*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 697, referente ao período de 09 a 15 de dezembro de 2018. ***** Editor: Daslan Melo Lima - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslan@terra.com.br

domingo, 23 de setembro de 2018

Entre os homens brancos e pretos

     

----------

            Atrás de mim, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos, construída no final do século XVI, pelos senhores de engenho. Ao fundo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construção iniciada pelos negros no final do século XVIII. 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos
---------

         "Raças não existem. Trata-se de um conceito inventado. Não faz sentido dividir as pessoas pela cor da pele”, garante o geneticista mineiro Sérgio Pena.


 Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
----------

         Imagino como era complicado viver naquela época, mas não permito que a melancolia do domingo nublado se instale em minh’alma. Vou rezar na Igreja que está aberta, a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que há anos e anos também atende as preces de brancos e negros. 
-----------
– Daslan Melo Lima, na cidade pernambucana de Goiana, a “Milão brasileira”, Patrimônio Histórico Nacional, a 61 Km do Recife.

*****

Um comentário:

Jeová Barboza de Lira Cavalcanti disse...

A história dessas igrejas mereceu destaque nas páginas do livro "CRÔNICAS GOIANENSES", escrito pelo poeta e escritor Mário Rodrigues do Nascimento, a quem tive a honra de conhecer e de cujas mãos recebi - com dedicatória- um exemplar dessa excelente obra literária. Ele (o autor), é tio de nossa grande amiga professora Mercês Rodrigues, viúva do saudoso amigo Luiz Gonzaga da Cruz.
Parabéns Daslan, pela postagem dessas edificações que são um marco da história da colonização de Pernambuco, erigidas nessa "Milão Brasileira".