*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

SESSÃO NOSTALGIA - A Miss e o perfume de uma época


Daslan Melo Lima

         Foi no livro Prosa Breve, uma coletânea de crônicas do jornalista pernambucano Jorge Abrantes (1917-1961), editado pela Associação da Imprensa de Pernambuco, Recife, PE-1976, que encontrei o texto abaixo. Para enriquecer mais esta Sessão Nostalgia, inseri imagens das misses citadas na deliciosa crônica com legendas esclarecedoras. O texto do Jorge Abrantes foi originalmente publicado na secção “Boa Tarde", no jornal Diário da Noite, Recife, PE, em 05 de fevereiro de 1952.

A MISS

----------
Marie Delphine Caillet, a Didi Caillet (1907-1982), Miss Paraná, Vice-Miss Brasil 1929.
----------

          “A casa mais bonita que vi em Caiubá foi a de Didi Callet, hoje viúva de um dos grandes industriais do mate”. Isto escreveu Rubem Braga em uma das crônicas que nos está mandando do Paraná. E aquele nome fez-me recuar à infância e a uma fase específica da vida social brasileira e do mundo. 1929. Vitrolas. Agonia do cinema mudo. Concursos de beleza. Houve um em Galveston – e incluí esse nome em minha geografia. Era uma praia como Palm Beach, mas isso já me lembrava um tipo de tecido em voga para homens. É claro que eu não participava ativamente dessas coisas, mas minha memória anotava as referências mais importantes. Assim fazem as crianças que, incapazes ainda de assimilar a essência de uma época, decoram-lhe as etiquetas: nomes de personalidades dominantes, ditos, marcas, fórmulas – todo um material de futuras lembranças.

----------

Ingeborg von Grinberger, da Áustria, e não da Hungria, como foi citada na crônica de Jorge Abrantes, candidata ao título de Miss Europa 1930.  
----------

Olga Bergamini de Sá, Miss Distrito Federal (Rio de Janeiro), eleita Miss Brasil 1929, disputou o título de Miss Universo 1929, realizado em Galveston, Texas, Estados Unidos.  
----------  
Yolanda Pereira, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil, eleita Miss Universo 1930 no concurso internacional de beleza realizado no Rio de Janeiro.  
---------- 

          Lembro-me vagamente das fotografias das misses de um concurso internacional de beleza. E dos nomes. Havia uma Ingeborg, da Hungria.... Um desses concursos realizou-se no Brasil. E a vencedora uma brasileira. Gaúcha. Bergamini no nome. E eu associava seu nome ao de um prefeito do Distrito Federal: Adolfo Bergamini.

----------
Didi Caillet, Miss Paraná, Vice-Miss Brasil 1929 e Rainha dos Estudantes 1931, fotografada no Baile Oficial de Carnaval do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Revista A Noite Ilustrada, 12 de fevereiro de 1932.  
----------

          Num dos concursos nacionais, preliminares desses maiores, surgiu certa vez esse nome: Didi Callet (na minha memória era Caillet). Longínqua beleza paranaense. Pinheiros... Todos os outros nomes escaparam. Este ficou. E agora Rubem Braga o restitui. É viúva de um dos grandes industriais do mate. Não havia metade em minha lembrança. Nem viuvez nela. Era uma miss. E eu um pobre menino curioso. Que colecionava nomes. Que eram – que são – o esquisito perfume de uma época.  
----------
----------

          Quando comprei o livro "Prosa Breve" há dois meses, num "sebo" recifense, não pensei que encontraria uma crônica falando sobre misses. Mas que bom que encontrei, graças à sensibilidade de Jorge Abrantes, um menino nascido em São José do Egito,  sertão pernambucano, e criado no Recife, que colecionava nomes. "Que eram – que são – o esquisito perfume de uma época."

*****

Um comentário:

Vera Lúcia disse...

Lindas fotos na Sessão Nostalgia dessa semana. Fiquei com vontade de ler esse livro. Vou procurar no Estante Virtual. Abraços, Daslan e ótima semana pra nós.