*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 3 de fevereiro de 2019

"Um bom vinho é poesia engarrafada"

         

      Vesti uma blusa do bloco Galo da Madrugada, edição 2014, cuja estampa remete à obra de Ariano Suassuna, e fui tomar um vinho na residência de um casal de amigos. Fui beber poesia, em sintonia com o que escreveu o poeta britânico Robert Louis Stevenson: "Um bom vinho é poesia engarrafada".
       Na noite calorenta, embriago-me levemente de poesia e vinho imaginando a presença de Mário Quintana declamando:  "Por mais raro que seja, ou mais antigo, / Só um vinho é deveras excelente: / Aquele que tu bebes calmamente / Com o teu mais velho e silencioso amigo". 
      Encerrando a penúltima noite calorenta de janeiro de 2019, compactuo com Ariano Suassuna: “Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza e até a morte: o riso a cavalo e o galope do sonho. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver.” 
----------
Daslan Melo Lima
Timbaúba, Pernambuco, 30/01/2019


----------


SIMPLES ASSIM - 

Faz semanas que não coloco ração para os meus gatos no prato de cada um. Gosto de vê-los juntos, saboreando a comida em coletividade, unidos, apesar das diferenças de aparência, idade e comportamento. Relaxo diante da cena e peço a Deus que um dia os humanos possam se comportar deste jeito. Simples assim. 
----------
Daslan Melo Lima
Timbaúba, PE, 30/01/2019

----------


BRINCANDO COM OS ANJOS
Para compensar o calor sufocante e o sol escaldante, Deus mandou anjos invisíveis brincar com as nuvens. Equanto espalham beleza sob o céu, voo na minha imaginação para brincar com eles. 
----------
Daslan Melo Lima
Fotografando o céu de Timbaúba, PE, direto do meu quintal, 25/01/2019


----------

O DOCE DE UMA LEMBRANÇA DOCE


     
        Houve um tempo em que existiam menos revistas do que hoje, embora as pessoas lessem mais, muito mais. As de maior circulação eram O Cruzeiro e Manchete, preferidas pelos adultos. As crianças e adolescentes liam Historinhas Semanais e os gibis de Pato Donald, Mickey, Bolinha, Luluzinha, Tio Patinhas, Fantasma... A juventude romântica alimentava sonhos, paixões e ilusões com as fotonovelas de Capricho, Grande Hotel e outras. 
        Entro na banca de revistas e encontro dezenas especializadas em diversos assuntos. Quatro delas me interessam mensalmente: Seleções do Reader´s Digest, Joyce Pascowitch, Vida Simples e Timbaúba em Foco. 
        Depois de comprar as minhas preferidas, saio da banca com um chocolate para o menino que um dia eu fui. A beleza da peça antiga de vidro sobre o balcão compensa a saudade das revistas que não existem mais. Pelo menos ficou o doce de uma lembrança doce.
----------
Daslan Melo Lima
Na banca de revistas de Timbaúba, PE, 02/02/2019

*****

Um comentário:

Jeová Barboza de Lira Cavalcanti disse...


Gilberto Carvalho traduz muitos dos sentimentos de quem ama o vinho com o calor dos amigos e a paixão do sabor, mas com a sobriedade necessária de quem se refere a uma bebida alcoólica. O poema “Encantamento” traduz parte disso: “Me agrada este flertar com as labaredas do fogo/de teu corpo/em minhas mãos./Ver tua alma inteira/desenhada em cada gole/de satisfação./ Gosto de te saber/assim, entre segredos,/onde confio/meus questionamentos./ (…) A insaciável decisão da nossa hora/é quem nos leva os dois pelo caminho/Tu, nos incontáveis goles que bebi/Eu, infetiçado em ti e neste vinho.”