*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 10 de agosto de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - Sandra Guimarães, Janeta Eleomara e Mariza Sommer, aquele Top 3 do Miss Brasil 1974

Daslan Melo Lima



Fatos e Fotos, 17/06/1974, Nº 669, Ano XV
--------------------

            Era a segunda vez que o concurso Miss Brasil seria realizado no Ginásio Presidente Médici, em Brasília, desde que tinha deixado de ser a maior atração do Maracanâzinho, no Rio de Janeiro, em 1972, após anos de muito sucesso. Entre as vinte e sete candidatas ao título, três delas foram as mais fotografadas, como se os jornalistas tivessem prevendo que estariam no Top 3: Sandra Guimarães de Oliveira, Miss São Paulo;  Janeta Eleomara Hoeveler, Miss Rio Grande do Sul; e Marisa Sommer, Miss Brasília, respectivamente primeira, segunda e terceira colocadas. 
       O Brasil vivia em clima de Copa do Mundo, mas eram as misses que estavam nas capas das revistas.
----------     

Manchete, 1 de junho de 1974, 
Número 1.154, Ano 21

Mariza Sommer, Sandra Guimarães de Oliveira e Carla Mari Klippel, Miss Guanabara, semifinalista, Top 8. 
----------
Carla Mari Klippel, Sandra Guimarães e Mariza Sommer
----------
Mariza Sommer, Miss Brasilia; Janeta Eleomara Hoeveler, Miss Rio Grande do Sul; e Sandra Guimarães de Oliveira, Miss São Paulo, em seus desfiles triunfais como vencedoras em seus estados. 
----------

Fatos e Fotos, 10 de junho de 1974
Número 668, Ano XV 

Janeta Eleomara, Mariza Sommer e Sandra Guimarães.
----------
Janeta Eleomara, Marisa Sommer, Miracy Jesus de Andrade (Miss Maranhão) e Sandra Guimarães. 
----------
Em pé, da esquerda para a direita: Mariza Sommer, Janeta Eleomara; Marly de Fátima Silva Alves (Miss Minas Gerais, semifinalista, Top 8) e Sandra Guimarães. Sentadas: Arlene Foretti Kretzer (Miss Santa Catarina), Cilmara Maria Camargo (Miss Paraná, quinto lugar) e Rosa de Lima Pereira, Miss Goiás (semifinalista, Top 8).
----------

Manchete, 15 de junho de 1974
Número 1.156, Ano 21

Janeta Eleomara Hooveler, Miss Rio Grande do Sul, 21 anos, olhos azuis, segunda colocada, representou o país no Miss Beleza Internacional, em Tóquio,  Japão. 
Sandra Guimarães de Oliveira, Miss São Paulo, 18 anos, olhos verdes, 1,72 de altura, 59 quilos, 88-62-88 de quadris, cintura e busto. Estudante do primeiro ano de Psicologia da PUC-São Paulo, participou do Miss Universo, que aconteceu em Manila, Filipinas. 
Marisa Sommer, Miss Brasília, 19 anos, olhos verdes, terceiro lugar, foi semifinalista (Top 15) no Miss Mundo, realizado em Londres, Inglaterra. 
 ----------

O Cruzeiro 
Janeta, Sandra e Mariza
----------
TOP 5 - Rosa Maria de Azevedo, Miss Mato Grosso, quarto lugar; Cilmara Maria Camargo, Miss Paraná, quinto; Sandra Guimarães, Miss São Paulo, primeiro lugar; Janeta Eleomara, segunda colocada; e Mariza Sommer, Miss Brasília, terceiro lugar. 
---------
Fatos e Fotos, 17 de junho de 1974
Número 669, Ano XV

Sandra Guimarães, Miss Brasil 1974, se considerava a anti-miss, por gostar de viver descontraidamente. Renunciou ao título depois de ter disputado o Miss Universo nas Filipinas. Janeta Eleomara assumiu o trono da beleza brasileira e cumpriu as suas obrigações como Miss Brasil 1974 até o final do reinado. 
--------
"O Brasil, um país de mulheres morenas, mandará para o exterior três louras sensacionais."
----------

          Concluindo, transcrevo um trecho da revista Fatos e Fotos, de 10/06/ 1974, Número 668, Ano XV. No momento em que se discute se haverá ou não o concurso Miss Brasil 2020, o texto de Tarlis Batista (1940-2002) é digno de reflexão, quarenta e cinco anos depois.
       
Para se chegar à conclusão de que o concurso Miss Brasil ainda não perdeu seu velho encanto - e que até mesmo ganhou nova força ao ser transferido para Brasília  - basta passar-se dois dias ao lado de seu diretor executivo, Péricles Leal, colhendo, aqui e ali, todos os dados que ela guarda cuidadosamente anotados. 
         - De certa forma - diz ele - o concurso ainda é uma galinha dos ovos de ouro.
          Não há nenhum exagero nisso. Na verdade, contando toda a sua fase preliminar, em todas as cidades e estados que lhe serviram de sedes, o Miss Brasil é um extraordinário sucesso financeiro e de público. Este ano, cerca de 2.500 jovens participaram das diversas etapas do concurso. O número de pessoas que assistiram aos desfiles em todo o país, é de mais de 300 mil. E embora o custo da promoção, só em sua fase final, chegue à casa de Cr$ 1 milhão, os organizadores estão tranquilos: esse dinheiro é totalmente recuperado com a venda dos ingressos e mais as cotas de patrocínio de firmas comerciais. 
           Péricles informa que a organização do concurso leva onze meses, representando um grupo e complexo trabalho de equipe. Este ano as coisas têm corrido melhor do que no anterior, sem queixas, até aqui, das participantes, de suas acompanhantes ou de público.
        Mas não é apenas no interesse que desperta - ou no esmero de seus organizadores - que o concurso Miss Brasil tem seu encanto. No entusiasmo das candidatas - um entusiasmo que, às vezes, se confunde com o nervosismo ou mesmo com uma ciumeira  entre elas - pode-se notar que, depois de 21 anos de existência, sua carga de emoções não diminuiu.  

***** 

4 comentários:

Anônimo disse...

1974 foi 0 ano de um dos mais belos Top 3 da história do Miss Brasil.
Eu morava em Brasília e assisti ao evento. Torci por Mariza Sommer, que declarou ser prima de Elke Sommer, atriz alemã.
Adoooorei recordar tudo isso !!!!!

Anita Couto/Goiânia-GO

Anônimo disse...

A gaúcha Janeta Eliomara desfilou no Geraldão, na noite do concurso Miss PE 1975. Uma gata maravilhosa !

Paulo Silva Ferreira de OLINDA/PE

Anônimo disse...

Eu não sabia que a Miss Maranhão de 1974 tinha sido uma negra (ou uma mulata). Linda mulher! Por onde anda?

Neuza Benedita
Pelotas

Anônimo disse...

p mim,a melhor entre as 3! Do tipo,ainda tivemos Miss Gb.Acho q SC deveria estar no top 4!Japão.