*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 9 de junho de 2012

SESSÃO NOSTALGIA - ARMI KUUSELA, MISS UNIVERSO 1952, VIDA PARA INSPIRAR-SE



Daslan Melo Lima


     Na quarta-feira, 06 de junho, recebi um e-mail do meu amigo Damasceno Penna, padre, teólogo, escritor, cantor e compositor timbaubense radicado no Rio de Janeiro, avisando que na revista Época de 04/06/2012, Edição Histórica-60 Anos da  Editora Globo, com Getúlio Vargas na capa, havia uma reportagem sobre misses. Leitor assíduo de PASSARELA CULTURAL, ele sabe o quanto gosto do assunto. Paixões são paixões, não se explicam, já falei sobre isso várias vezes. Corri para a única banca de revistas de Timbaúba e  o seu proprietário, Julio Alfredo, para minha frustração, disse: “Esta semana não chegou Época. Recebí  todas as revistas semanais, menos Época.“ Como eu tinha viajem agendada ao Recife na sexta-feira, relaxei um pouco e fiquei torcendo para encontrar um exemplar sobrando em alguma banca da capital. Na minha fantasia, pensei que a revista estaria esgotada pelo fato dela ter saído com uma matéria sobre misses.” (Risos). Quem tem paixões sabe como são essas coisas. Resumindo: Estive no Recife na sexta-feira , comprei a revista e aqui estou compartilhando a interessante reportagem com os  fãs da Sessão Nostalgia. Detalhe: "VIDA - Para inspirar-se", eis a chamada da matéria sobre a eleição de Armi KuuselaMiss Universo 1952, nada mais emblemático.

.....

 .....

O Top 5 do Miss Universo 1952
      O concurso Miss Universo 1952 foi realizado em Long Beach , Califórnia, Estados Unidos, no dia  28/06/1952, contando com a participação de 30 candidatas. Na foto acima, da esquerda para a direita, o Top 5 composto por Judy Dan, Miss Hong Kong, quarto lugar; Elza Kananionapua Edsman, Miss Havaí, segundo; Armi Helena Kuusela, Miss Finlândia, primeiro;  Renate Hoy, Miss Alemanha, quinto; e Daisi Mavraki, Miss Grécia,  terceiro lugar. Na faixa da vencedora constava o ano de 1953. Até 1958, nas faixas das eleitas, o destaque da data era o ano seguinte à eleição. 

 Armi Kuusela, Miss Universo 1952

    “Entre tantos tipos fisionômicos diferentes, cada um deslumbrante a seu modo, os jurados tiveram trabalho para escolher a mais bela. Sorte deles (e de Armi) que nenhuma brasileira estava inscrita na disputa. Isso teria tornado a decisão bem mais difícil." ///  "Os jurados também avaliaram a postura e a inteligência das jovens." ///  "A beleza de uma mulher não se mede apenas pelos atributos físicos. É preciso ser articulada." /// “Ela tem os cabelos bem louros e encaracolados, os olhos claros e a pele muito branca, como é típico do seu país. Armi pesa 49 quilos e mede 1,65 metro – muitos homens que assistiram ao concurso a julgaram magra demais, embora a finlandesa tenha belas curvas.”
 .....

     Muito grato ao Damasceno Penna. Parabéns à Editora Globo pela edição histórica da revista Época, um resgate fantástico de fatos acontecidos  há 60 anos. Finalizando, um abraço a todos vocês, fãs da Sessão Nostalgia, enquanto lá fora um céu nublado acena para uma chuva abençoada que deverá cair logo mais em Timbaúba, Pernambuco, nordeste do Brasil, na tarde deste segundo domingo de junho de 2012. 

*****

2 comentários:

Anônimo disse...

Depois de ler esta matéria saí correndo para pedir o exemplar de assinante da ÉPOCA de um tio.
VALEU !!!!!!!!!!!!

C.Rocha de Floripa

Edson disse...

Estou em Belo Horizonte, vou ver se acho em alguma banca esse numero da revista. Minha mãe vai adorar. Ela se recorda de todas as misses famosas dos anos 50. Martha Rocha, Adalgisa Colombo, Terezinha Morango, Maria José Cardoso. Dessa finlandesa ela não deve se lembrar, mas vai gostar. E todos os anos assistimos juntos ao Miss Brasil e ao Miss Universo.Ano passado, daqui do hotel, liguei para ela e disse: liga a tv, tá começando o Miss Universo...e ela viu a angolana Leila Lopes ser coroada. Valeu, Daslan.