

           Se para muitas jovens é a glória ser eleita Miss Brasil, ganhar notoriedade e reinar por um ano num clima de sonho e glamour, para outras poderá se tornar algo cansativo e artificial. Nem todas as beldades eleitas Miss Brasil cumpriram o tempo completo de duração do seu reinado, após suas participações no concurso Miss Universo. Quem foram elas e as vices que assumiram? 

----------

1958 

Adalgisa Colombo (1940-2013), Miss Distrito Federal, Miss Brasil e segundo lugar no Miss Universo. Renunciou ao título para casar com o empresário Jackson Flores (*?+?), brasileiro residente em New York. 
---------- 
Sônia Maria Campos, Miss Pernambuco, Vice-Miss Brasil, sétima colocada no Miss Mundo. 
----------

1961

Stael Rocha Abelha, Miss Minas Gerais, Miss Brasil. Apaixonou-se durante o concurso pelo deputado federal Múcio Ataíde (1936-2010) e quase desistiu de viajar para Miami Beach, a fim de representar o Brasil no Miss Universo. Ao retornar dos Estados Unidos, afirmou que estava trocando o seu reinado por amor. 
----------  
Vera Maria Brauner (1942-2012), Miss Rio Grande do Sul, Vice-Miss Brasil, segunda colocada no Miss Beleza Internacional.  
----------

1967

Carmem Sílvia de Barros Ramasco, Miss São Paulo, Miss Brasil, semifinalista (top 15)  no Miss Universo. Renunciou alegando insatisfação com a coordenação do concurso: "Claro que é bom saber-se bonita e admirada. Mas não dessa forma, em que a gente é usada como um objeto com a única finalidade de enriquecer uma indústria: a indústria dos concursos de miss." 
----------  
Wilza de Oliveira Rainato (1949-2015), Miss Paraná, Vice-Miss Brasil.
---------- 

1974

Sandra Guimarães de Oliveira, Miss São Paulo, Miss Brasil. Sandra renunciou ao título por se considerar a antimiss. "Não sou a Miss tradicional. Em Brasília, num dia muito frio, vesti um camisão e apareci para o pessoal. Não gosto de usar maquiagem e sempre fiz questão de ser o que sou." Ao voltar do Miss Universo declarou: "A viagem valeu pela curtição. Sou a antimiss. Voltei com saudade de tudo e todos. Adorei as Filipinas. (...) Perdi. Só isso. Não fui a primeira e não serei a última. Perdi, porque perdi e não liguei. Não tinha paciência de ficar sorrindo o tempo todo, depois de ter ensaiado 12 horas. Teve um jornal de lá que me colocou entre as 12 finalistas, mas os juízes não pensaram com o os repórteres. (...)  Não sou a Miss tradicional. ***** Fonte das declarações: revista Fatos & Fotos
---------
Janeta Eleomara Hoeveler, Miss Rio Grande do Sul, Vice-Miss Brasil.
---------- 

2002

Joseane Procasco Guntzell de OliveiraMiss Rio Grande do Sul, Miss Brasil. Durante sua participaçao no BBB, Big Brother Brasil, reality show da Rede Globo, confessou que tinha casado em 1998. Por conta da repercussão do escândalo, acabou sendo destronada dois meses antes da realização do Miss Brasil 2003.
---------
Taísa Thomsen Severina, Miss Santa Catarina, Vice-Miss Brasil.

----------

       A gente fica a se perguntar: "Se as vices tivessem sido eleitas em lugar das titulares que renunciaram, teriam ido mais longe no concurso Miss Universo? Que destino teria tomado suas vidas?" O que você me diz, prezado leitor, prezada leitora? Deixe seu comentário ou envie um e-mail para daslan@terra.com.br  
         
*****

----------
As Misses Brasil que renunciaram 

7 comentários:

Edgar Bartolomeu disse...

Prezado Poeta/Missólogo

Não é à toa ser o seu blog o único o qual frequento, além das belas postagens, iguais a esta, das vices, diferente, assunto intocável por outros donos de blog, existe você fazendo a diferença: pessoa honesta nas informações; não doura a pílula e está sempre prestigiando Timbaúba e a sua terra em Alagoas. Para mim é importante, não esquecer as suas origens, o útero materno.
Por outro lado,existe a sua presteza em dá informações quando é solicitado; agradeço muito o fato de me fazer encontrar a revista com o diário da Ângela Vasconcelos. Falando em informação, o distinto missólogo encontrou a O Cruzeiro 1957, no ML, com as misses do MW 1957?
Agradeço a sua gentileza, colocando-me à sua disposição.

DASLAN MELO LIMA disse...

Prezado Edgar,
muito grato por seus elogios.
Minha responsabilidade aumenta ainda mais, ao saber que tenho leitores como você.
A propósito daquela revista sobre o Miss Mundo 1957, encontrei um exemplar no Mercado Livre, mas me atrapalhei na hora da compra. Não sei o que ocorreu e o frete saiu caríssimo. Acabei cancelando. Uma coisa e outra, outros compromissos, e o tempo passou.
Mas vou retornar ao ML e tentar resgatar meu pedido.
Um abraço.
Daslan Melo Lima

Anônimo disse...

Excelente matéria! As vices do Brasil, em sua maioria, são belas mulheres, dignas de sagrarem-se vencedoras em qualquer concurso do planeta. É o nosso país, com sua diversificação e miscigenação. Parabéns, Daslan. Abraços, amigo! (Genaro Oliveira, da Bahia).

Vera Lúcia disse...

Muito boa essa Sessão Nostalgia, pois dá crédito às misses que assumiram a coroa de Miss Brasil e não ficarem no esquecimento.

Vera Lúcia disse...

Daslan, uma dúvida que passou pela minha cabeça agora, sobre as misses que renunciaram. Elas renunciaram somente ao título nacional ou ao estadual também?

DASLAN MELO LIMA disse...

Olá, Vera Lúcia Trindade, boa noite.
Eu entendo que, ao renunciarem ao título de Miss Brasil, por extensão, também renunciaram aos seus títulos estaduais. Não teria sentido uma jovem abdicar do título máximo e se dedicar apenas aos compromissos do reinado estadual.
Grato por suas visitas ao blog.
Daslan Melo Lima

Vera Lúcia disse...

Tem razão Daslan, não teria sentido mesmo. Obrigada por me responder. É sempre muito bom visitar o Passarela Cultural.
Abraços.