*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 5 de maio de 2018

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - A estrela que nos guia


Timbaúba, a estrela que nos guia

         Entre os morros da Independência, Abolição e República, o vento sopra suave e às vezes nem tanto. Ninguém percebe que o tempo conspirou para que eles fossem chamados de altos: Alto da Independência, Alto Santa Terezinha e Alto do Cruzeiro. 

Visão parcial do Alto do Cruzeiro

       “Quem mora lá no morro, / já vive pertinho céu”, diz a música do compositor carioca Herivelto Martins. A visão do morro, para quem contempla, pode ser um banho de poesia, mas para quem precisa subir e descer todos os dias, a rotina pode gerar agonia.
       Vamos suavemente pela encosta até chegar ao pico, a fim de enxergar a realidade e o sonho sob outra perspectiva. Cristo proferiu o Sermão da Montanha, uma pérola de sabedoria, exatamente sobre um alto. 
      No aniversário dos 139 anos de Timbaúba, nossa cidade é a estrela da festa. Com a palavra, Antoine de Saint-Exupéry: “Se ao escalar uma montanha na direção de uma estrela, o viajante se deixa absorver demasiado pelos problemas da escalada, arrisca-se a esquecer qual é a estrela que o guia. ”
----------
- Daslan Melo Lima, em 08/04/2018, nos festejos dos 139 anos de Emancipação Política de Timbaúba.

----------

TÚNEL DO TEMPO

         Na praça Carlos Lyra de um tempo que se foi, uma garota romântica, direto do primeiro andar do casarão, soltava beijinhos inocentes para um menino. 


      Imagino que anjos invisíveis congelaram a imagem e jogaram a foto, anos depois, nos sonhos de Sérgio Bittencourt. Talvez daí tenha surgido “Modinha”:

Olho a rosa na janela, sonho um sonho pequenino. 
Se eu pudesse ser menino, eu roubava essa rosa 
e ofertava todo prosa à primeira namorada. 
E nesse pouco ou quase nada,
eu dizia o meu amor, o meu amor. 

Olho o sol findando lento, sonho um sonho de adulto. 
Minha voz na voz do vento, indo em busca do teu vulto. 
E o meu verso em pedaços só querendo o teu perdão.
Eu me perco nos teus passos e me encontro na canção. 

Ai, amor, eu vou morrer buscando o teu amor. 
----------
- Imagem:Facebook / Timbaúba em Números Fatos e Fotos.

----------

PAUSA PARA REFLEXÃO

 "Não é atitude inteligente dizer: Viverei. É tarde para viver amanhã: vive hoje."

- Marco Valério Marcial (40-104), poeta hispano-latino.

*****

Nenhum comentário: