*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 17 de fevereiro de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - Albanise Maria Braga Coelho, Miss Sport Club do Recife 1974


Daslan Melo Lima

          Noite de 24 de maio de 1974. Geraldão, Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães Melo, bairro da Imbiribeira, Recife. Vinte e nove jovens e um sonho: ser eleita Miss Pernambuco 1974, diante de um público estimado em vinte mil pessoas.  Eu estava lá.
          Depois de anunciadas as semifinalistas (top 10), que se apresentaram mais uma vez para a comissão julgadora, o resultado oficial foi anunciado: quinto lugar, empatadas, Rita de Cássia Dutra Monteiro, Miss Grupo Jovem de Boa Viagem, e   Albanise Maria Braga Coelho, Miss Sport Club do Recife; quarto lugarRosângela Dourado Lins, Miss Vitória de Santo Antão; terceiro lugarIsolda Lira Cabral, Miss Caruaru; segundo lugar, Angélica Moura Lins, Miss Gravatá; e primeiro lugar, Cilene Aubry Bezerra da Costa, Miss Serra Talhada.
----------
Albanise Coelho, aos 15 anos de idade, antes de ser Miss, com 1,70 de altura e 54 quilos.
----------
Albanise Coelho, Miss Sport Club do Recife 1974.
----------
Albanise Coelho, Miss Sport Club do Recife 1974, e sua antecessora Cleusa Adelaide Durant (Alessandra Durant), Miss Sport Club do Recife, Vice-Miss Pernambuco 1973.
----------
Albanise Coelho na passarela do Geraldão.
----------
Albanise Coelho (primeira à esquerda) e outras duas concorrentes ao título de Miss Pernambuco 1974.
----------

O jornalista Muciolo Ferreira, que assistiu ao concurso Miss Pernambuco 1974, deu um depoimento exclusivo para PASSARELA CULTURAL:
Albanise era minha vizinha no bairro de Casa Amarela, Recife. Estudávamos no Colégio Estadual Dom Vital. Eu cursava o último ano do curso científico e ela terminava o ginasial. Era uma jovem belíssima.  
Albanise era uma das favoritas do público e a minha preferida. Nosso amigo missólogo Paulo d’Arce também queria ela para Miss Pernambuco 1974. Paulo achava Albanise a cara de Martha Vasconcellos (Miss Bahia, Miss Brasil e Miss Universo 1968), enquanto eu achava que ela lembrava Rejane Vieira da Costa (a Rejane Goulart, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e Vice-Miss Universo 1972). Tinha o mesmo biótipo físico e facial da gaúcha, incluindo a altura e as medidas.
Abanise ficou em quinto lugar, empatada com Rita de Cássia Dutra Monteiro, Miss Grupo Jovem de Boa Viagem, pois não houve tempo para desempatar. A transmissão era ao vivo pela televisão e o horário tinha de ser cumprido rigorosamente. Eu estava no Geraldão com o bailarino Fred Salim, que era da minha turma e muito amigo de Albanise. Fred, inclusive, deu uma ajuda a ela nos camarins. 
A última vez que encontrei Albanise foi na década de 1990, na agência do Bandepe, Banco do Estado de Pernambuco, da Rua da Imperatriz, esquina com a  Sete de Setembro. Ela trabalhava na carteira de novos clientes, no térreo do banco. Continuava linda, esbelta, nem parecia mãe de duas jovens adolescentes, e casada com um delegado da Polícia Civil, moradora de Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Anos depois a reencontrei num domingo de Carnaval, nas ladeiras de Olinda, mas não consegui me aproximar devido à multidão. 
Até hoje não entendo o quinto lugar conferido para Albanise no Miss Pernambuco 1974. Coisas da vida. 
----------


"Quem é esta senhora bonita, elegante, educada e jovial, posando na varanda do seu apartamento?" Responde o mar: "Albanise Coelho, Miss Sport Club do Recife 1974".
---------
"Quem é esta senhora bonita, elegante, educada e jovial, que em visita a uma filha que mora na Itália posa nos canais de Veneza e na Fontana Di Trevi? " Responde minhas recordações e a voz de um tempo que se foi: "Albanise Coelho, aquela que poderia ter sido Miss Pernambuco 1974."
     
 *****
----------
Crédito das imagens: Acervo Pessoal de Albanise Coelho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dsslan, incrível, como é que você conseguiu essas fotos inéditas da Miss Sport Club do Recife 1974 e quem deveria de fato ter nos representado no Miss Brasil? Lindas imagens, incluindo as atuais da bela Albanise, a dos 15 anos e da noite do concurso.

Gostaria muito, se fosse possível, você marcar um encontro vespertino com ela para um café no qual estivessem presentes eu, o Paulo d'Darce e o jornalista e expert do mundo Miss,Fernando Machado. Seria ótimo revivermos aquela época do ouro do Miss Pernambuco que levava mais de 15 mil pessoas ao Geraldão.

Na matéria da Sessão Nostalgia, esqueci de acrescentar que nos tempos dos saudosos Jogos Estudantis de Pernambuco, cuja abertura era no campo do Sport Club do Recife, Albanise vinha à frente do Colégio Estadual Don Vital carregando o cartaz com o nome do educandário de Casa Amarela.

Uma bela surpresa essa Sessão Nostalgia. Um abraço carinhoso à miss homenageada e os parabéns ao meu amigo Daslan por esse presente antes do Carnaval.

Muciolo Ferreira
Recife - PE

Anônimo disse...

Assisti ao vivo ao Miss PE 1974. Tudo muito lindo.
A vencedora, Cilene Aubry, deu inicio ao mitológico reinado das misses de Serra Talhada, por três anos consecutivos, pois depois dela vieram Maria de Fátima Mourato e Matilde Souza Terto. Em 1974, o Top 3 foi maravilhoso, mas não há dúvida que Albanise Coelho, a Miss do Sport Club do Recife, teria sido uma inesquecível Miss Pernambuco.

Luiza Maria
Paulista (PE)

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>
Comentário enviado pelo Messenger
>>>>>>>>>>

Fiquei encantado com esta Miss Sport Club do Recife.
Alô, Muciolo Ferreira, conhecei você num evento há 15 anos no Clube Internacional do Recife.
Casei com meu noivo na época, tenho dois filhos e sou muito feliz.
Stela de Caruaru, morando em Garanhuns.

Unknown disse...

Infelizmente essas coisas acontecem , porem eu sempre me perguntei a respeito de miss Pernambuco 1976 , era muito bonita , e nao entendo como na epoca nao foi miss Brasil . É constrangedor . SÓ sei que hoje ela reside em Triunfo . jose vagner -cubatao -sp-13-988595800 -obrigado .