*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 4 de dezembro de 2016

SESSÃO NOSTALGIA - As 7 misses mais famosas do Brasil

Daslan Melo Lima

          Era abril de 1973. O Cruzeiro, a revista mais lida do País, circulava na terceira semana com uma capa inusitada, a imagem das pernas de Maria da Glória Carvalho. No recheio, vinte e oito páginas dedicadas à retrospectiva das mulheres que tinham sido eleitas Miss Brasil, de 1954 a 1972. Em seguida, sete páginas focalizando como estavam as 7 misses mais famosas e outras quatro sobre as mudanças no concurso, que a partir daquele ano trocava de cenário, do Maracanãzinho, Rio de Janeiro, para o Ginásio de Esportes de Brasília. 
             



Marta Rocha, Miss Bahia, Miss Brasil e vice-Miss Universo 1954 - Marta era casada com Ronaldo Xavier de Lima, tinha três filhos e não se negava em se envolver com festas beneficentes cujas rendas eram destinadas para a APAE e ABBR.
----------


Terezinha Morango, Miss Amazonas, Miss Brasil e vice-Miss Universo 1957 - Esposa do industrial Alberto Pittigliani, dois filhos, era legionária da ABBR.
----------


Adalgisa Colombo (1940-2013), Miss Distrito Federal (Rio de Janeiro), Miss Brasil e vice-Miss Universo 1958 - Casada com Jackson Flores, tinha um filho e trabalhava para uma campanha publicitária que ia lançar em New York e Califórnia os novos modelos de maiôs Catalina.
----------


Ieda Maria Vargas, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e Miss Universo 1963 - Esposa de José Carlos Athanásio, Ieda estava grávida e não quis mostrar a barriga, motivo pelo qual a matéria publicou a imagem da gaúcha vestida de noiva.
----------


Martha Vasconcellos, Miss Bahia, Miss Brasil e Miss Universo 1968 - Casada com o engenheiro Reinaldo Loureiro, a baiana exibia feliz sua segunda gravidez e dirigia em Salvador um moderno centro de beleza que tinha o nome de Sr. & Sra.
----------


Maria da Glória Carvalho, Miss Guanabara, terceiro lugar no Miss Brasil e Miss Beleza Internacional 1968 - Estava passeando em Kingston, Jamaica.
--------  



Lúcia Peterle, Miss Guanabara, vice-Miss Brasil e Miss Mundo 1971 - Era aluna do quinto ano de Medicina e fazia estágios em diversos hospitais cariocas. 
----------

O Cruzeiro -  Ano XLV - Número 16 - 18 de abril de 1973

        O Cruzeiro fazia parte de uma cadeia nacional de órgãos de comunicação, a Diários e Emissoras Associados, principal patrocinador do concurso Miss Brasil. 
       Quarenta e oito anos depois, de vez em quando  flagro o adolescente que fui olhando saudoso para as bancas de revistas, procurando em vão O Cruzeiro e suas concorrentes, Manchete e Fatos & Fotos, ícones de um tempo que se foi, para sempre se foi. 

*****

Um comentário:

Anônimo disse...

Daslan,
a capa daquele exemplar de O Cruzeiro é emblemática porque não era a toa que Maria da Glória Carvalho tinha uma das melhores plásticas entre todas as misses que até então tinham representado o Brasil nos concursos internacionais.
Muciolo Ferreira