a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 628, referente ao período de 16 a 22 de julho de 2017. ***** Editor: Daslan Melo Lima ***** Timbaúba, Pernambuco, Brasil ***** Telefones: (81) 9.9612-0904 (Tim) e (81) 9.9277-3630 (Claro) ***** WhatsApp: +55 81 99612.0904 ***** E-mail: daslan@terra.com.br

sábado, 15 de dezembro de 2012

O EXEMPLO VITORIANO


(Timbaúba-PE) - Este senhor de 85 anos de idade chama-se Joaquim Vitoriano, paraibano, oriundo de uma família simples e numerosa, que nasceu predestinado a dar a sua parcela de contribuição para a construção de um mundo melhor. Fundou uma grande Universidade (UEPB), uma Escola Agropecuária e defende a preservação da vida em todas as suas dimensões, pois em sua fazenda nunca nenhum animal foi morto. A valorização da educação ambiental, o destaque da importância das abelhas, seus interesses pelos direitos humanos, seus conhecimentos da natureza e a divulgação destes, fazem deste homem um exemplo.***** Ele esteve na noite da quinta-feira, 13, no auditório da ETE-Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar, em Timbaúba,  para o lançamento nacional do vídeo que conta sua trajetória , "Viva a Vida - O Exemplo Vitoriano". ***** Saiba tudo sobre o assunto na secção "De Timbaúba para o Mundo".

----------                                      




          Na quinta-feira, 13, no auditório da ETE-Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar, foi lançado o vídeo “Viva a Vida  - O Exemplo Vitoriano".  A obra trata da vida de Joaquim Vitoriano, um pioneiro nas causas ecológicas e na defesa dos direitos humanos. O pai, um herói, foi um retirante da educação. Migrou em 1932 de Sousa para Campina Grande, levando 10   dias numa tropa de jumentos para que os filhos tivessem boa educação. Foi grande a sua intuição. Seu filho Vitoriano fundou uma grande Universidade (UEPB), uma Escola Agropecuária (Assis Chateaubriand) e defendeu “a preservação da vida em todas as suas dimensões” pois em sua fazenda nunca nenhum animal foi morto. A valorização da educação ambiental, o destaque da importância das abelhas, seus interesses pelos direitos humanos, seus conhecimentos da natureza e a divulgação desses através de obras, fazem deste homem um exemplo que merece ser visto e ter seu nome registrado no anais da historia ecológica do nordeste brasileiro.
 


Da esquerda para a direita: Marcos WendelLuzanita Monteiro, Luzimar Pereira e  Joaquim Vitoriano.

         Créditos do vídeo -   Roteiro de José Paulo Goulart e Luzanita Monteiro. Edição de Nertan Jucá. Direção Executiva: Luzanita Monteiro. Música: Marcos Wendel. Direção geral: José Paulo Goulart. A produção do vídeo contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Timbaúba, através da Secretaria de  Desenvolvimento de Políticas Sociais e Segurança Alimentar e do Centro de Atendimento do Programa Bolsa Família - CAPBF, que atende os beneficiários do ProJovem Adolescente e demais  jovens interessados na defesa e preservação do meio ambiente. Dentro dos programas complementares Terra Nossa e Natureza Viva são proporcionadas informações sobre as questões ambientais e se desenvolve um processo sócio educativo que permite uma perfeita harmonia na interação Homem / Natureza. 

           Para assistir ao vídeo, clique neste link http://www.youtube.com/watch?v=yR78OqFylaQ


*****

3 comentários:

Anônimo disse...

Ví o vídeo em http://youtu.be/yR78OqFylaQ incrível, no início nem imaginei que seria tão interessante. Parabéns, precisamos de mais pessoas assim no mundo ! ! !

Miguel Correia disse...

Assisti ao vídeo em http://youtu.be/yR78OqFylaQ , achei incrível, precisamos de mais "Joaquins Vitorianos" no mundo, a Natureza agradece. Parabéns pela iniciativa de mostrar essa jóia rara para o mundo ! ! !

Luzanita Monteiro disse...

Parabéns Daslan, os timbaubenses sentem-se honrados por você ter aberto espaço no PASSARELA CULTURAL para mostrar ao mundo um precioso exemplo de Proteção Ambiental.