*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 16 de junho de 2012

SESSÃO NOSTALGIA - AS MISSES GRAVATÁ NA PRAÇA DEZ

Daslan Melo Lima


                                                 PRÓLOGO

      Como parte da programação do concurso Miss Pernambuco 2012, as candidatas passaram alguns dias na cidade de Gravatá. Na noite de 26 de maio, o projeto  Hoje tem em Gravatá , realizado pela Prefeitura ,  através da Secretaria de Turismo,   no intervalo de  um show artístico  na Praça Dez, além de homenagear as  30 candidatas ao título de Miss Pernambuco, rendeu um tributo especial a seis misses gravataenses. As imagens que ilustram esta matéria foram extraídas do site www.prefeituradegravata.com.br.

.....

Da esquerda para a direita, Thalita Araújo, Miss Gravatá 2012; Aline Vilaça Maia, Miss Gravatá 2000; Sheila Cavalcante, Miss Gravatá 2001; Camyla Gabrielle, Miss Gravatá 2010; Ana Cristina de Medeiros, Miss Gravatá-Miss Pernambuco 1989; Verônica Araújo, Miss Gravatá 2011; Leidyane Vasconcelos, Miss Santa Cruz do Capibaribe-Miss Pernambuco 2011;   e  Angélica Lins de Figueira, Miss Gravatá, vice-Miss PE e Miss Fernando de Noronha 1974.

.....

                      MISSES GRAVATÁ NA PASSARELA

            Após a apresentação das Misses candidatas ao título de Miss Pernambuco, o Secretário de Turismo de Gravatá, Ricardo Guerra, homenageou as seis Misses Gravatá. Elas receberam uma faixa de Miss com o respectivo ano em que representaram a cidade. Desfilaram na passarela e foram muito aplaudidas pelo público.

  
 
Angélica Lins de Figueira , Miss Gravatá, vice-Miss PE e Miss Fernando de Noronha 1974.
   Ana Cristina de Medeiros, Miss Gravatá e Miss PE 1989.
 .....
Aline Vilaça Maia, Miss Gravatá 2000.
 .....
 
 Sheila Cavalcanti, Miss Gravatá 2001.
.....
Camyla Gabrielle, Miss Gravatá 2010.
.....

Verônica Araújo, Miss Gravatá 2011.
.....

Na passarela, após o desfile das suas antecessoras, Thalita Araújo, Miss Gravatá 2012.
.....
      ANA CRISTINA DE MEDEIROS, MISS PE 1989

        Entre as Misses Gravatá homenageadas, uma mereceu da mídia uma atenção especial, pois foi a única gravataense a ser eleita Miss Pernambuco, Ana Cristina de Medeiros. Ela está radicada no Rio de Janeiro há muitos anos. É esposa do industrial petrolífero Luís Sguissardi do Carmo e desta união tem uma filha, Ana Carolina, de 15 anos, e dois filhos do primeiro casamento dele, André, 27 anos, e Pedro, 25 anos, criados por ela. Ana Cristina é formada em Fisioterapia, com bacharelado na área, especialista em técnicas da medicina oriental (shiatsu, acupuntura, dietética chinesa, drenagem linfática e terapia manual).

Sérgio Guerra, Secretário de Turismo de Gravatá, e  Ana Cristina de Medeiros Siguissardi.
 .....

Ana Cristina de Medeiros e os seus pais Antônio Joaquim de Medeiros e Mª Tereza de Medeiros (D. Mocinha do Opção).
..... 
“Eu fiquei muito feliz em ser homenageada hoje aqui na praça, saber que as pessoas não me esqueceram e ser  reconhecida por uma gravataense que representou a cidade e o estado. Foi muito gratificante. Quero agradecer ao Ricardo Guerra e ao prefeito Ozano Brito pela homenagem."
.....
   
      Dona de uma beleza natural – sem qualquer artifício, fala mansa - com aquele delicioso sotaque nordestino embelezado pelo carioca, e um sorriso encantador. Assim é Ana Cristina de Medeiros Sguissardi. Que mansamente mostra que a música de Erasmo Carlos, “dizem que a mulher é um sexo frágil, mas que mentira absurda”, foi feita pra ela. É difícil conversar com Ana Cristina e ficar indiferente com seu “jeito” de menina flor que desabrochou numa mulher determinada. O ótimo momento profissional e pessoal de Ana Cristina reflete em sua aura. Ela diz: “Pra você se erguer tem que aprender a se curvar”, lição de vida aprendida com sua mestra Christine Yufon – ex-modelo, empresária e artista plástica.
      Nascida no dia 02 de março de 1969, na cidade de Gravatá, a quarta filha de Antônio Joaquim de Medeiros e Mª Tereza de Medeiros – D. Mocinha do Opção, é irmã de Tereza, Alexandre e Sérgio. Sempre foi apaixonada por tudo que faz. Sempre foi, e é uma mulher apaixonada por tudo que faz, e uma de suas paixões era brincar de desfilar. Apesar de nunca ter pensado em levar a brincadeira a sério, foi através do amigo João Gabú que passou a ter destaque no mundo fashion, quando após ele a convencer de participar de um concurso de verão, foi eleita Garota Verão 1986
      Decidida, carismática, inteligente e bem articulada, a jovem Ana passou a viver com o coração repleto de expectativas e esperanças. E se mudou para São Paulo, porque sabia que o trabalho no mundo da beleza não é só coroa, faixa, títulos, festas e glamour, e ela devia estudar, se preparar para lidar com as pessoas e demais desafios. Em São Paulo passou a ser aluna da chinesa Christine Yufon, instrutora de modelos e misses, dedicada a ensinamentos de postura visual, filosofia e valores de vida. Com quem aprendeu muito, entre os muitos ensinamentos, um que a guiou: “Ser mulher é muito mais que um conjunto harmônico de formas, ela traz dentro de si uma sensibilidade complexa que deve ser explorada”, e ela passou a explorar seu eu.
      Apesar de achar maravilhoso o mundo fashion, passou a se dedicar a outras áreas profissionais, fez parte da equipe da agência New Style, participou de workshops da Medicina Tradicional Chinesa que a ensinaram conceitos da natureza e evolução dos valores da vida em outros ambientes. Ela passou a viver realizada e em harmonia com ambientes longe das passarelas.
      Atualmente Ana Cristina de Medeiros Sguissardi é casada com sua eterna paixão Luiz Sguissardi, é mãe da bela Ana Carolina, de Pedro e André Sguissardi filhos de Luiz. É Fisioterapeuta Pós-Graduada em Acunpuntura. Essa mulher que não se importa com convenções nem rótulos, é profissional atuante, mãe, companheira, parceira, amiga..., estuda e procura se dedicar ao máximo naquilo que está fazendo naquele momento. Do desejo de estar em contato com o público, ela diz que só fez um desvio no meio do caminho, trocou a passarela pelo consultório de fisioterapia, um trabalho que exige técnica e carinho, e que toda vez que aplica o seu conhecimento em alguém, e percebe que o trabalho foi além da reabilitação, cresce profissionalmente e pessoalmente.
     Apesar de não fazer mais parte do mundo fashion, aconselharia qualquer candidata a passar pela experiência de levar esse mundo a sério, pois ele amadurece e dá a oportunidade de conhecer ambientes, costumes e de fazer novas amizades. (Valéria & Você, 07/06/2012, blog de Valéria de Fátima, http://www.valeriaevoce.com.)


                                                      EPÍLOGO

     Agradeço ao Muciolo Ferreira, jornalista e missólogo, que enviou-me há dias uma imagem de Ana Cristina desfilando na Praça Dez. Seu gesto  aguçou a  minha curiosidade em  ir buscar mais informações sobre aquele histórico momento, resultando nesta Sessão Nostalgia. A propósito, Muciolo Ferreira foi um dos coordenadores do Miss PE 1989, ao lado do Fernando Machado, e atuou como   acompanhante de Ana Cristina em São Paulo, nos preparativos do Miss Brasil,   e  como enviado especial do Jornal do Commercio, do Recife,  para fazer a cobertura jornalística do concurso.       
      Ana Cristina de Medeiros Sguissardi já foi focalizada duas vezes por esta secção. Ambas as matérias continuam on-line nos arquivos de PASSARELA CULTURAL. Para revê-las, basta um clique nos links abaixo.
SESSÃO NOSTALGIA - CONCURSO MISS PERNAMBUCO 1989, http://passarelacultural.blogspot.com.br/2009/02/sessao-nostalgia_28.html

      Um abraço a todos e uma semana abençoada, direto do final desta tarde de domingo, 17/06/2012, fria e nublada, enquanto administro o desconforto de um resfriado imaginando que eu estava lá, na Praça Dez, em Gravatá.
                                                       *****

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Daslan.

Obrigado pela citação do meu nome na Sessão Nostalgia. E muito mais ainda por focalizar a Miss Pernambuco 1989, Ana Cristina, pessoa que amamos muito pelo que ela é: educada, simples, grata e atenciosa com todos os amigos e também com todos que a conhecem.

Feliz ciclo junino aos leitores.

Muciolo Ferreira
Recife-PE