*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 30 de junho de 2018

SESSÃO NOSTALGIA – Tatiana Paula Alves, Miss Brasil Beleza Internacional 1993, enxuta na água e na passarela


Daslan Melo Lima

          Naquela tarde de final de setembro de 1993, diante de um “sebo”, no centro do Recife, a chamada de capa de uma Manchete despertou minha atenção: “Ana Paula Arósio, a mulher mais bonita do Brasil”. Comprei o exemplar apenas para saber mais sobre a modelo, sem imaginar que iria encontrar uma reportagem focalizando a mineira Tatiana Paula Alves, eleita Miss Brasil para o concurso Miss Beleza Internacional 1993.



Tatiana Paula Alves, Miss Brasil Beleza Internacional 1993

          A época era de pouco espaço na mídia para as misses, comparando com os anos  das décadas anteriores, quando O Cruzeiro, Manchete, Mundo Ilustrado e Fatos & Fotos dedicavam várias páginas ao assunto.  
----------

Tatiana, Miss Brasil 93
Enxuta na água e na passarela

Manchete, Ano 42, Nº 2.157, Rio de Janeiro, 07 de agosto de 1993 - Reportagem de José Rodolpho Câmara - Fotos de João Mário Nunes

Ela foi campeã brasileira de natação em 1992 e ainda hoje nada 6 mil metros por dia. Agora, na passarela, a bela Tatiana conquista a faixa de Miss Brasil e resgata, com as colegas, o brilho desta festa típica dos anos 60.


         A época é mesmo de reviver. Depois de dance music, das calças boca-de-sino e do velho Fusca, um outro sucesso do passado volta a ganhar espaço: é o concurso de Miss Brasil – que tanto mobilizou a opinião pública dos anos 50 e 60 – resgatado, no último sábado, em Santa Catarina, quando mais de mil pessoas lotaram o Teatro Centro Integrado de Cultura, para aplaudir a vencedora, Tatiana Paula Alves, de Minas Gerais. Aos 18 anos e com 1,80m de altura, esta mineira de Divinópolis, que é fã de Kevin Costner e estuda arquitetura em Belo Horizonte, representou o Brasil no Campeonato Mundial de Natação de 91, na Suíça, e em 1992 foi campeã brasileira na modalidade, que pratica desde os seis anos de idade.
        Dona de um corpo escultural, Tatiana nada diariamente cerca de 6 mil metros, e jamais havia pensado em ser miss. Entrou no concurso de brincadeira e agora se prepara para a disputa internacional, no Japão, dia 9 de outubro.
      Criado em 1954, quando deu a vitória à inesquecível Martha Rocha, o concurso atravessou fases distintas, que foram do mais alto prestígio à banalização.
        Desta vez, a festa contou com a coordenação geral de Paulo Max – a quem pertence a licença americana para realização do evento no Brasil – e com a apresentação de Marly Bueno, que foi a apresentadora oficial do Maracanãzinho, até 1971.  Vestida de metalúrgica, Tatiana representou o Estado de Minas Gerais entre outras 26 candidatas, diante de um corpo de jurados constituído de 12 personalidades e presidido pela primeira dama de Santa Catarina, Vera Kleinubing. Entre os notáveis do júri, a Miss Mundo de 71, Lúcia Peterlle, e a Miss Universo de 68, Martha Vasconcellos. 

Teatro do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis, 31/07/1993 - Top 5 do Miss Brasil Beleza Internacional 1993 - Da esquerda para a direita: Sábata Manoela Souza de Andrade, Miss Sergipe (segundo lugar); Alessandra Santiago Bonotto, Miss Rio Grande do Sul (terceiro); Mônica Guimarães Ferreira, Miss Paraná; Tatiana Paula Alves, Miss Minas Gerais (primeiro lugar); e Roselaine Ribeiro, Miss Bahia. ***** Direção e Realização: Danilo D´Avila & Paulo Max Produções - Coordenação: Moacir Benvenutti. Evento transmitido ao vivo pela CNT.

     A promoção foi de Danilo D’Ávila e as cinco finalistas – que discursaram sobre seus estados de origem – foram aplaudidas com o mesmo entusiasmo dos anos cinquenta. O segundo lugar coube a Miss Sergipe, Sábata Manoela Souza de Andrade, e o terceiro ficou com a representante do Rio Grande do Sul, Alessandra Santiago Bonotto.
 ----------

        A reportagem da Manchete dava a entender que Tatiana representaria o País no Miss Universo, e não no Miss Beleza Internacional. O Miss Universo tinha sido realizado no dia 21 de maio, no México, tendo a gaúcha Leila Schuster obtido classificação entre as semifinalistas (Top 10). 
      Tatiana Paula Alves não conseguiu se classificar no Miss Internacional (Miss Beleza Internacional). Ela hoje é uma  profissional muito conceituada. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, e fez pós-graduação na área de Energia e Sustentabilidade na mesma instituição. Atua na área de arquitetura no desenvolvimento, coordenação e gestão de projetos corporativos/industriais. Tem experiência em docência pelo Centro Universitário UNA, além de Mestrado em Ciências Técnicas Nucleares e Doutorado em Engenharia Mecânica, ambos pela UFMG. Ainda: Teaching and Learning in High Education (Carga horária de 270h), University of Tampere, UTA, Finlândia. 
----------
Ana Paula Arósio na capa da Manchete, Ano 42, Nº 2.157, Rio de Janeiro, 07 de agosto de 1993.

      Vinte e cinco anos depois, as misses no Brasil continuam sem aquela visibilidade esperada pelos missólogos nas grandes revistas. Ainda bem que a internet, com seus sites especializados e redes sociais, compensa um pouco a lacuna deixada pelas saudosas O Cruzeiro, Manchete, Mundo Ilustrado  e Fatos & Fotos
         Ana Paula Arósio foi digna daquela capa da Manchete, mas em seu lugar a Bloch Editores S.A. poderia ter colocado Tatiana Paula Alves, Miss Brasil Beleza Internacional 1993, enxuta na água e na passarela. Miss para sempre Miss.     

*****

Nenhum comentário: