*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 16 de junho de 2018

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Quadrilha Junina Serrana Matuta X Santo Antônio em Cruz do Caboclo


Quadrilha Junina Serrana Matuta, de olho no resgate cultural timbaubense

 >>>>>>>   Com mais de 50 componentes, a junina irá participar do   concurso da Rede Globo Nordeste   

        Então, chegou o mês de junho e com ele a tradição de dançar quadrilha, comer delícias típicas, acender fogueiras e celebrar o nascimento de três importantes santos para a Igreja Católica: São João Batista, Santo Antônio e São Pedro. Quem é quadrilheiro espera essa data ansiosamente, é o que acontece com os mais de cinquenta componentes da Quadrilha Junina Serrana Matuta, nome indicado pelo professor e ator Leomir Lima, especialista em Cultura Pernambucana, como forma de homenagear a nossa cidade, a Princesa Serrana.






       A Quadrilha Junina Serrana Matuta foi fundada em 10/01/2017, durante reunião com os representantes das extintas quadrilhas Santa Tereza, Chuva de Estrelas e Chapéu na Roça, de Timbaúba, e a Mexe Brasil, de Caueiras. O objetivo inicial era participar do festival da Rede Globo, além de resgatar jovens e adultos para juntos enaltecerem essa demonstração cultural tão rica e característica de nossa região.
        No ano passado, o sonho foi realizado e a quadrilha participou do concurso da Rede Globo Nordeste com o tema “ A cor”, que contou a história da miscigenação do nosso País com índios, brancos e negros. Entre 56 concorrentes, nossa Junina foi classificada em 19º lugar, uma bela surpresa para todos.
      Atualmente, a quadrilha é dirigida por Nilvan Emanoel (Presidente), Antony Lino (Coreógrafo e Projetista), Poliana Lívia (Tesoureira), Mônica Ribeiro (Mídia) e Josiel Morais (Aderecista e Figurinista). Com o tema “A lenda que te traz de volta”, a quadrilha vai se apresentar no concurso da Rede Globo Nordeste 2018.  

*****


Em Cruz do Caboclo

Tradição, religiosidade, misticismo e energia positiva marcaram a Festa de Santo Antônio em Cruz do Caboclo, zona rural. timbaubense. 
----------
Imagens enviadas por Ana Glória.

*****

Um comentário:

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>
E-mail enviado por Ana Glória Araújo
>>>>>>>>>>

Poeta Daslan:
Esse resgate dos festejos marianos e juninos da Cruz do Caboclo
se deve ao seu excelente trabalho junto à comunidade.
Parabéns! Todos estão felizes!
Viva Santo Antônio!
Ana Gloria / Recife,PE.