*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 25 de junho de 2016

SESSÃO NOSTALGIA - Em memória de Carmen Susana Duijm Zubillaga, Miss Venezuela, Miss Mundo 1955

 Daslan Melo Lima


            A primeira mulher da América Latina a ser eleita Miss Mundo, Susana Carmen Duijm Zubillaga, Miss Venezuela 1955, morreu no sábado, 18, aos 79 anos de idade, após sofrer um AVC, Acidente Vascular Cerebral, na quinta-feira, 16.  
     A filha de Susana, Carolina Ceruti, declarou ao jornal El Nacional que sua mãe estava sedada e em coma induzido para tentar baixar a pressão em um hospital particular perto de sua casa. Susana completaria 80 anos em 11 de agosto e estava morando em Isla Margarita. 
      Ela comandava o  programa De todo a tono con Susana (Tudo em sintonia com Susana), na rádio Súper Stereo 98.1.


        Entre as trinta e três concorrentes ao título de Miss Universo 1955, realizado em 22/07/1955, em Long Beach, nas quais estava a cearense Emília Barreto Corrêa Lima, Miss Brasil, Susana Zubillaga conquistou apenas um lugar entre as 15 semifinalistas, mesma posição da brasileira. O concurso foi vencido por Hillevi Rombin (1933-1996), Miss Suécia. Três meses depois, em 20 de outubro, lá estava Susana disputando o Miss Mundo, em Londres, evento que reuniu 21 participantes, de onde saiu vitoriosa.

        Abaixo, como documento de uma época, as quatro páginas da reportagem Miss Mundo,  publicada na revista O Cruzeiro, 05/11/1955, Ano  XXVIII, número 3, onde João Martins fala sobre o conceito de beleza que varia de país para país, assim como tem variado através do tempo. 

MISS MUNDO

Carmen Susana
 Miss Venezuela, semifinalista no Miss Universo e primeira colocada no Miss Mundo 1955
 ----------

Na Inglaterra, com o título, ela ganhou 500 libras, uma taça de prata, um carro esporte e a fama. O seu tipo exótico impressionou verdadeiramente os juízes.
----------
Na foto maior, Emília Corrêa Lima, Miss Ceará, Miss Brasil, semifinalista. À direita, Hillevi Rombin, Miss Suécia, Miss Universo. Na  imagem menor, Margaret Rowe, Miss Inglaterra, semifinalista, citada na reportagem como a  injustiçada do concurso Miss Universo 1955.
----------
Na pose coletiva das concorrentes ao Miss Universo, o destino fez com que Susana e Hillevi ficassem lado a lado. 
----------

ASSIM É A VIDA


Aplausos em Londres, vitória de Susana como Miss Mundo 1955.
 https://www.youtube.com/watch?v=QCpcbLN4O-g
----------

Aplausos em Isla Margarita, despedida de Susana, um ícone venezuelano.
----------
         O hino da Venezuela foi cantado pelo público que estava presente ao sepultamento de Susana Carmen Duijm Zubillaga, eterna Miss Mundo 1955, o mesmo hino cantado em momentos de louvores, o mesmo hino cantado em momentos de dores. 

Glória ao bravo povo
Que o jugo sacudiu
Respeitando a lei
A  virtude e a honra
 ---------
Cadeias para baixo!
Gritava o Senhor!
E o pobre em sua cabana liberdade pedia
A este santo nome tremia de pavor
O egoísmo vil  que outra vez triunfou.
 ----------
Glória ao bravo povo
Que o jugo sacudiu
Respeitando a lei
A  virtude e a honra
 ----------
Gritemos com brio:
Morra a opressão!
Compatriotas fieis
À força e á união
E desde o  empírico
o Supremo Autor
um sublime alento ao povo infundiu
----------
 Glória ao bravo povo
Que o jugo sacudiu
Respeitando a lei
A  virtude e a honra
---------- 
Unidos com laços que o céu formou
A América toda existe na nação
E se o despotismo levantar a voz
Segue o exemplo que Caracas deu.
 ----------
Glória ao bravo povo
Que o jugo sacudiu
Respeitando a lei
A  virtude e a honra




*****

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Daslan,

as misses da Venezuela das décadas de 50,60 e até o ano de 1972 eram muito mais bonitas que as atuais. Porque eram naturalmente belas

Estou de volta ao batente duas semanas depois e me submeter a um procedimento cirúrgico para colocação de dois Stentes nas artérias do lado direito do coração. Tudo muito simples, por meio da artéria radial do pulso direito.
Graças a Deus, estou com o coração zerado, novinho em folha.

Um forte abraço e obrigado pelas orações.

Muciolo Ferreira