*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 8 de setembro de 2018

SESSÃO NOSTALGIA - Nilda Medeiros, Miss Pará 1963, Ioga na Caatinga

Daslan Melo Lima



Nilda Medeiros, Miss Pará 1963 Irmã de Gilda Medeiros, Miss Pará e terceira colocada no Miss Brasil 1955, Nilda Medeiros foi uma das mais fortes candidatas ao titulo de Miss Brasil 1963, onde obteve classificação entre as oito finalistas. 
                                                    ----------
                         
       Túnel do tempo, dezembro de 1965. Brejo da Madre de Deus, município do agreste pernambucano, a 196 quilômetros do Recife. No distrito de Fazenda Nova, onde se realiza anualmente o espetáculo da Paixão de Cristo da Nova Jerusalém, Nilda Medeiros se deixou fotografar fazendo posições de Ioga. Tudo foi documentado por Alexandrino Rocha e Nélson Santos, em reportagem  de duas páginas da revista Manchete, Ano 13, Número 715, 1º de janeiro de 1966.     
                                                   ----------   



Nilda Medeiros, Miss Pará 1963, resolveu fazer Ioga em pleno sertão pernambucano, em Fazenda Nova, perto de Caruaru. E, enquanto se contorcia nas mais estranhas posições, em busca da paz absoluta, deixou irrequietos os circunstantes, entusiasmados em aderir a esta prática.  

          Imaginem um desses poetas populares, que fazem a delícia das feiras do Nordeste recitando sua pitoresca literatura de cordel, ao deparar com estas cenas. Certamente, passado o primeiro instante de espanto, logo comporia uns versos, começando por dizer que "já vi de tudo nesse mundo, mas nunca tinha visto moça se enroscar que nem serpente, nas pedras, lá pras bandas do sertão..."
         De fato, debaixo daquele sol de esturricar, e sobre aquele solo exótico dos xiquexiques, mandacarus e cactos, já desfilaram beatos e  taumaturgos de todas as tonalidades. Mas ninguém, até agora, tivera a ideia de praticar, naquele ambiente que parece mais inspirar místicas agressivas, a tranquila e serena filosofia Ioga. A inovação coube a Nilda Medeiros, Miss Pará de 1963, que exercita a Hatha-Ioga, para manter suas belas formas, relaxar os nervos e, segundo afirma, conservar a mente isenta de maus pensamentos. 
          Ao visitar sua irmã, Gilda Medeiros, que atua no filme Riacho de Sangue, rodado em Fazenda Nova, em pleno agreste pernambucano, Nilda não teve dúvida: deu seu show de contorcionismo, ganhando para a Ioga novos e entusiasmados adeptos. 

  ----------  


           O que significa Hatha-Yoga? "Ha"quer dizer sol, representado pelo sol do seu corpo, a sua alma. "Tha" significa lua, que representa a sua consciência, a sua mente. Hatha Yoga é a busca do equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente masculina e feminina. Tudo muito belo e místico, como a imagem de Nilda Medeiros, eterna Miss Pará 1963, em Fazenda Nova, naquele dezembro de 1965.

*****

Nenhum comentário: