*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Mãe, um pouco de Deus e um muito de anjo


       


      Eu era ainda uma criança quando mergulhei emocionado em “Retrato de Mãe”, texto abaixo, escrito por Don Ramon Angel Jara (1852-1917), bispo chileno.
----------
       Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que, sendo moça pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude; quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças.     
     Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos. Forte, entretanto, estremece ao choro de uma criancinha, e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões.
      Viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam. Morta, tudo o que somos e tudo o que temos daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios.
     Não exijam de mim que diga o nome desta mulher se não quiserem que ensope de lágrimas este álbum: porque eu a vi passar no meu caminho.
     Quando crescerem seus filhos, leiam para eles esta página: eles lhes cobrirão de beijos a fronte; e dirão que um pobre viandante, em troca da suntuosa hospedagem recebida, aqui deixou para todos o retrato de sua própria Mãe.
----------
    Tantos anos depois, emocionado diante de uma fotografia de Ana Melo Lima, minha inesquecível mãe, não tenho dúvida alguma que as mães têm um pouco de Deus, pela imensidão do seu amor, e muito de anjo, pela constância de sua dedicação.
--------
- Daslan Melo Lima, na véspera do Dias da Mães de 2018, em Timbaúba, Pernambuco.
---------

PAUSA PARA REFLEXÃO


“Amamos as nossas mães quase sem o saber e só nos damos conta da profundidade das raízes desse amor no momento da derradeira separação.”
-  Guy de Maupassant (1850-1893), escritor e poeta francês.

*****

Um comentário:

Anônimo disse...

Daslan,

linda essa homenagem a todas as mães, com esse poema. As mães são anjos que caíram do céu para cuidar de todos nós.

Ontem, 13 de maio, além do Dia das Mães, também foi o aniversário de minha mãezinha, 97 anos de uma existência, uma dádiva de Deus.

Uma ótima semana.

Muciolo Ferreira