*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 27 de julho de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - Adriana Alves de Oliveira, a loira menina da Sogipa, é a Miss Brasil 81

Daslan Melo Lima


Praça da Independência, Recife, Pernambuco, Brasil
 Segunda-feira, 29 de junho de 1981   

          Passo na frente de uma banca de revistas e encontro um exemplar do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com uma notícia em primeira página da vitória de Adriana Alves de Oliveira. A gaúcha nascida na cidade de Rio Grande, radicada no Rio de Janeiro há três anos, tinha sido eleita Miss Brasil 1981, dois dias antes, no sábado, 27, no Centro de Convenções do Anhembi, São Paulo. Uma semana depois, a revista Manchete daria destaque ao certame. Foi o primeiro concurso de Miss Brasil do que se convencionou chamar  de "era S.S.", promovido pelo empresário e apresentador Silvio Santos, proprietário do SBT. 



Em 1979, representando a Sogipa - Sociedade de Ginástica de Porto Alegre, Adriana Alves de Oliveira foi a vencedora do tradicional concurso Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul. Abaixo, eleita Miss Brasil 1981. 

----------

----------
                                   
Minskoff Theater, New York City, New York, USA
 Segunda-feira, 20 de julho de 1981


Entre 76 participantes, Adriana Alves de Oliveira fica com o primeiro lugar no desfile em traje típico e o quarto no resultado final do Miss Universo 1981.
----------

Teatro Sílvio Santos, São Paulo, SP, Brasil
 Quarta-feira, 11 de outubro de 1984


Eleita Miss Brasil Mundo representando o Rio Grande do Sul, Adriana Alves de Oliveira ganha o direito de representear o Brasil no Miss Mundo.  
----------

Royal Albert Hall, London, GBR 
Quinta-feira, 15 de novembro de 1984


Entre 72 participantes, Adriana Alves de Oliveira ocupa o Top 7 do Miss Mundo 1984. 
----------
Timbaúba, Pernambuco, Brasil
Sábado, 27 de julho de 2019 

Trinta e oito anos depois, diante de recortes colados num álbum, eu pergunto a mim mesmo por onde anda Adriana Alves de Oliveira, aquela loira menina da Sogipa. Tenho a impressão que um anjo invisível sabe a resposta: "Em um evento sociocultural carioca, ou passando férias em algum lugar do mundo, linda e feliz, com seus dois belos filhos, fumando um charuto da sua marca predileta." 


*****
-----
Créditos das imagens:
Zero Hora, Manchete, Divulgação e site Zé Ronaldo

11 comentários:

Anônimo disse...

A última vez que tive notícias dela, Adriana continuava morando no Rio de Janeiro, mesmo depois do escândalo do golpe financeiro que seu marido tinha dado no mercado e fugido do país para não ser preso. Com dupla cidadania, o banqueiro tinha fugido para a Itália, terra dos pais.

Adriana sofreu muito com a situação devido aos filhos serem ainda pequenos e separados do pai.

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Os filhos de Adriana não são de Cacciola. São do primeiro marido dela, um italiano

Roberto Macedo

Anônimo disse...

Sobre a Adriana Alves de Oliveira, Miss Brasil 1981, foi a melhor da "Era Silvio Santos."
Só que ela deveria ter participado apenas do Miss Universo, que não venceu devido ao fraco desempenho na resposta da pergunta final.

Adriana era superior à venezuelana. Irene Saez tinha o rosto todo retalhado por cirurgias plásticas. Era uma beleza fabricada.

Gostaria de ver com está atualmente o rosto das duas para comparar. Tenho certeza que o de Adriana está melhor.

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

O Cacciola era um banqueiro ítalo-brasileiro. Muciolo Ferreira.

Anônimo disse...

Uma grata surpresa entrar no Google e encontrar essa linha do tempo singela e poética em torno de Adriana Alves de Oliveira, Miss Brasil 1981, quarta colocada no Miss U/81, e por pouco Miss World/84, pois estava muito preparada para ostentar o título.

Discretíssima em sua voda pessoal, pelo que me consta casou apenas uma vez com o ex-banqueiro Salvatore Cacciola, dono do extinto Banco Marka.

Encontrei Adriana faz dois anos no Copacabana Palace, numa área externa fumando charuto. Nunca vi mulher tão linda.

M. Moroni

Anônimo disse...


A postagem acima de M. Moroni só comprova o que eu sempre soube: o marido de Adriana Alves de Oliveira sempre foi o ex-banqueiro ítalo-brasileiro, Salvatore Cacciola, pai dos seus filhos.

muciolo ferreira

Anônimo disse...

Desculpe, Muciolo, mas não concordo com sua afirmação sobre Irene Saez.

Estive algumas vezes com a Miss Universo 1981. A primeira, em Caracas, em 1994. Ela prefeita, fui gentilmente convidado pela sua secretária de comunicação, Fátima, para acompanhá-las na inauguração de uma escola. Irene estava deslumbrante e idolatrada pelo povo. Todos queriam tirar uma foto com a prefeita. Fomos a uma sala reservada e fiz a entrevista, que guardo até hoje gravada em fita cassete.

Um dos rostos mais belos que já vi em toda a minha vida. E, se houve alguma intervenção cirúrgica - que eu nunca soube -, é imperceptível. O rosto é perfeito. E lindos olhos verdes cor de azeitona. Naquela tarde estavam verdes! Não me contive, e olhando aquela perfeição, perguntei:
"Irene, confesse, você é um anjo que desceu do céu?"
Ela deu uma gargalhada e me respondeu:
"Não, não sou um anjo, mas todos eles desceram para me ajudar a administrar essa cidade com todos os seus problemas."

Quase três anos após, voltei a encontrar Irene novamente. Dessa vez em Miami Beach, durante o Miss Universo 1998, nos ensaios e na noite final. Tenho fotos de todos esses momentos.

Considero Irene uma das três mais belas Misses Universo de todos os tempos, ao lado de Martha Vasconcellos e Oxana Fedorova.

Abraço.

Roberto Macêdo

Alberta disse...

I miss you very much, signora Adriana! I miss Don Alberto, too!

Alberta disse...

The most beautiful lady, Adriana di Oliveira! She is an educate and onest lady, how grow his two handsome suns with much love. I worked one year for she and mister Cacciola, I love them very much, they are very specials and educated persons! 😘

Anônimo disse...

Adriana era (e deve continuar sendo, nunca mais a vi) muito bonita, mas não posso concordar que a vencedora do concurso de Miss Universo, Irene Saez, não o fosse também. Era lindíssima. Falo com conhecimento, pois assiste o concurso pessoalmente em Nova York.

Anônimo disse...

Revendo o MU, não achei a resposta doa venezuelana forte Para mim a MB merecia o título.Japão.