*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 4 de novembro de 2017

MEMÓRIAS DE SÃO JOSÉ DA LAJE - Igreja Matriz de São José


>>>>> Igreja Matriz de São Carlos ou Igreja Matriz de São José? Uma pesquisa do arquiteto José Maria de Mattos cedida ao Instituto Lajense. 

                                                         


                                  ----------           



           Em 1922, nos primeiros dias do mês de outubro, uma comissão de personalidades do município de São José da Lage procurou o coronel Carlos Lyra, em uma das suas usinas, a Serra Grande, levando ao seu conhecimento o projeto para a construção de uma nova Igreja Matriz, visto que a cidade estava em pleno desenvolvimento e a existente já não estava mais comportando a população que vinha constantemente crescendo.
                No dia 11 do mesmo mês, em uma sessão no Paço Municipal, sob a presidência do prefeito Júlio Figueiredo, além dos senhores Theófanes de Barros e Avelino Silva, foi dada a notícia do acolhimento da ideia e da promessa de máximo apoio ao projeto, por parte do abnegado industrial e amigo o Cel. Carlos Lyra.
             O terreno maior foi generosamente oferecido pelo proprietário, Sr. Antonio de Souza Melo, além de que foram desapropriadas várias casas ali existentes. A primeira pedra para a construção foi benta pelo Abade do Mosteiro de Olinda  D. Pedro Roeser, no dia 17 de janeiro de 1923, com o a presença do vigário Xavier, autoridades e a comunidade.
          Os fundos iniciais recolhidos foram de 42:735$000 (quarenta e dois contos e setecentos e trinta e cinco reis). Comercio e povo lajense: 11:225$000; Fornecedores da Usina Serra Grande e Apolinário: 21:510$000 e o Coronel pessoalmente 10:000$000, depois 45:000$000, mais tarde 80:000$000 e finalmente o custo total da construção ficou em 501:321$900 (quinhentos e um contos, trezentos e vinte e um mil e novecentos reis).
        Num dos três sinos antigos, todos vindos da França, existia uma descrição mais ou menos assim: “ ... meu protetor é São Carlos e o meu Padroeiro é São José...”, mas isso não dá nenhuma certeza sobre o que muitos falam, de que foi dado a São Carlos o nome da igreja, visto que era apenas o santo protetor do coronel. O santo de devoção de toda a família Lyra era N. S. de Lourdes.
        Assim publicou o Jornal de Alagoas sobre a inauguração da igreja em 24 de abril de 1929:
A INAUGURAÇÃO DA MATRIZ DE SÃO JOSÉ DA LAGE – Realizou-se, anteontem, quarta-feira, com extraordinária e festiva pompa, a inauguração da linda e rica igreja construída pelo povo de São José da Lage, deste estado, sob os auspícios do falecido Cel. Carlos Lyra, grande industrial e chefe da firma Carlos Lyra & Cia, proprietário da Usina Serra Grande. O que é erra obra de construção elegante, sóbria, cheia de majestade nos traços ricos, disfarçados em simplicidade, só ao exame detido de cada uma pode enaltecer.
       Portanto, a nova igreja construída, apenas substituiu a antiga, e não foi a ela determinada nenhum outro santo. Em tempos outrora costumava-se se falar: a “Nova Matriz de São José” ou a “Velha Matriz de São José”, todas elas “evocando o Santo amigo, o Padroeiro São José.”


*****

Nenhum comentário: