*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 7 de junho de 2014

SESSÃO NOSTALGIA – COPA DO MUNDO X MISS BRASIL

Daslan Melo Lima

      Houve um tempo em que o concurso Miss Brasil despertava tanto interesse como a Copa do Mundo. Até 1970, várias edições das maiores revistas brasileiras, em clima de copa do mundo, colocavam misses nas capas em lugares de jogadores. 

----------

1958, BRASIL CAMPEÃO X ADALGISA COLOMBO 



Adalgisa Colombo, Miss Distrito Federal, Miss Brasil, vice-Miss Universo 1958.
----------

1962, BRASIL BICAMPEÃO X MARIA OLÍVIA REBOUÇAS CAVALCANTI

Maria Olívia Rebouças Cavalcanti, Miss Bahia, Miss Brasil, quinto lugar no Miss Universo 1962. Detalhe da capa da revista Manchete
----------

1970, BRASIL TRICAMPEÃO X ELIANE FIALHO THOMPSON


Eliane Fialho Thompson, Miss Guanabara, Miss Brasil, semifinalista no Miss Universo 1970.

----------

1994, BRASIL TETRACAMPEÃO X VALÉRIA PERIS


Valéria Melo Peris, Miss São Paulo, Miss Brasil 1994, época em que o concurso vivia uma fase de pouca visibilidade. 
----------

2002, BRASIL PENTACAMPEÃO X THAÍZA THOMSEN


Thaíza Thomsen Severina, Miss Santa Catarina, vice-Miss Brasil, representante brasileira no Miss Mundo e declarada oficialmente Miss Brasil 2012. ***** A primeira colocada no Miss Brasil 2012, Joseane Procasco Guntzell de OliveiraMiss Rio Grande do Sul, foto abaixo, concorreu ao Miss Universo, onde não obteve classificação. A gaúcha perdeu o título de Miss Brasil 2012 ao revelar durante o seu reinado, quando participava do reality show  BBB-Big Brother Brasil, da TV Globo, que era  casada ao vencer o título estadual. 

----------

      Já não há mais revistas como O Cruzeiro, Mundo Ilustrado, Manchete e Fatos & Fotos. O futebol continua sendo o esporte mais popular dos brasileiros, enquanto o concurso Miss Brasil já não desperta tanta atenção quanto no passado, embora centenas de jovens ainda continuem sonhando com o título de Miss Brasil. 
       Brasil, sede da Copa do Mundo da Fifa de 2014. Enquanto todas as atenções se voltam para as arenas, poucos Estados elegeram a sua representante ao Miss Brasil 2014.

*****

3 comentários:

Anônimo disse...

A começar com Bruna:linda!É,Copa e MB...Fotos antigas,do Maracanazinho lotado,torcidas,aplausos e vaias,belezas disputando o título máximo brasileiro(ainda não existia o campeonato brasileiro de futebol),e algumas idas à Taça Brasil de futebol.Agora existe um esquema,em q o júri "técnico",classifica as 5 finalistas,e todo mundo faz papel de palhaço.Ficou claro no Paraná,onde 3 lindas mulheres ficaram de fora(quem viu pode comprovar).Veio à tona no concurso de Miss MS,onde os jurados protestaram.Ano passado foi um zum- zum-zum,no AM.As coisas têm q mudar!JapãoPS:lembrando:MB70 foi de canarinho para o MU,em TT.Tbm,lembro da revista Manchete,com a chegada da MB62...

Roberto Macêdo disse...

A impressão que se tem é que o Miss Brasil serve apenas de escada para alguns alpinistas sociais. E lixem-se o país e os fãs dos concursos. Lixem-se principalmente as jovens sonhadoras que ainda se submetem a um julgamento desse. Triste Brasil, onde até os concursos de beleza perderam a graça!

Anônimo disse...


Concursos onde a desonestidade e o alpinismo social são a tônica de coordenações de importantes estados só pode resultar no descrédito e desinteresse da população. Mudem as coordenações e excluam as participantes que só pensam em contratos para fotos em revistas masculinas ou namorar jogadores famosos e garanto que o Miss Brasil voltará aos dias de glória. Eu mesmo jamais incentivaria minha filha a entrar num concurso de miss cujo caráter do coordenador fosse duvidoso.

muciolo ferreira