*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 3 de fevereiro de 2019

SESSÃO NOSTALGIA/ESPECIAL - Concurso Miss Pernambuco 2019

Daslan Melo Lima



Bárbara Souza, Miss Pernambuco 2019
----------

O Miss Pernambuco 2019 chegou a edição número 65, desde aquele 1955, quando se tornou oficial. O evento é realizado por Miguel Braga há 29 anos. “A miss hoje carrega qualidades que vão além da beleza. Estamos em busca de uma mulher com personalidade, autêntica, capaz de influenciar positivamente as demais pessoas”, explicou Miguel Braga sobre o novo perfil dos concursos de beleza.
O Miss Pernambuco 2019 aconteceu no dia 31 de janeiro, no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife. O concurso, apresentado por Marcos Salles e Wilma Gomes (Miss Pernambuco 2007, Miss Simpatia e quarto lugar do Miss Brasil 2007) homenageou a pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954), como exemplo de superação e empoderamento feminino.
----------


Comissão julgadora

Coube a esta comissão julgadora a responsabilidade de eleger a mais bela pernambucana de 2019: Albérico Ribeiro, estilista; Cláudia Heráclio, gerente de marketing do Catamarã Tours; Cleide Santos, promoter de Caruaru; Dadau Barbosa, promoter de Petrolina; Henrique Mello, beauty artist; João Alberto Sobral, jornalista, colunista social do Diario de Pernambuco; Layla Nader, empresária; Marcelo Soes, representante do Miss Brasil Be Emotion, presidente do júri; Mustafá Magalhães Dias, diretor executivo de Turismo da Prefeitura do Recife; e Rose Beltrão, empresária.
----------

As candidatas


Dezoito candidatas de diferentes regiões do estado disputaram o título. Elas desfilaram em trajes casuais assinados pela estilista Marina Pacheco com sua nova coleção “Mestres Pintores”, além dos tradicionais trajes de banho e gala.

Miss Agrestina - Yasmin Fernanda, 25 anos, enfermeira 
Miss Brejo da Madre de Deus - Marília Costa, 19, modelo 
Miss Caruaru - Thatiany de Deus, 19, estudante de Fisioterapia
Miss Fernando de Noronha - Juliana Senna, 22 anos, estudante de Hotelaria
Miss Gravatá - Laura Nadal, 19, estudante de Arquitetura e Urbanismo
Miss Ipojuca - Liliane Reis, 20, pescadora
Miss Jaboatão dos Guararapes - Alessandra Gomes, 20, modelo
Miss Limoeiro - Maria Eduarda Albuquerque, 19, estudante de Direito
Miss Olinda - Gabriela Lins, 20, estudante de Odontologia
Miss Paranatama - Alexandra Lopes, 20, modelo
Miss Petrolina - Ana Luísa Bezerra, 22, formada em Serviço Social
Miss Recife - Bárbara Souza, 22, estudante de Publicidade e Propaganda
Miss Ribeirão - Jéssica Souza, 25, estudante de Fisioterapia
Miss Salgueiro - Samylla Sampaio, 26, Bacharel em Direito
Miss Santa Cruz do Capibaribe - Eduarda Ribeiro, 19, estudante de Odontologia
Miss Surubim - Alice Marianna Araújo, 19, estudante de Arquitetura e Urbanismo
Miss Taquaritinga do Norte - Raysa Mahon, 22, empresária
Miss Toritama - Layssa Souza, 21, estudante de Direito. Terceira colocada no Miss Pernambuco 2018, quando representou a cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

----------

Premiações especiais

      
Miss Simpatia
Raysa Mahon, Miss Taquaritinga do Norte, eleita Miss Simpatia pelas próprias candidatas.
----------
Miss Elegância
Laura Mello, Miss Gravatá
----------
Miss Fotogenia
Eduarda Albuquerque, Miss Limoeiro

----------

As Tops

          As jovens chamadas para compor o Top 10, por ordem alfabética das suas cidades foram: Yasmin Fernanda, Miss Agrestina; Marília Costa, Miss Brejo da Madre de Deus; Liliane Reis, Miss Ipojuca; Alessandra GomesJaboatão dos Guararapes; Gabriela Lins, Miss Olinda; Alexandra Lopes, Miss Paranatama; Ana Luísa Bezerra, Miss Petrolina; Bárbara Souza, Miss Recife; Jéssica Souza, Miss Ribeirão; e Eduarda Ribeiro, Miss Santa Cruz do Capibaribe. 

Marília Costa, Miss Brejo da Madre de Deus
----------
Liliane Reis, Miss Ipojuca
----------
Alessandra GomesJaboatão dos Guararapes
----------
Gabriela Lins, Miss Olinda
----------
Jéssica Souza, Miss Ribeirão
----------

Top 5 - Após o desfile de biquíni das dez classificadas, cinco seguiram para a entrevista final. A ordem crescente de classificação do Top 5 ficou assim: 

Miss Petrolina, Ana Luisa Bezerra, quinto lugar.
----------
Miss Santa Cruz do Capibaribe, Eduarda Ribeiro, quarto lugar.
----------
Miss Paranatama, Alexandra Lopes, terceiro lugar. 
----------
Miss Agrestina, Yasmin Fernanda, segundo lugar.
Representante de Pernambuco no Miss Brasil CNB (Miss Mundo Brasil)
----------
Miss Recife, Bárbara Souza, primeiro lugar. 
Representante pernambucana no Miss Brasil Be Emotion 
  
----------
Quem é a Miss Pernambuco 2019





A nova Miss Pernambuco se considera uma mulher simples e humilde, que enxergou nos concursos de beleza uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de uma chance para ser uma referência para todas as mulheres, para que se aceitem como são e lutem para conquistar seus espaços. Filha de empregada doméstica e orgulhosa da profissão da mãe, Bárbara Souza, 22 anos de idade, carrega consigo uma grande história de empenho e superação. Graças à ajuda da dona da casa onde a mãe trabalha, a quem considera pessoa da família, conseguiu ingressar na Uninassau para cursar Publicidade e Propaganda como bolsista do ProUni.


Após ter sido entrevistada no Top 5, Bárbara Souza sofreu uma queda de pressão e desmaiou. As cortinas se fecharam e ela foi imediatamente atendida, voltando em seguida com as demais finalistas para ouvir o resultado final.

Bárbara recebeu a coroa de Eslovénia Marques, Miss Pernambuco 2018 e finalista no Miss Brasil Be Emotion do ano passado. Ela terá um mês para se preparar melhor para o Miss Brasil Be Emotion 2019, agendado para o dia 09 de março, em São Paulo. A rotina será intensa, com aulas de automaquilagem, postura, oratória, passarela e inglês. “Me sinto muito honrada com a oportunidade. Tenho a responsabilidade de ser um exemplo e representar todas as mulheres, principalmente as mulheres negras”, pontuou pouco depois de sua eleição.
----------

Ana, Isabela e Bárbara, 
três negras no trono de Miss Pernambuco

          Em 1988, Ana Maria Guimarães tornou-se a primeira negra a ser eleita  Miss Pernambuco, ficando entre as semifinalistas (Top 12) do Miss Brasil. No ano de 2009, Isabela Nascimento foi a segunda, conseguindo o título de Miss Simpatia no Miss Brasil.  E agora, em 2019, Bárbara Souza conquista o cobiçado título de Miss Pernambuco. 

Ana Maria Guimarães, Miss Pernambuco 1988
----------
Isabela Nascimento, Miss Pernambuco 2009
----------
Bárbara Souza, Miss Pernambuco 2019

A coordenação do Miss Pernambuco só reconhece duas misses Pernambuco negras: Ana Maria Guimarães e Bárbara Souza. Justificativa: Isabela Nascimento renunciou ao título para casar, tendo sido substituída oficialmente por sua vice, Fabiana Medeiros
      Por outro lado, alguns entendem que Isabela Nascimento poderia ser definida como mulata. Eis um assunto controvertido nesse Brasil tão miscigenado. Há várias denominações para quem não tem a pele branca: mulato, moreno-escuro, moreno-claro... Posso estar equivocado, mas em minha opinião podemos dizer que três negras foram eleitas Miss Pernambuco. Seja como for, temos que admitir que não existe raça branca, raça negra, raça isso ou aquilo. O que existe é a raça humana.     
----------
          Ao encerrar esta matéria, desejo tudo de bom para as candidatas que não receberam prêmios  e não conseguiram classificações no Miss Pernambuco 2019. Ganhar e perder fazem parte da nossa trajetória no planeta Terra.  O importante é seguir em frente, com foco, determinação e fé em Deus, a fim de concretizarmos nossos objetivos. E nunca deixar de sonhar. 

Thatiany de Deus - Miss Caruaru
----------
Juliana Senna - Miss Fernando de Noronha
----------
Samylla Sampaio - Miss Salgueiro
----------
Alice Marianna Araújo - Miss Surubim
----------
Layssa Souza - Miss Toritama
----------

*****

Vídeos relacionados com o Miss PE 2019:

1 - Primeira parte do concurso. Abertura, comissão julgadora, desfile em traje de gala.
https://www.youtube.com/watch?v=4sCQYLz-MWM
2 - Segunda parte. Desfile de biquini, premiações especiais, anúncio do Top 10.
https://www.youtube.com/watch?v=cRWq2XnuGmw
3 - Terceira parte. Entrevistas com as cinco finalistas, despedida da Miss PE 2018 e coroação da Miss Pernambuco 2019,
4 - Depoimentos de Miss Recife, Miss Jaboatão dos Guararapes e Sandro Morette, 
5 - 

 ----------

Secção ainda em construção 
Outras imagens e textos estão pendentes para postagens.

                                 ----------

Um comentário:

Anônimo disse...


Meu amigo Daslan, no meu entendimento a Isabela Nascimento não pode ser considerada negra como Ana Maria Guimarães e a nova Miss Pernambuco. Ate porque Isabela tinha a cor acobreada, próxima à tonalidade marrom. Os olhos castanhos claros e a mesma cor dos cabelos.

Então são apenas duas negras até hoje eleitas rainha da beleza pernambucana, desde 1954, quando o Miss Brasil foi oficializado e entrou no calendário anual entre um dos eventos mais importantes e aguardados pelos brasileiros até 1972, último ano que teve como sede o Rio de Janeiro e o Ginásio do Maracanãzinho, o templo sagrado da beleza brasileira.

Abs, Muciolo Ferreira