*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - Adriana Zselinszky, Miss Rio Grande do Sul 1980, o sonho de ser capa de revista


Daslan Melo Lima


Adriana Zselinszky, Miss Rio Grande do Sul 1980 - Foto: Revista Manchete.
---------- 

        Aquela menina linda, gaúcha de Porto Alegre, sempre chamou a atenção de todos. Aos 13 anos de idade, começou a desfilar e mais tarde tornou-se Miss Rio Grande do Sul e quarta colocada no concurso Miss Brasil 1980. Estou falando sobre Adriana Zselinszky, que se tornou um ícone da beleza brasileira, um dos mais belos rostos da história do Miss Brasil.  
       Sua imagem ilustrou várias capas de revistas. Muito apegada à família, não foi fácil manter a carreira de modelo até os dias atuais.   

----------
Adriana Zselinsky, capa da Cláudia


“Desde criança, quando ainda morava em Porto Alegre, olhava CLAUDIA e outras revistas e tinha o sonho de ser capa. Com 16 anos, me inscrevi em um concurso para aparecer na da antiga NOVA (hoje COSMOPOLITAN) e fui escolhida. Mas meus pais não me deixaram fazer a foto. A profissão de modelo não era bem vista. Só pude me mudar para São Paulo depois de me formar e casar, aos 19 anos.
Queria muito trabalhar na indústria da moda e faria o que precisasse para conseguir. Apesar de haver menos agências, os cachês serem menores e existir o medo do desconhecido, não via as dificuldades como barreiras. Nem quando tive o primeiro filho, Brian, aos 25, deixei a profissão. Morava na Alemanha e trabalhava bastante por lá, mas queria Brian sempre perto de mim.
No início, dizia ao pessoal do estúdio que fazia questão de estar ali com minha família . As pessoas achavam que isso tiraria meu foco. Não concordava, simplesmente ficava feliz em ter minha família a meu lado. Decidi, então, levá-los escondidos em várias das minhas viagens. Era uma aventura. Dava um jeito de fugir depois das sessões de fotos para ficar com os dois – e voltava cedinho no outro dia para o hotel onde estava hospedada toda a equipe.
Quando o Oliver nasceu, eu tinha 29 e já retornara ao Brasil. Então, foi um pouco menos complicado manter todos juntos. Não posso dizer que é simples conciliar os papéis de mãe, esposa e profissional, mas sempre dei um jeitinho. Eu me apaixonei tanto por esse universo que continuo inserida nele. Hoje sou diretora executiva de moda e, apesar de ter diminuído o ritmo, ainda não parei de fazer fotos.
É difícil parar quando gostamos muito do que fazemos. Mulheres de 30 anos se acham velhas para atuar como modelo. Será que são? Olhando para trás, continuei trabalhando bastante até quando já tinha filhos. Acredito ser mais uma questão de se sentir bem consigo mesma. Aí, sim, você passará sua beleza com verdade. ”
-----------
10/04/2018

----------

Adriana Zselinsky, Miss para sempre Miss

----------

----------
Imagens: Facebook
----------

Como descrever tanta beleza? 





Outro dia, Leite Ferrer, cabeleireiro e missólogo cearense, enviou-me a foto acima perguntando como eu descreveria tanta beleza. As palavras fugiram, enquanto meus pensamentos voaram para 1980, quando Adriana Zselinsky conquistou o quarto lugar no Miss Brasil. 
    Como descrever tanta beleza? Não sei, Leite Férrer, mas vou deixar aqui um trecho de uma crônica da sua conterrânea Rachel de Queiroz (1910-2003), publicada na revista O Cruzeiro, de 30/07/1955, e dedicada à Emília Corrêa Lima, Miss Ceará, Miss Brasil 1955.  
"Tudo são dons, dons gratuitos, que se recebem da fonte de todos os dons. Valerão eles menos por isso? E a beleza, entre os dons, é o mais alto de todos: o maior elogio que se pode fazer a uma realização, a uma paisagem, a um poema, é dizer que são belos. Por que a beleza é a coroa que os completa. Nem a virtude se concebe sem beleza, nem a divindade. (...) Porque a beleza é como um selo de Deus."
      Para conferir a crônica completa da Rachel de Queiroz,  clique neste link:    http://passarelacultural.blogspot.com/2013/03/sessao-nostalgia_7120.html


----------

Radicada em São Paulo, esposa do gaúcho Gilberto Haider, fashion photographer na Gilberto Haidfr Studio, mãe de Brian e Oliver, Adriana Zselinsky Haider conta tudo sobre fama, glamour e dificuldades 
em entrevista a Marinez Manflin. Vide: 

*****

3 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...


>>>>>>>>>>
Comentário de Quintino Medeiros, de São João do Sabugi, Rio Grande do Norte, via Facebook
>>>>>>>>>>

Tantas moças lindas no Top 5 do Miss Brasil 1980 que deve ter sido difícil eleger a vencedora. Adriana poderia ter avançado mais. No entanto, como diz o ditado, há males que vêm para o bem. Foi o caso: Adriana fez muito mais sucesso como modelo, numa carreira bastante duradoura!

Anônimo disse...

Essa se tivesse ganho o Miss Brasil quem sabe não teríamos a terceira brasileira Miss Universo. deveria no mínimo a segunda colocação. Coisas de concurso.kkk..Muciolo Ferreira.

Ciney disse...

Ela nao venceu o miss brasil pq ela tinha apenas 16 anos