*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Bloco As Piruas 2019


----------

PIRUAS 2019 - Faz 28 anos que vi nascer o irreverente bloco As Piruas (sic, assim mesmo, Piruas com a letra "i" ). Composto por jovens da sociedade pernambucana de Timbaúba, que usam looks femininos no domingo pré-carnavalesco, todos de olho no título de Miss Pirua. 
        Há mais de duas décadas que contribuo com o bloco, coordenando a escolha da "miss". Na foto, o Top 3 do Miss Pirua 2019: Jhamerson Lenno, primeiro lugar; ladeado por Rodrigo Manoel, segundo; e Lucas Bezerra, terceiro colocado. 
          Os prêmios das "misses", modestos em termos materiais, são valiosos pelas gratas recordações que ficarão. O prêmio maior é para mim, que dou gargalhadas diante das atitudes irreverentes da juventude: um baú invisível de inspirações.
----------

       ---------
----------
----------
----------
Pausa na frente da Prefeitura Municipal para a tradicional foto em grupo. 
----------
Rivaldo e Nazaré, um dos casais mais queridos da sociedade timbaubense, assistiram ao desfile nas imediações do Viaduto do Açúcar. 
----------
Jamilton Andrade entrevista o empresário Zezinho, uma das "piruas" pioneiras que marcaram presença.  
----------
Jefferson Kennedy e Edvaldo Melo, personificando a dupla Mateus e Catirina, ladeando o porta-estandarte das Piruas.   

--------------------



FOLIA APROVADA. ASSIM SEJA - Faço parte da multidão que acompanha o bloco carnavalesco. Paro para clicar uma foto e tenho a impressão que estou diante de uma procissão. O monumento de Nossa Senhora das Dores parece um andor sendo carregado pelas pessoas. 
Faço parte da multidão que adora Carnaval. Paro para beber uma dose de misticismo e poesia. Imagino que Nossa Senhora das Dores, a quem chamo "Nossa Senhora das Dores, dos Amores e Desamores", aprova a folia. Assim Seja. 
--------------------

----------

Jhamerson Lenno, Miss Pirua 2019, ladeado pelos pai Joelson Souza, ex-pirua, e a mãe Simone Barbosa

Após a premiação do Top 3, desço com as piruas do trio elétrico.  Familiares, amigos e fãs das "misses" estão ansiosos para abraçar os jovens. Enquanto isso, o hino do bloco, composição de Artur de Moura Apolinário, o Dr. Mourinha, ecoa pelos quatro cantos de Timbaúba. " Pi - pi - pi - pirua, / eu quero ser pirua. / Neste carnaval, vou me fantasiar de pirua infernal. / Pirua.  /// Quero beber, / quero cantar, / quero brincar para os males espantar. Pirua."
--------------------
RINDO DAS PROBABILIDADES


De repente, na concentração do bloco As Piruas (sic, assim, com a letra "i"), o momento ficou mais interessante com a presença da dupla Mateus e Catirina, personagens ricas do fantástico folclore brasileiro. 
        Na pele dos atores Jefferson Kennedy e Edvaldo Melo, Mateus e Catirina espalharam carisma, descontração, cultura e risadas.
        Enquanto posava para a foto, lembrei-me de uma citação do poeta americano Charles Bukowski: "Estamos aqui para rir das probalidades e viver nossa vida tão bem que a Morte vai tremer para nos levar." 

--------------------

*****

PASARELA CULTURAL parabeniza Sandro Cesar Barbosa, presidente do bloco As Piruas, pela determinação em manter viva a tradição da agremiação. 

Nenhum comentário: