a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 649, referente ao período de 11 a 17 de dezembro de 2017. ***** Grato por sua atenção.

sábado, 23 de julho de 2016

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

Os 20 anos da Creche Mãe Rainha

         
Tudo começou quando dona Santina Pessôa Bezerra, coordenadora da Pastoral da Criança da época, vendo que muitas crianças de Timbaúba estavam  passando por grandes dificuldades e carências, decidiu montar um espaço para dar a elas uma chance de melhor desenvolvimento.  No começo, a creche ficava numa casinha na Cohab, e 12 crianças eram beneficiadas com comida, educação e higiene básica. Um tempo depois, com a ajuda do Mons. Orlando Nascimento, a creche ficou funcionando no prédio da APAC, Ação Paroquial de Assistência. Mas foi só em 2008 que dona Emília Morais cedeu a atual residência da creche, na Praça Jader de Andrade, na qual beneficia mais de 60 crianças de 0 a 6 anos, prestando todo o suporte possível.
       Hoje, mesmo com tantas conquistas, a creche passa por um momento difícil, pois a ajuda que vinha tanto da prefeitura, como do governo (Todos com a Nota) foi drasticamente reduzida, então o que faz a creche funcionar é a cooperação dos funcionários que são extremamente dedicados, como por exemplo, dona Nininha que trabalha lá há 20 anos, dos cidadãos, da igreja e principalmente por parte da benfeitora, Emília Morais.
       A creche pela manhã para as crianças de 3 a 6 anos  funciona como uma escolinha, com professoras, aulas, recreio e lanche. Próximo ao meio dia elas tomam banho, almoçam e dormem. À tarde elas brincam, assistem filmes, cantam músicas, fazem outro lanche e aguardam seus familiares para ir para casa. Para os bebês, um berçário e muito espaço para brincar e crescer.  A casa conta com 3 quartos, varanda, salas de aula, cozinha, banheiros e um parquinho.  Um espaço muito bom, na qual 60 crianças sortudas possuem um segundo lar, com uma família zelosa. 
        A população toda é beneficiada, pois essas crianças que ali passam o dia serão um diferencial no futuro da cidade, como fazem há 20 anos. Timbaúba toda agradece ao coração dessas duas grandes mulheres, Santina Pessôa Bezerra e Emilinha Morais. T
        Toda doação é bem-vinda, é só levar até a residência da Creche Mãe Rainha em frente à Praça Jader de Andrade.
----------
Creche Mãe Rainha, Praça Jáder de Andrade, 89 - Centro - Timbaúba – PE – CEP: 55870-000. Tel:  (81) 3631-0756 e (81)97326-9816. 
Conta Corrente: Agência 0446-4, Conta 58.001-5, Banco do Brasil. Email: crechemaerainha96@gmail.com 
----------
----------
Texto: Giulia Leal - Revista TIMBAÚBA EM FOCO, Ano 5, Edição 62, Junho 2016


 *****

  Maçonaria X Segurança Pública


Abaixo,  texto postado no Facebook pelo venerável Giorgio Bertino, da Loja Maçônica Obreiros do Norte nº 7.

         Bom dia meu amigos timbaubenses!  A Maçonaria cumpriu com seu dever de organização não governamental, preocupada com os problemas que atingem nossa sociedade, e fez a entrega do abaixo assinado ao vice- governador Raul Henry com cerca de 8.000 assinaturas e que pede a melhoria da segurança pública em nosso município. 
        Com muita articulação e união das várias lideranças e autoridades, algumas ações começam a sair do papel. Podemos elencar a volta do GATI e ROCAM, reativação do sistema de rádio da PM, operação sistemática em dias de feira, reativação de várias viaturas que estavam baixadas e que vão servir para Timbaúba e região, entre outras ações que não podem ser divulgadas por questões estratégicas. 
     Sabemos que segurança é um problema nacional que está longe de ser resolvida, principalmente por se tratar de soluções de longo prazo, que incluem educação e políticas públicas em vários segmentos. Porém, temos que pelo menos ter o mínimo de paz para conseguirmos tocar nossa vida. 
      Precisamos aqui agradecer a todos que nos ajudaram, como a CDL, Câmara ade Dirigentes Lojistas, lideranças políticas da nossa cidade, da situação e da oposição, a imprensa local, o Coronel Lamenha, o Delegado Hilton Lira, a comunidade jurídica, o secretário de segurança pública, nosso vice-governador Raul Henry, por sua visão humanista e social dos problemas que muitas vezes são vistos apenas como números. 
    Os números somos nós! Nossa vida, nosso trabalho... Enfim, continuemos em alerta! Finalmente e mais importante, agradecemos à sociedade timbaubense pela credibilidade depositada na Maçonaria e a DEUS (Grande Arquiteto do Universo) que nos orienta para definirmos nossas ações. Continuemos firmes e atentos, e que DEUS nos ajude!
 
*****


MANHÃ EM HOLLYWOOD

         Entrei no ambiente com a ilusão que iria abraçar algumas das estrelas que inundaram de sonhos muitos momentos da minha vida: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Ava Gardner, Grace Kelly, Romy Schneider...O espaço era propício. Museu de Timbaúba, órgão da Funjader, Fundação Jader de Andrade. "Divas do Cinema", exposição organizada pela artista plástica Joselma Carneiro. 
        Ao sair, posei ao lado de Joselma, fantasiando está sendo protagonista de um filme com direito ao Oscar. Não tenho culpa se o menino sonhador que um dia fui convive comigo 24 horas por dia. 
---- Daslan Melo Lima.
----------
"Divas do Cinema", exposição até 31 deste mês, no Museu de Timbaúba. Rua Almirante Barroso, vizinho ao Ministério Público, de segunda a sexta-feira, das 09 às 11h e das 15 às 17 horas.

*****

Nenhum comentário: